Como ter mais qualidade de vida na estrada

4 de dezembro de 2020
Como ter mais qualidade de vida na estrada

Em uma recente pesquisa, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) trouxe dados preocupantes em relação à saúde dos motoristas e o número dos acidentes nas estradas. Segundo a Abramet, grande parte das ocorrências está ligada direta ou indiretamente na qualidade de vida dos condutores, principalmente caminhoneiros.

O estudo aponta, após análises preliminares, que muitos acidentes eram consequências de sonolência do motorista, , má digestão, mal súbito e ingestão de álcool. Informações alarmantes, que mostram o quanto muitos caminhoneiros ainda são negligentes em algo fundamental: a qualidade de vida.

Por mais que alguns tentem negar, esse fator está ligado diretamente à produtividade e à segurança no dia a dia.

Pensando nisso, preparamos este artigo para discutir a importância dos cuidados com a saúde do caminhoneiro e apresentar dicas de como melhorar a qualidade de vida.

Boa leitura!

Os cuidados com a saúde são fundamentais para o caminhoneiro

Por mais que cuidar da saúde seja uma ação óbvia, a verdade é que nem sempre seguimos a melhor rotina para o nosso corpo. No fundo, há a ideia de que não se trata de algo tão urgente e pode ficar para depois.

No entanto, o estudo da Abramet mostra que esse tipo de pensamento está completamente equivocado. Ao não cuidar da saúde, o caminhoneiro, de fato, está colocando a própria vida e a dos demais motoristas em risco.

Problemas que parecem simples e corriqueiros, como estresse, fadiga e cansaço, se relacionam com 76% dos acidentes registrados no período de estudo da Abramet. Um número muito alto para ser ignorado.

Não se trata de vaidade ou questão estética. Para um motorista que trafega dentro de uma máquina extremamente poderosa, cuidar da saúde é uma forma inteligente de garantir sempre o próximo frete.

Dicas para melhorar a qualidade de vida

Embora os dados apresentados sejam preocupantes, a boa notícia é que, quando se trata de cuidados com a saúde, é sempre possível melhorar. Por isso, confira as nossas dicas de como manter uma boa qualidade de vida na estrada.

Mantenha as avaliações médicas em dia

Antes de qualquer coisa, você precisa saber como está a sua condição física, e somente um profissional da saúde pode fazer isso da maneira correta. Por isso, não pense duas vezes para realizar um check-up e conferir as avaliações médicas.

Pratique exercícios regularmente

Praticar exercícios é excelente para evitar males como o estresse e a fadiga. E o caminhoneiro não tem nem a desculpa de que não tem tempo para frequentar a academia, pois muitas atividades podem ser feitas ao redor do veículo ou até mesmo sentado.

Exercícios físicos não se limitam ao levantamento de peso, você pode manter uma rotina mais saudável com os seguintes movimentos:

  • Movimento dos dedos e mãos coloque os dedos no volante e mova a mão lentamente para baixo, esticando-a completamente;
  • Aquecimento dos ombros levante os ombros e empurre-os para dentro com força, mantendo a posição por alguns segundos;
  • Corrida parada fora do caminhão, faça o movimento de corrida tradicional, mas parado no mesmo lugar.

Mantenha a postura correta

Uma postura incorreta, além de contribuir para a sonolência, dificulta a ação do motorista em momentos de emergência, diminuindo os reflexos e o tempo de reação. E por mais que seja tentador sentar “de qualquer jeito” na poltrona, com ações simples você consegue manter a postura durante o trabalho, por exemplo:

  • deixe as pernas ao alcance dos pedais de maneira confortável;
  • permaneça com as costas em contato com a poltrona;
  • mantenha os braços sempre flexionados.

Cuide da sua alimentação

Muitos médicos costumam dizer que o “nosso corpo é o que nós ingerimos”. Ou seja, uma boa qualidade de vida é resultado direto da sua alimentação. Mas, infelizmente, este é um dos pontos que o caminhoneiro não costuma dar a devida atenção.

Claro, quando você fica dependente das opções de refeições na estrada, não é tão simples manter uma alimentação mais saudável.

Por isso, o melhor caminho é contar com um equipamento refrigerador dentro do seu caminhão, como uma geladeira automotiva, armazenando alimentos que ajudem você a seguir uma dieta balanceada e condizente com o seu corpo. De qualquer forma, não deixe faltar no seu cardápio diário:

  • ovos e carne magra;
  • frutas e verduras;
  • sementes;
  • água.

Enfim, tenha em mente que a sua saúde é muito importante para a sua produtividade. E, como vimos, é possível manter uma boa qualidade de vida sem precisar fazer malabarismos ou seguir rotinas fora da sua realidade. Então, analise as dicas apresentadas e comece agora mesmo a cuidar da saúde.

Gostou das dicas? Continue no nosso blog e descubra os impactos da fadiga na vida do caminhoneiro.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário