Transporte de leite: como realizar de forma segura

16 de setembro de 2021
Transporte de leite: como realizar de forma segura

O transporte seguro de alimentos é um assunto em evidência nos últimos anos, principalmente o cuidado com contaminações e problemas com a perda da carga transportada. E o leite não sai dessas preocupações, ao passar por um processo longo e de muitos cuidados, a coleta e transporte precisam ser feitos com atenção e seguindo as normas exigidas nas instruções como a IN 76 ou IN 77.  

As instruções normativas relacionadas a esse tema são muitas, mas vamos evidenciar algumas mais pertinentes com esse cenário. 

Instrução Normativa 76 (IN 76):

Iniciando pela IN 76, a qual trata das características e da qualidade do produto na indústria, conseguimos analisar algumas exigências sobre o armazenamento e transporte do leite, como no Art. 3° a refrigeração do leite e o seu transporte até o estabelecimento devem ser observados os seguintes limites máximos de temperatura:

I – recebimento do leite no estabelecimento: 7,0°C (sete graus Celsius), admitindo-se, excepcionalmente, o recebimento até 9,0°C (nove graus Celsius);

II – conservação e expedição do leite no posto de refrigeração: 4,0°C (quatro graus Celsius); e

III – conservação do leite na usina de beneficiamento ou fábrica de laticínios antes da pasteurização: 4,0°C (quatro graus Celsius).

Essas e outras normas podem ser analisadas na IN 76. 

Instrução Normativa 77 (IN 77):

Já a IN 77, define critérios rigorosos para obter o leite mais seguro e de melhor qualidade, por exemplo: 

Art. 9º As boas práticas agropecuárias implementadas na execução do plano de qualificação de fornecedores de leite devem contemplar no mínimo:

I – manejo sanitário;

II – manejo alimentar e armazenamento de alimentos;

III – qualidade da água;

IV – refrigeração e estocagem do leite;

V – higiene pessoal e saúde dos trabalhadores;

VI – higiene de superfícies, equipamentos e instalações;

VII – controle integrado de pragas;

VIII – capacitação dos trabalhadores;

Outros pontos são encontrados no Art.9, mas além desse, outros artigos trazem a complexidade da indústria do leite. 

Após analisar a parte legal, você precisa entender e conhecer os próximos passos para um serviço excelente. 

Quais são os primeiros passos para o motorista de amostras de leite? 

Todo processo precisa ser analisado com cuidado e ser levada em consideração todas as regras exigidas na lei, como também situações fundamentais, que por muitas vezes são individuais. Vamos aos passos:

– Seja pontual, pois o processo depende do tempo que irá levar para finalizar e entregar o produto, sem que tenha alguma perda.

– Confira se o transporte estará limpo, higienizado e com todos os materiais necessários para realizar a coleta e transporte.

– Entenda que você precisa estar devidamente equipado ao iniciar o trabalho, uniformizado, identificado e sanitizado. Você é grande parte desse processo e precisa estar de acordo com as precauções.

– Tenha em mente que o seu material de trabalho agrega no resultado final, quanto melhor mais retorno você terá. As caixas térmicas não são mais usadas porque não garantem a temperatura controlada e homogênea durante a coleta, e podem ocasionar falhas e perda de produtos, por essa razão, geladeiras específicas podem fazer toda a diferença, tornando o serviço mais seguro, eficiente, autônomo e de qualidade. 

– Verifique a limpeza da sua geladeira, avalie o funcionamento e siga para a coleta.

Seguidos os primeiros passos, como iniciar a coleta do leite?

Ao chegar na propriedade faça sua higienização das mãos e braços e dos seus utensílios, pois entraram em contato com o material. Certifique-se da temperatura do leite, que não pode ser menor do que 4° e nem maior do que 9°.

Feche os frascos corretamente e realize os movimentos de inversão para que o conservante seja dissolvido no leite e crie uma coloração homogênea. Após esses processos, seque os recipientes e coloque adequadamente na sua geladeira ou caixa térmica. 

Finalizando, você estará pronto para um transporte seguro. 

E não esqueça…

Esteja sempre atento ao seu produto, sua higiene e as normas que podem sofrer atualizações. Todo investimento no seu negócio trará rendimentos e qualidade para seus clientes, consequentemente, melhores resultados para você. Para ter sucesso em sua empresa, siga essas dicas e normas que passamos, elas são essenciais no seu dia a dia. 

Gostou deste blog? Conheça a geladeira para transporte de leite 53 litros da Elber que garante controle da temperatura e qualidade das amostras armazenadas. 

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário