Passeio de barco: Principais erros de uma navegação imprudente

27 de julho de 2022
Passeio de barco: Principais erros de uma navegação imprudente

O hábito de passear de barco pode ser muito prazeroso e tranquilo quando se segue algumas condutas prudentes. Ao negligenciar essas ações, o que seria um experiência positiva e tranquila, pode virar um pesadelo. Neste artigo, trazemos alguns dos principais erros cometidos durante a navegação. Por isso, fique atento e tome cuidado em sua jornada.

Vamos lá?

 

Ter pouco combustível ou usar ele após muito tempo parado

O cálculo de combustível necessário para a sua viagem deve ser feito com antecedência, para que assim você possa abastecer sem se preocupar em acabar parado no meio do seu passeio. Para realizar essa conta corretamente é preciso saber quantos litros seu barco costuma gastar por milha, conforme o número de tripulantes e peso. 

Outro ponto importante, sempre confira se seu combustível está válido e não esteve parado por muito tempo, isso pode danificar o barco como também estragar o combustível. 

 

Sair sem planejar seu roteiro e checar a previsão do clima

Nunca saia sem planejar todos os detalhes de sua viagem, como o que pretende levar de utensílios, alimentos, bebidas, quantas pessoas vão, a duração do passeio, conferir os itens de segurança. Tudo isso e muitos outros pontos devem ser checados antes de viajar, e claro, não esqueça de conferir a precisão do tempo, pois ela colabora para decidir desde o que levar até quanto tempo ficar no seu passeio.

Hoje, você consegue confirmar essas informações com ainda mais exatidão e frequência pelas tecnologias disponibilizadas e apps para celular. Em nosso blog temos um conteúdo com alguns desses apps que podem te ajudar na sua próxima viagem: “Aplicativos para navegação: melhores apps para sua viagem

Não esqueça, melhor prevenir do que remediar. 

 

Não consultar a carta náutica

Da mesma maneira que conhecemos ou buscamos conhecer os lugares que viajamos de carro, nas áreas náuticas não é diferente, é preciso entender o local que está indo, se possui muitas rochas, se pode ancorar, se irá encontrar trechos curtos ou longos, apertados ou não, e tudo isso é possível achar nas representações cartográficas. 

 

Beber excessivamente ou beber enquanto dirige 

Independentemente se você é um passageiro ou o piloto, bebida em excesso e passeios de barco não combinam. Quem está dirigindo precisa ter consciência que este é um veículo como tantos outros e por isso não pode ser consumido álcool enquanto realiza estas atividades. E claro, quem está apenas aproveitando o passeio precisa ter prudência e não exagerar na bebida, pois pode ocasionar problemas próprios ou para a tripulação inteira. 

 

Desobedecer os limites da embarcação 

Todo barco é desenvolvido para executar suas funções sem nenhum problema, mas claro que o modo de uso de cada um afeta diretamente na sua duração e eficiência, com isso em mente, respeite os limites de sua embarcação, desde o número de passageiros à peso como também suas limitações de uso em áreas e distâncias específicas.

 

Não seguir as manutenções necessárias 

Além de revisar os motores e geradores, é preciso inspecionar os filtros, válvulas do casco, vigias, tanques, mangueiras, instalação elétrica e outros. Sempre cheque, também, possíveis reparos e limpeza necessária. Isso pode parecer trabalhoso mas poupará muitos gastos futuros desnecessários e principalmente irá assegurar você e sua tripulação em uma viagem tranquila.  

 

Ignorar todas as medidas de segurança e itens acima

 O que foi passado neste artigo, como também outras medidas importantes de segurança, precisa ser seguido para que seu momento na embarcação seja prazeroso e harmônico, sem se desgastar com problemas que não precisam acontecer caso tenha se organizado, planejado e certificado. 

E lembre-se, uma das melhores medidas a serem tomadas é o uso do bom senso. Acesse também o nosso artigoSegurança a bordo: como ter uma viagem tranquila com a embarcação”, para auxiliar ainda mais na sua viagem.

 

Esperamos que tenha gostado deste texto. Conheça outros de nossos conteúdos com dicas bem práticas para um passeio de barco incrível, como “Cozinhando a bordo: Dicas de como realizar as refeições no seu barco”.

Até a próxima! 

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário