A indústria 4.0 presente no Agroleite 2022

7 de outubro de 2022
A indústria 4.0 presente no Agroleite 2022

O Agroleite 2022 aconteceu entre os dias 16 e 20 de agosto. O evento busca mostrar e debater assuntos relacionados às fases da cadeia do leite. Com a participação da Castrolanda, cooperativa do ramo focada em crescimento sustentável e consciente, que busca coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos negócios agrícolas, o Agroleite evidenciou novas tecnologias da Indústria 4.0 e parceiros que estão buscando ir além para aperfeiçoar os processos de produção e transporte do leite.

Indústria 4.0 na cadeia do leite 

As mudanças do setor fazem junção a alguns pontos do novo modelo de indústria, o primeiro a analisar é a robótica avançada estabelecida como primordial para o crescimento das empresas, em qualquer ramo. Hoje, o aumento da automação dos processos das produtoras e transportadoras de leite, com esta tecnologia, traz mais segurança, eficiência e rapidez para o negócio.

Outro ponto importante é permitir a integralização de sistemas e recursos que buscam o crescimento da instituição. Uma empresa funciona a partir da união de elementos que façam a qualidade e produtividade serem ainda maiores. Exemplo disso, foram as tecnologias apresentadas no Agroleite, como caminhões autônomos e refrigeradores automotivos que visam alterar o modo de coleta do leite. Desta forma, um dos principais objetivos da Indústria 4.0 – a conexão de máquinas e sistemas de modo a criar redes inteligentes em toda a cadeia de produção – é estabelecido. 

Quer entender mais sobre as novas tecnologias? Continue a leitura! 

 

Tecnologia permite caminhões autônomos para a coleta de leite no Brasil

Uma das grandes novidades que foi apresentada no evento é a tecnologia de caminhões autônomos específicos para pecuária leiteira. Com a união desta tecnologia Europeia e a Pool Leite (Castrolanda), o produtor consegue realizar um processo ainda mais seguro e rápido. O caminhão chega ao local indicado e realiza a coleta de todas as amostras de leite com medição da temperatura e volume do leite, como também mede a quantidade de gordura e proteína. Tudo isso de forma autônoma.

Além de permitir um processo mais rápido e eficiente, essa tecnologia proporciona uma coleta mais higiênica, pois inibe o fator humano durante o processo, não acarretando em problemas devido ao contato.  

Refrigeração segura e controlada durante a coleta do leite

Outro ponto é a união dos caminhões autônomos com a tecnologia Elber Automotive, na cadeia do leite.  A necessidade do setor para um serviço ainda mais seguro e que seguisse parâmetros ideais, como os de temperatura, durante a coleta e transporte do leite, sempre foi essencial. A junção do equipamento de refrigeração, específico para uso automotivo (12V/24V), com o caminhão autônomo permitiu mais precisão e controle de temperatura, independente das condições externas, de estrada e tempo.  

Por conta disso, a opção utilizada para o avanço da coleta é a geladeira para o transporte de leite, resistente e segura, desenvolvida para ser instalada no chassi do caminhão. Neste caso, foram realizadas adaptações no sistema de refrigeração e automação para adequar perfeitamente a tecnologia alemã que a Pool Leite trouxe, como também sua estrutura, com a abertura de porta para cima. 

Esses ajustes realizados para tornar o projeto único e específico para sua aplicação, não alteraram as características principais do produto. No caso, a resistência das geladeiras para suportarem todo o trajeto feito nas estradas sem asfalto, sem risco de danos por trepidações e inclinações. 

Além disso, contam com sistema interno de ventilação para manter toda a geladeira com a mesma temperatura interna ajustada no termostato. Desta forma, o produto estará entre 4°C a 9°C, com as amostras devidamente posicionadas nas prateleiras, sem risco de erro na conservação. 

A união desta tecnologia de refrigeração no transporte com os caminhões autônomos apresentados pela Castrolanda evidencia ainda mais o percurso avançado que o setor está alcançando. O Agroleite e outros eventos do ramo leiteiro buscam evidenciar todos os anos essas mudanças, tendo em vista que este é um dos maiores mercados do país. 

Acompanhe outros conteúdos imperdíveis em nosso blog, como Transporte de leite: como realizar de forma segura” .

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário