9 Dicas de como manter seu vendedor engajado

10 de setembro de 2021
9 Dicas de como manter seu vendedor engajado

O principal intuito de uma empresa, loja ou qualquer estabelecimento de vendas é o sucesso coletivo. Um cliente satisfeito, um colaborador engajado e um líder incentivador fazem toda a diferença. 

No Brasil apenas 18% dos trabalhadores são engajados em suas funções, segundo um estudo realizado pela ADP Research Institute. Com base nesse percentual, o objetivo desse artigo é trazer dicas para manter o seu colaborador envolvido nas conquistas da sua empresa. Vamos às dicas? 

Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

9 dicas essenciais para engajar sua equipe 

Motivação

Entenda a motivação de seu colaborador, o porquê de estar na sua empresa. Deixe claro o propósito da empresa existir e os valores que você traz para o seu estabelecimento. Não apenas a meta financeira que está relacionada ao resultado da loja de acessórios, mas sempre reforce os benefícios que o negócio traz a vida dos clientes e colaboradores. Assim, o seu vendedor estará de acordo não apenas com a mesma meta que você, como também irá se sentir conectado com a cultura da loja. 

Espaço de trabalho 

Após entender as motivações, apresente um espaço físico de qualidade para o seu funcionário. Um ambiente que traga um sentimento agradável, que possua espaços dinâmicos, com iluminação apropriada e limpo. Dependendo do setor você pode proporcionar música ambiente, espaços de descontração, entre outras medidas. 

Estipule tempos de pausas, isso mostra sua preocupação com seu colaborador e também aumenta sua produtividade, a partir do momento que estão com a mente descansada. É importante para o vendedor perceber que a empresa se importa com os pontos que ele valoriza, como a sua saúde.

Organização

A organização é essencial para alcançar o sucesso de sua equipe. Uma empresa desorganizada pode desmotivar seus funcionários. Desenvolva planejamentos específicos, estipule metas e prazos, tenha quadros de atividades, traga cronogramas atualizados e incentive seu colaborador a fazer o mesmo, desde sua mesa à suas atribuições.

Não só a organização da rotina e dos processos são importantes, o espaço físico também deve permanecer organizado para aumentar a produtividade e evitar distrações. Pense sobre a implementação de um programa 5s na sua loja, caso ainda não possua. Essa ferramenta é muita utilizada nas indústrias e pode ajudar na padronização e arrumação do ambiente da sua loja de acessórios, tanto no escritório quanto no ponto de venda e estoque, otimizando os resultados. 

Feedbacks 

A cultura de feedbacks tem se mostrado uma das mais eficientes para o local de trabalho. Um trabalhador que sabe como está sendo seu funcionamento irá entender os pontos que necessitam aperfeiçoamento, como também vai ser reconhecido por um trabalho bem feito. 

A comunicação entre você e seu vendedor precisa acontecer, assim os dois terão espaço de fala, evolução e poderão melhorar de forma construtiva. Dialogue!

Mantenha conversas um a um periodicamente com seus vendedores, traga exemplos de pontos que precisam ser melhorados e construam juntos propostas de melhoria. Não deixe para depois, mesmo que seja uma conversa que você não se sinta tão confortável. Além disso, toda boa ação deve ser reconhecida. E não precisa de cerimônia, basta elogiar a cada boa ação. 

Bonificação 

Além do salário, entenda se você está valorizando o serviço de seu funcionário, busque avaliar a possibilidade de um aumento ou traga benefícios para a sua equipe. Ofereça vales como alimentação, transporte, ou de alguma forma realize parcerias com comércios locais e assim conseguir proporcionar um desconto para seus colaboradores, como academias, cinemas, livrarias e outros. 

Mas claro, tudo isso precisa ser avaliado conforme o orçamento de sua loja e seu funcionário irá entender suas limitações, se houver um diálogo entre as equipes. Os benefícios não necessariamente precisam ser retornos financeiros, você pode oferecer uma flexibilização no horário de trabalho, um refeitório ou cozinha equipados, entre outras ações que tornem o trabalho mais agradável. Essas vantagens que a sua loja oferece também devem ser valorizadas e apresentadas como benefício. 

Campanhas de incentivo 

Realize campanhas dentro de sua empresa para estimular suas vendas, seus colaboradores irão investir em se aperfeiçoar motivados pela premiação. Por exemplo, faça sorteios de brindes conforme determinadas metas forem cumpridas, não precisam ser elementos muito caros, comece com o que conseguir, mas comece! 

Traga a oportunidades de passeios, viagens, ou até mesmo um dia de folga, não necessariamente precisa ser um prêmio físico. Incentive seu vendedor! Muitos dos seus fornecedores também realizam campanhas de incentivo para os seus clientes e, infelizmente, ás vezes somente a gerência tem conhecimento. Quando tiver alguma oportunidade assim, não deixe de envolver toda a sua equipe. 

Treine sempre

Nunca deixe de disponibilizar crescimento pessoal e profissional para seus funcionários. Mostre cursos, ofereça palestras, convenções, tudo que possa agregar a ele ou a sua empresa. Aprendizado nunca é demais!

Você e seu time precisam estar sempre atualizados, tudo está cada vez mais rápido e efêmero. Não perca tempo e qualifique seus trabalhadores! E não se preocupe, muitos treinamentos e conteúdos relevantes são disponibilizados de forma gratuita, quando encontrar algo interessante, não deixe de compartilhar. 

Peça opinião 

Não esqueça que sua equipe é parte de sua empresa, nada se faz sozinho. Peça a opinião de seus vendedores, mostre que você quer saber o que eles pensam, se possuem algum posicionamento ou se querem trazer alguma novidade. Mostre interesse e coloque em prática ideias de outras pessoas.

E para isso, proporcione um espaço dinâmico e integrado para que possam expor seus pontos de vista. Uma ideia interessante é disponibilizar um quadro para que colem post-its coloridos com ideias e sugestões.

Apresente números 

Apresentar dados sobre o seu negócio pode ajudar muito no rendimento final da empresa. Deixar seu funcionário sem saber o que está acontecendo ou se o desempenho da equipe está bom é um erro. Avise que estão chegando nas metas ou se precisam se esforçar um pouco mais em algum setor, traga essas informações, não os deixe no escuro!

Quando os funcionários ficam no escuro, sem um discurso claro da liderança, as conversas continuam pelos corredores e abre-se oportunidade para imaginação. O pior vilão nesse caso, é o medo do desconhecido. Não deixe o sentimento de insegurança tomar conta da equipe.

E não esqueça, mostre que o ganho da loja é também o ganho do seu vendedor, pois é com a união de todos que acontece o crescimento. 

Enfim, você já havia aplicado alguma dessas dicas? Esperamos que após esse conteúdo você tenha ainda mais sucesso em suas vendas e possa evoluir junto com sua equipe. Lembre-se de analisar seu negócio e como você pode encaixar essas e outras medidas para alcançar os objetivos esperados. 

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