Os impactos da fadiga e como ficar acordado

20 de outubro de 2020
Os impactos da fadiga e como ficar acordado

Um bom caminhoneiro sabe o quanto operações de transportes de cargas podem ser exigentes em termos físicos. Por essa razão, é normal que muitos profissionais apresentem fadiga muscular e mental durante suas rotinas, o que acaba prejudicando o rendimento diário.

Uma das principais dificuldades de um motorista de caminhão acometido pela fadiga é manter-se acordado durante as viagens. E não estamos falando do momento de descanso, período propício para isso, mas sim do horário em que o profissional precisa ser produtivo.

Mas e você, será que está sofrendo com a fadiga? Como evitá-la? Como se manter acordado durante horário de trabalho? Para entender mais sobre essas e outras questões, continue lendo e confira o nosso artigo completo.

Boa leitura!

O que é a fadiga e quais os sintomas?

A fadiga é o nome que se dá ao conjunto de sintomas relacionados ao desgaste físico, como falta de energia e cansaço. É uma doença muito comum na sociedade moderna, onde as pessoas acabam tendo rotinas puxadas e levando seus corpos ao extremo.

No caminhoneiro, especificamente, a fadiga pode aparecer em razão da repetição de práticas pouco recomendadas, por exemplo:

  • rotina excessiva por longas horas;
  • trabalho em horários noturnos;
  • horas de trabalho irregulares;
  • poucas horas de sono.

Sintomas

Os sintomas podem variar de acordo com a rotina da pessoa e em razão de problemas anteriores. Mas, em geral, o caminhoneiro deve ficar alerta a esses sinais:

  • olhos pesados ou dor de cabeça;
  • saídas constantes da pista;
  • bocejos seguidos;
  • cãibras e rigidez.

Ainda que pareça algo simples, se não combatida, a fadiga pode resultar em perdas econômicas para o caminhoneiro e em males maiores para a sua saúde, tais como:

  • ansiedade excessiva;
  • depressão;
  • estresse.

Como evitar a fadiga?

A boa notícia é que você pode evitar a fadiga mudando alguns hábitos. Como explicado, a doença surge a partir da repetição de práticas não recomendáveis. Quer evitar a fadiga? Então:

  • não faça uso de entorpecentes ou bebidas energéticas – essas substâncias trazem uma falsa sensação de energia, mas acabam resultando em mais prejuízo para a saúde do motorista;
  • evite comer demais antes de dirigir – refeições pesadas aumentam o nível de açúcar no sangue, mas depois de alguns minutos ou horas, quando o açúcar diminui, aumenta o risco de sonolência;
  • beba água regularmente – a fadiga acontece pelo desgaste corporal, por isso é importante se manter hidratado durante o trabalho.

Como ficar acordado durante as viagens?

Uma das consequências da fadiga é a sonolência prolongada – você boceja frequentemente até cair no sono, muitas vezes sem perceber. Porém, para o caminhoneiro, em algumas situações, mesmo não acometido por esse mal, pode ser difícil ficar acordado durante o trabalho.

O fato é que durante uma viagem longa o motorista passa por estradas extensas e praticamente vazias. Esse é um cenário perigoso, pois caso não fique alerta, há grande risco de o condutor pegar no sono sem perceber. E nem precisa ser um grande cochilo, uma piscada mais demorada é o suficiente para causar algum contratempo.

Mas, então, como não cair em armadilhas e ficar acordado durante o trabalho? Confira algumas dicas.

Utilize corretamente o seu período de descanso

A última reforma trabalhista foi taxativa em relação à obrigatoriedade de intervalo do caminhoneiro durante uma longa viagem. Faça valer o seu direito. Utilize corretamente os intervalos para relaxar o corpo e a mente.

Fazendo isso, você conseguirá ficar acordado durante o período produtivo e deixará a sua viagem mais segura e tranquila.

Evite contrastes à noite

Estradas à noite podem ser exageradamente escuras, só tendo as luzes das placas ou das pistas como iluminação. Tome cuidado com esse contraste. Fique alerta à sinalização, mas não se deixe “hipnotizar” pela constante mudança de tom.

Não olhe diretamente para as luzes da pista oposta e, se puder, acenda a cabine com uma luz suave.

Ligue o rádio

Quanto mais silencioso o ambiente, maior o risco de sonolência e mais difícil ficar acordado. Infelizmente, em uma estrada longa e deserta, não há como fugir disso, pois os barulhos são raríssimos.

A melhor dica então é ligar o rádio ou o aparelho de som disponível e ouvir algumas músicas. Claro, você deve fazer isso com cautela. A música é uma forma de lhe manter acordado, mas não se distraia ou tire os olhos da estrada.

Não coma muito

Lembra-se da dica de como evitar a fadiga? Ela também é pertinente aqui, pelas mesmas razões. Ao comer de forma exagerada, você aumenta os riscos de sonolência. É preciso se alimentar de maneira adequada, mantendo o equilíbrio do corpo.

O ideal é contar com um equipamento que lhe permita levar o próprio alimento durante as viagens, como uma geladeira veicular, por exemplo. Assim, você pode fazer uma alimentação leve de 3 em 3 horas e evitar a fadiga.

Enfim, por mais que a profissão do caminhoneiro seja desgastante em muitos momentos, é possível seguir uma rotina saudável e evitar doenças como a fadiga. O importante é não se descuidar das boas práticas e manter uma alimentação balanceada. Então, analise as dicas apresentadas e acabe com a dificuldade em se manter acordado no seu horário produtivo.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário