Coronavírus X Estrada: como se prevenir do coronavírus enquanto viaja

5 de janeiro de 2020
Coronavírus X Estrada: como se prevenir do coronavírus enquanto viaja

Trabalhar na estrada no Brasil significa levar, de um lado a outro do país, os suprimentos e  produtos necessários para grande parte da população. Em um momento importante para a saúde de todos, é importante destacar o papel do transporte para a chegada de itens básicos e medicamentos a diversas cidades do país.

Assim como a chegada do Coronavírus (COVID-19) ao Brasil trouxe algumas adaptações na rotina e nos cuidados básicos de saúde, na estrada não é diferente. Desde a higiene, a alimentação e até o contato com outras pessoas e estabelecimentos, alguns hábitos precisam ser adicionados no dia a dia.

O que é o Coronavírus?

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus, que nunca havia sido identificado em humanos, até o dia 31 de dezembro do ano passado, com o primeiro caso registrado em Wuhan, na China. No organismo, o vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre, catarro e, em casos mais graves, dificuldades para respirar.

Desde a descoberta dos primeiros casos, na virada do ano, o vírus se espalhou rapidamente para diversos países da Ásia, Europa, América do Norte e também na América do Sul, sendo caracterizado pela Organização Mundial da Saúde como uma “pandemia”.

No Brasil, o crescimento dos casos gerou um forte impacto no estilo de vida das pessoas e levou o governo a adotar medidas e restrições em diversos estados do país.

Como o vírus é transmitido?

A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza.

Em geral, as principais formas de contágio são:

  • Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;
  • Por contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosas do olho, nariz e boca;
  • Por meio do contato de superfícies contaminadas, quando essas gotículas com o vírus ficam depositadas em locais como um corrimão ou uma maçaneta, e depois entram em contato com mucosas do olho, nariz e boca.

Quais as recomendações do Ministério da Saúde?

Higienizar as mãos com frequência e limpar superfícies, como mesas, bancos e maçanetas, são as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus. Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar os olhos, nariz e boca. Além disso, é preciso limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Lavar as mãos retira o vírus da superfície do corpo e evita que, ao se coçar, por exemplo, ele entre em mucosas – como olhos, boca e nariz –, o que causa a infecção.

Como se prevenir na estrada?

Seguindo essas recomendações, você pode aplicar alguns cuidados simples na sua rotina na estrada:

  • Procure manter a cabine com os vidros abertos para o ar circular melhor
  • Ao trocar de caminhão com um colega, busque desinfetar as superfícies (volante, maçanetas, câmbio, bancos, etc) com álcool
  • Beba bastante água e prefira alimentos saudáveis: segundo a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), alguns alimentos, como laranja, limão, couve, alho, acerola, gengibre e cenoura ajudam a aumentar a imunidade.
  • Prefira preparar a própria comida e conhecer a procedência dos alimentos
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal (talheres, toalhas, etc)
  • Evite sair do caminhão sem necessidade
  • Lave sempre as mãos ao sair de estabelecimentos ou clientes e voltar ao veículo
  • Evite o contato com outras pessoas e aglomerações
  • Evite o contato direto, com proximidade e cumprimentos, a colegas de profissão nas horas de descanso

Diversos postos de gasolina e locais de parada estão oferecendo sabão, papel e álcool em gel para quem está na estrada de forma acessível e com preço acessível, para atender as necessidades de todos neste momento.

O que fazer se apresentar sintomas?

Se perceber algum sintoma (tosse, dor de garganta, febre ou sensação de falta de ar) ligue para o 136, do portal de informações do Ministério da Saúde.

Ao suspeitar da doença, pare suas atividades assim que possível. Lembre-se que os sintomas nem sempre são claros e mantenha o cuidado, principalmente por estar em frequente contato com diversas regiões e pessoas.

Apesar do vírus representar riscos e se espalhar de forma rápida, com os cuidados adequados é possível vencê-lo. Vamos sair dessa juntos.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário