Aprenda a fidelizar os clientes na loja de implementos de um jeito que quase ninguém sabe

10 de agosto de 2022
Aprenda a fidelizar os clientes na loja de implementos de um jeito que quase ninguém sabe

Você que é dono ou representante de uma loja de implementos fica pensando como é que a sua empresa poderia encontrar novos clientes e fidelizar aqueles que são mais antigos. Afinal, esse é um mercado diferente, que lida com clientes diferentes também.

Só que esse conteúdo vai surpreender você por um simples motivo: existe uma técnica de vendas muito antiga e muito usual no mercado consumidor comum que é muito atrativa para lojas de implementos. E quer saber o melhor de tudo? Os seus concorrentes não aplicam.

Então, continue lendo para saber qual é essa técnica, que vai sim, ajudar você nessa difícil missão de fidelizar os clientes ao comprar os seus produtos.

A importância de fidelizar os clientes na loja de implementos

Todo mundo sabe que os implementos rodoviários e para caminhões são indispensáveis hoje em dia. O transporte de cargas só funciona com esse tipo de equipamento. Por isso, as implementadoras são responsáveis por movimentar a economia do nosso país.

Dada essa importância, que muito provavelmente você já sabia, vem uma próxima reflexão: o que a sua loja de implementos faz para conseguir novos clientes e fidelizar os que já estão na sua carteira? Somente vender já não é mais suficiente para isso porque há concorrentes.

E isso nos leva a um único ponto: os diferenciais de mercado que a sua loja oferece. Se em uma rápida análise for possível ver que não existe um ou mais diferenciais, então, chegamos ao ponto importante do texto: vamos mostrar um jeito de ter esse diferencial de mercado.

Os dados sobre a venda de implementos para caminhões

Antes de continuar com a leitura, a gente quer deixar registrado aqui um dado bem atual sobre esse comércio porque indica que há uma forte tendência positiva de vendas. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

Eles dizem que a venda de implementos para caminhões montados sobre chassi registrou alta de 12,4% no primeiro bimestre deste ano e tem motivo: a construção civil. Assim, os modelos basculantes tiveram alta de mais de 36%, por exemplo.

Já as carrocerias para carga seca tiveram acréscimo de 15%. Isso tudo é animador, não é?

Por que oferece acessórios junto com a venda

Vimos sobre a importância de pensar nos clientes e os dados animadores do setor. Agora vamos ao que interessa para esse conteúdo: aquela dica que vamos dar quem tem uma loja de implementos e quer aumentar as vendas. Ou melhor, agregar valor às vendas!

A dica é bem simples: adicionar acessórios na venda do implemento. E se você nunca ouviu falar disso antes, aqui está mais um motivo para começar a pensar nessa estratégia: o mercado ainda não faz a aplicação desse formato, mesmo que ele traga muitos benefícios.

E olha como essa simples mudança na estratégia de venda pode ser o seu diferencial de mercado: a Anfir diz que há mais de 1 mil empresas nacionais produtoras de implementos. No entanto, dá para contar nos dedos aquelas que agregam a venda dos acessórios.

Aliás, são vários os motivos para a sua loja começar a pensar nisso. Por exemplo, o fato de a pessoa ou a empresa que é cliente já sair da sua loja com um acessório instalado no caminhão dele. É ou não um atrativo e tanto para fidelizar o seu cliente?

O consórcio de implementos

O consórcio de implementos rodoviários hoje em dia é uma modalidade de compra programa muito comum no mercado. Isso porque muitos empresários notam no consórcio um modo de investir recursos financeiros de modo pontual e colaborativo para o seu negócio.

Entre as vantagens do consórcio para implementos, a gente pode notar que é um tipo de compra gradual que não tem o acréscimo de juros (apesar de ter taxas administrativas). Sem contar que eles não precisam dar uma entrada para iniciar esse tipo de investimento.

Com isso, a gente chega ao entendimento de que o consórcio de implementos é uma ótima maneira de manter a frota sempre renovada. Isso porque mensalmente são feitos sorteios, onde cada cotista concorre ao valor do crédito.

Dessa forma, com o dinheiro na mão, o cliente passa a ter maior poder de negociação. Ou seja, ele vai poder comprar à vista e em muitos casos agregar valor à sua compra. O exemplo você já deve imaginar: a soma de um acessório, além do implemento.

Qual o melhor acessório para oferecer para o cliente

Para quem leu até aqui, agora, leve em conta qual é o tipo de acessório que pode ser agregado nessa venda de implementos. Você tem alguma ideia? Existem vários deles e isso vai depender muito de quem é o seu cliente, também.

Mas, vamos deixar aqui um exemplo para que todos entendam essa conexão. Se a sua loja de implementos for responsável pela carroceria de um caminhão de transportes, qual seria o valor de bonificar o seu cliente com uma geladeira automotiva?

Esse tipo de acessório também tem tudo a ver com a realidade e a necessidade desse cliente. Sem dúvidas, ela vai gerar o interesse dele. E quando se tem uma fornecedora de qualidade, que permite 2 anos de garantia no seu produto, o sucesso é visível.

Só que vamos deixar esse assunto da escolha do acessório para integrar a sua venda e beneficiar o seu cliente para depois. A ideia deste conteúdo era apenas de te mostrar como dá para ganhar novos clientes e fidelizar aqueles que estão na sua carteira.

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