Por que lojas e vendedores devem usar as redes sociais?

28 de maio de 2022
Por que lojas e vendedores devem usar as redes sociais?

O jeito de comprar mudou, consequentemente a maneira de vender também. Hoje o cliente não procura apenas boas promoções, mas sim experiências, confiança e qualidade.

O processo de decisão de compra acontece muito rápido com o acesso a internet. E para alcançar seus objetivos é preciso se atualizar com essas novas demandas. 

Mas afinal, porque eu devo investir nesses canais?

Continue a leitura e entenda! 

 

Um novo mundo nos negócios

É preciso entender que com a alta concorrência entre empresas, microempreendedores, lojas e outros negócios, a transformação, inovação e mudanças são constantes. Quando isso acontece, todos os processos de marketing e vendas são reavaliados para que seja inserida a opção mais interessante, tanto para a empresa quanto para o cliente. 

Por exemplo, atualmente existem inúmeras plataformas e é interessante avaliar esses canais de comunicação e conteúdo para ver em quais o seu público-alvo está e faz sentido você estar também. O ponto a ser lembrado é usar a tecnologia e as redes como suas aliadas para conquistar o sucesso. Algumas opções são:

  • WhatsApp – canal aberto para comunicação direta com o cliente, também permitindo uma lista de transmissão caso queira enviar novidades para o maior número de pessoas;
  • Google Meu Negócio – indispensável para ser encontrado no Google, inclusive em uma pesquisa rápida do seu cliente no Google Maps como “loja de acessórios de caminhão mais próxima”. Quanto mais completo e com horários atualizados, mais chances de sua loja ser encontrada. 
  • Facebook – ótima plataforma para os clientes que já estão acostumados com a rede, como também para fazer anúncios específicos para a região e público da sua loja;
  • Instagram – uma das plataformas mais utilizadas atualmente, possibilita criar um relacionamento direto com o cliente, mostrando os bastidores da loja;
  • Linkedin – uma ótima rede para quem gosta de trazer assuntos sobre negócios e também um ótimo espaço de interação das empresas com os funcionários;
  • Telegram – canal aberto alternativo para o WhatsApp, com funções semelhantes, porém existem alguns atrativos diferenciados;
  • TikTok – dependendo do seu público, essa é uma das redes mais recentes e visualizadas no mundo, então vale a pena conferir;
  • Outras redes – YouTube, Twitter, Pinterest, etc.

 

Criadores de conteúdo 

Com tantas informações instantâneas, como é possível trazer algo relevante sobre a sua loja? 

Os consumidores não irão se engajar se não tiver algo que eles se identificam para acompanhar, por isso, a criação de conteúdos é extremamente importante. O primeiro passo é fazer um reconhecimento do perfil de clientes. 

Mas após descobrir o perfil do cliente, o que fazer? 

Por exemplo, uma loja que vende produtos para trilhas e viagens offroad tem como princípio a aventura, natureza e liberdade, aplicando isso nas redes sociais é possível trazer desde dicas do que levar para esses ambientes, passar informações do próprio produto e como aplicar, ou até mesmo trazer lugares interessantes para conhecer. 

É um mundo de possibilidades e a partir do momento que se entende isso, o sucesso é garantido. E não precisa se preocupar em elaborar conteúdos complexos caso a sua realidade não permita isso, comece pelo básico, mostra o dia a dia da sua loja, quando realiza uma venda, uma instalação, ou até mesmo, quando chega um produto novo. 

 

Interação cliente/vendedor 

Um dos vínculos mais importantes na hora da compra é o cliente/vendedor. Quem nunca foi a uma loja e acabou levando o produto em grande parte por causa do atendimento?

O poder hoje está nas mãos do seu cliente, por isso é necessário que você entenda as necessidades dele, busque soluções para o problema e entregue experiências únicas. Algumas atitudes são essenciais, como: 

  1. Faça sua agenda de contatos – o vendedor precisa ter seus contatos para mostrar os conteúdos. Por isso, criar formulários digitais, fichas de cadastro físicas ou apenas anotar o contato do cliente é muito importante. Mas entenda, que normalmente é necessário oferecer alguma vantagem, algo em troca, para o cliente fornecer os dados. 
  2. Traga novidades – para cativar é preciso trazer algum atrativo, seja as novidades da sua loja ou promoções. Invista em trazer pontos favoráveis da sua loja, como sorteios, brindes, promoções e os produtos mais atuais. O cliente coloca na balança as novidades e os benefícios que uma loja apresenta e outra não.
  3. Mostre-se presente – converse com o consumidor não apenas na hora da venda, mostre-se interessado no pós-venda, em saber como está a experiência com o produto. É papel do vendedor manter a conversa, mas, para que isso aconteça é interessante ter algumas perguntas casuais e pré-definidas. 
  4. Traga o dia a dia da sua loja – mostre os serviços que oferecem, as novidades de produtos, como está o movimento na loja, tudo isso engaja as redes e motiva os clientes a acompanharem. O sentimento de pertencimento é extremamente importante na criação desse vínculo entre vendedor/consumidor. Incentive o vendedor a usar também suas redes sociais para compartilhar conteúdo relevante para a loja. 
  5. Coloque o seu produto em prática – um dos requisitos que a maioria dos consumidores procuram é a prova social de que o produto realmente é bom e vale a pena investir. Eles querem saber da experiência de outras pessoas e se identificarem com elas. Um cliente leva em consideração a versão de outro cliente. 
  6. Aperfeiçoamento constante – por último, aproveite esse relacionamento para o aperfeiçoamento das atividades e serviços oferecidos. Buscar trazer sempre o melhor para seu consumidor e consequentemente para seu time e negócio, estabelecendo sua credibilidade. 

Em resumo, a maneira como as trocas comerciais acontecem mudaram, analisar esse processo tornará a sua empresa ainda mais eficiente e completa. Gostou desse artigo? Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos nossos conteúdos! 

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