Estoque de peças automotivas

2 de junho de 2022
Estoque de peças automotivas

Saiba tudo sobre a gestão de estoque de peças automotivas

Do controle financeiro até as vendas, uma boa gestão de estoque de peças automotivas pode influenciar todo o negócio, seja uma loja de autopeças, uma revenda ou outro comércio.

E a verdade é que não importa o tamanho da sua empresa: esse tipo de controle permite que nunca falte e nem sobre produtos, o que poderia representar custos a mais ou dinheiro parado.

O que é a gestão de estoque de peças automotivas

Vamos começar com a definição do termo. Isso é importante porque por mais que o assunto seja de conhecimento de todo lojista e gestor, nem sempre o conceito é bem explicado.

A gestão de estoque pode ser vista como aquele processo que garante ao ambiente um melhor planejamento e controle dos produtos que estão ali.

O conceito gira em torno de um objetivo: manter as informações atualizadas sobre o que se tem de materiais, produtos, itens e outros suprimentos na empresa.

Com o controle de estoque controla-se também os custos com as compras e as revendas de produtos. A ideia é que o estoque faça a loja girar, a partir da entrada e saída dos materiais.

Somente com esse tipo de estratégia interna é possível saber se existem produtos parados ali por muito tempo, entender os que possuem melhor preço médio, ver como agregar valor a determinados serviços e muito mais.

Qual a importância da gestão de estoque em autopeças

Depois dessa definição, é possível notar que essa gestão possui impactos em várias áreas, como nas finanças, na parte fiscal, no comercial e outras. Até a logística da entrega sobre as consequências do estoque. 

Por isso, o ideal é que se tenha uma gestão otimizada do estoque.

Isso quer dizer que ter o produto certo na hora certa pode significar uma venda ou mais vendas. É a partir desses resultados positivos que os gestores poderão chegar nas melhores oportunidades de negociação, da redução de custos e do aumento do lucro.

Um fato muito interessante que também ajuda a entender a importância desse tema é sobre a avaliação de peças obsoletas. Ou seja, são aquelas peças que se tornam ultrapassadas. Logo, é um risco para o revendedor.

O que indica que optar por produtos modernos, essenciais para o dia a dia das pessoas e que nunca saem do mercado é uma ideia mais assertiva. 

No fim do texto, vamos falar um pouco mais sobre as geladeiras automotivas Elber e você vai entender melhor sobre isso.

Então, dada a importância do assunto, vem a dúvida: como fazer a gestão de estoque em autopeças?

Como fazer uma boa gestão de estoque de peças automotivas

Atualmente, a tecnologia passou a permitir muitas novidades e facilidades para esse tipo de trabalho. Porém, em um primeiro momento, o que queremos trazer é o conceito dessa atividade, que passa pela estruturação dos processos internos.

A categorização dos produtos

Um dos pontos mais importantes é sobre categorizar os produtos automotivos. A partir da descrição deles dá para fazer a separação e organização no estoque, o que é importante na hora de realizar a venda, por exemplo.

O registro em tempo real

O segundo ponto é sobre fazer o registro de cada transação em tempo real. Nessa hora, seja com planilhas ou aplicativos, o mais importante é que se tenha disciplina para manter a atividade sempre atualizada e evitar problemas com o fisco e os clientes.

A automatização de tarefas

Aqui, a nossa ideia é mencionar a automatização não no sentido da tecnologia (ainda). Mas, sim, pensando em agilizar os processos internos. Logo, tudo o que pode ser feito automaticamente e com mais precisão será mais vantajoso e menos trabalhoso.

A periodização dos inventários

O fato é que nenhum gestor gosta de fazer inventários. Porém, quando se considera os produtos automotivos, isso se torna ainda mais imprescindível. Afinal, é assim que se faz uma varredura do inventário, assegurando os dados de modo confiável.

O planejamento das novas compras

Esse ponto também é importante. Lembra que comentamos sobre não ter produtos de mais e nem de menos no seu estoque? Pois é: esse resultado só é obtido a partir do momento em que se faz compras conscientes, isto é, programadas. Leia mais no próximo tópico.

Como comprar peças automotivas para a revenda

Em se tratando de gestão, também vale a pena considerar que as compras assertivas fazem parte desse sucesso no estoque de toda empresa de peças automotivas. Então, vale a pena se perguntar: o que revender? Afinal, não basta a gestão ser boa, se o produto não é.

As informações do fabricante

Uma boa dica é se atentar ao fabricante do produto que você quer ter na sua loja. Isso pode dizer muito sobre uma entrega mais rápida, assistências técnicas e outras questões relacionadas à confiabilidade de se fazer acordo com tais fabricantes.

A qualidade do produto

Agora, vem aquela questão do custo-benefício. Atualmente, todo motorista pensa nessa relação na hora de comprar peças. Do mesmo modo que o cliente não quer usar uma peça ruim no seu automóvel, o vendedor também não quer ter dor de cabeça com isso, certo?

As quantidades de cada produto

Por último, vale a pena considerar também a chance de comprar em maiores quantidades. Assim, com um estoque ativo, será possível pensar em promoções, campanhas e até mesmo diferenciais, como o da entrega imediata.

Os principais métodos da gestão de estoque para autopeças

Com essas dicas que trouxemos acima, a gente pode considerar que fazer a gestão de estoque não é uma tarefa tão complicada. No entanto, para que cada etapa seja feita de maneira eficaz, várias metodologias foram criadas. E nós vamos apresentar algumas delas.

Curva ABC

É um dos métodos de estoque que traz uma relação direta com a área de vendas. O objetivo é direcionar o planejamento para as compras focadas no valor financeiro de cada produto. Ela usa o princípio de Pareto como base e é conhecida também como Lei 80/20.

PEPS

O método PEPS é muito conhecido como “os primeiros a entrar devem ser os primeiros a sair”, referenciado as peças do estoque. Assim, a ideia é que não fiquem produtos antigos parados no estoque, apenas os mais recentes, girando o ciclo em cada nova compra.

Custo Médio

Existe também o método do custo médio, que pode ser aplicado na gestão de estoque. Nesse caso, a cada nova compra que é feita existe uma média de custos. E o preço final das mercadorias é definido com esse cálculo do que foi comprado antes com a compra atual.

O que o Sebrae diz sobre a gestão de estoque

O Sebrae tem um documento que traz algumas informações valiosas sobre a gestão do estoque e a importância dela para as empresas. Por exemplo, menciona sobre o giro de estoque, mostrando que esse é um dos indicadores mais relevantes para essa área.

Assim, a velocidade do giro de estoque vai depender da compra, da organização do estoque, da exposição dos produtos, das promoções, do atendimento e da venda. E para que esse ciclo se feche vem dicas sobre como conhecer mais clientes, como se planejar, etc.

O documento do Sebrae está disponível aqui.

Por que revender as geladeiras automotivas Elber

Em alguma parte do conteúdo, a gente mencionou sobre os produtos ou materiais obsoletos. Você se lembra? Então, para quem tem uma loja de peças automotivas, isso é muito importante de ser avaliado porque pode representar prejuízo para o negócio.

Os nossos produtos, sendo as geladeiras automotivas Elber, representam o oposto do que é obsoleto. Isso porque os nossos modelos se atualizaram e se modernizaram.

As primeiras geladeiras automotivas vieram antes da década de 1990 e hoje nós somos mais do que pioneira no assunto, somos a marca mais lembrada quando se fala em geladeira para caminhões, por exemplo.

O resultado do trabalho é uma marca confiável, de muita tradição, com assistência técnica em todo o país e produtos que possuem 2 anos de garantia. Esse é o tipo de produto que vale a pena ter no seu negócio, não acha?

Para saber mais sobre como revender as nossas geladeiras automotivas, clique aqui.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário