Aprenda a vencer a concorrência no mercado de postos de combustíveis

25 de abril de 2022
Aprenda a vencer a concorrência no mercado de postos de combustíveis

O mercado de postos de combustíveis é grande e muito competitivo. Entre bandeiras e regras, ficou para trás aquele conceito de “apenas” vender combustível. Atualmente, o que se busca é atender o cliente de uma maneira muito mais customizada.

E é justamente esse conhecimento sobre o público-consumidor que vai fazer a diferença na hora de vencer os concorrentes, fidelizar os clientes antigos, atrair os novos e aumentar o lucro da rede de postos de gasolina.

Até mesmo porque um erro comum em qualquer empresa que quer um melhor posicionamento no mercado é avaliar somente a concorrência. Claro que ter essa informação é importante. Só que é preciso ir além… É preciso entender o cliente e as necessidades dele.

Como se destacar no mercado de postos de combustíveis?

Apesar de um posto de gasolina ser um tipo de estabelecimento comercial que atende as pessoas por uma necessidade (de encher o tanque do carro, da moto, etc), leve em conta que existem fatores determinantes para fidelizar o cliente e fazer com que ele volte mais vezes.

mercado de postos de combustíveis

E essa é uma estratégia muito importante para os dias de hoje. Afinal de contas, existem muitas redes e muitas unidades como essas espalhadas em cada esquina do país, o que faz com que as pessoas tenham um fácil e livre acesso aos postos de combustíveis.

Mas, existem algumas formas de conseguir ganhar destaque e chamar a atenção dos consumidores. E a boa notícia é que elas também podem ser funcionais para o seu negócio porque agregam valor e aumentam o lucro de toda a rede.

Se por um lado, o atendimento ágil e especializado é uma ideia brilhante, leve em conta que ter produtos que as pessoas precisam pode ser a solução ideal para a sua rede de postos. No próximo tópico, vamos falar de um produto especial, as geladeiras automotivas.

Por que vender geladeiras automotivas em postos de gasolina?

Antes de pensarmos como gestores ou líderes de uma rede de postos de combustíveis, vamos trocar o lado da moeda e nos colocarmos do lado do cliente. Por que ele compararia uma geladeira automotiva hoje em dia? Será que há bons motivos para isso? Na verdade, muitos!

De maneira muito resumida, é possível notar que ela traz muito conforto para os passeios que as pessoas fazem pela estrada, podendo ser em um carro popular ou até mesmo um motorhome. E ainda há grupos específicos, como dos caminhoneiros, que vivem na estrada!

Esse conforto está no simples processo de poder tirar das geladeiras automotivas as bebidas e alimentos apenas na hora de consumir. Se você tem o interesse em saber todas as vantagens de uma geladeira automotiva para oferecer para o seu cliente, visite o nosso blog.

Lá, será possível entender que esse tipo de equipamento deve suportar o calor que vem do veículo e do asfalto. Por isso, a nossa geladeira automotiva é considerada excelente por quem usa: mantém a temperatura ideal o tempo todo.

As geladeiras automotivas para o dia a dia de motoristas de aplicativos

Para esse momento, mais do que falar das vantagens das geladeiras para carros e outros veículos, o que queremos é mostrar como esse pode ser um diferencial competitivo para você, gestor, que está por trás das estratégias do mercado.

mercado de postos de combustíveis

Inclusive, não precisamos ir longe para ver que os motoristas de aplicativos ou entregadores estão se mostrando interessados nesse tipo de produto, que proporciona mais bem-estar no trânsito das cidades do país todo.

Só para ter uma ideia disso, saiba que o site Educa Mais Brasil fez um conteúdo citando os acessórios para carros mais procurados no final de 2021. E menciona a geladeira automotiva. Leia um trecho que eles publicaram:

“[…] Principalmente os motoristas de aplicativos que desejam oferecer um serviço melhor aos clientes, a geladeira traz muito mais conforto e comodidade, sendo também ideal para quem passa muito tempo no volante e pode usufruir das bebidas e alimentos bem conservados”.

Vale mesmo a pena vender geladeiras automotivas em postos?

Para quem ainda não está convencido dos benefícios desse tipo de revenda, considere mais um ponto que pode ser decisivo nessa sua tomada de decisão: o marketing de diferenciação.

O que é isso? É uma forma de se destacar no mercado a partir de ações e estratégias que vão na contramão do que as empresas fazem. Ou seja, tem tudo a ver com vencer a concorrência, não acha?

Para uma rede de postos de combustíveis, a pergunta é: como fazer os clientes terem a preferência para ir até as suas unidades? Além da questão física, estrutural e de localização, oferecer produtos de qualidade, pelo qual eles não vão se arrepender, é uma resposta.

Sem contar que, como acabamos de mencionar acima, as geladeiras automotivas são tendência, até mesmo entre os motoristas de app.

Outras formas de fidelizar o cliente em um posto de gasolina

Além de ter produtos de qualidade e que sejam funcionais para os clientes, os postos de gasolina também podem se tornar convenientes para esses consumidores. Isso explica o exemplo da loja de conveniência, que é uma tendência e uma realidade atual.

Neste lugar, além das geladeiras automotivas, os postos podem ser responsáveis pelas vendas de acessórios para carros, assim como alimentos e bebidas. Inclusive, existe mais um monte de serviço que agrega valor ao negócio que pode fazer parte desse portfólio.

Para quem gostou dessas ideias, a boa notícia é que nós temos um material completo citando, com detalhes, algumas dessas estratégias para fidelizar os clientes de postos de combustíveis. Com certeza, isso também vai ser importante na hora de vencer a concorrência.

Para ler o conteúdo completo, que foi diagramado de um modo que a sua leitura seja mais simples, você só precisa clicar aqui e fazer o download gratuito. 

 

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