4 motivos para diversificar produtos na rede de postos

11 de abril de 2022
4 motivos para diversificar produtos na rede de postos

Uma rede de postos de combustível deve estar preparada para todas as nuances que o mercado pode apresentar durante os anos. A pandemia mostrou isso. É por isso que diversificar produtos na rede de postos é uma realidade para a maioria dos gestores.

Para quem ainda não viu bons motivos para fazer isso, continue lendo. Esse conteúdo foi pensado justamente em você, que agora vai poder observar como é que essa estratégia comercial pode ser usada de maneira positiva no seu negócio.

Assim, vamos direto ao ponto!

1 – A conveniência para o cliente

Na tradução mais simples, omnichannel é algo como “multicanais”. Na prática, temos um termo que representa a modernidade dos consumidores, que estão mudando a forma de comprar. Por isso, cada vez mais, as empresas visam a melhor conexão com os compradores.

Então, pensando em canais de vendas como WhatsApp, Instagram e aplicativos fica fácil entender que o consumidor vai poder pesquisar tudo sobre um produto na hora de comprar. E onde é que entra as vendas de uma rede de postos, nesse caso? Na proximidade!

No começo, parece um pouco controverso, mas vamos entender!

De um lado, como acabamos de mencionar, nós temos as vendas omnichannel, que permitiram mais canais de comunicação, porém, quase todas distantes. Isto é, de maneira digital. E ainda tem o prazo de entrega, os custos da entrega, etc.

De outro lado, a rede de postos. Neste lugar, o cliente tem liberdade para comprar enquanto deixa o carro abastecendo. Essa é uma vantagem se a gente pensar que ali ele pode encontrar os produtos certos, que são aqueles que atende a necessidade dele – além do combustível.

2 – Os produtos certos para agregar nas vendas

Para complementar o que falamos no tópico anterior, veja esse sobre os produtos para rede de postos. Afinal, quais são os melhores, isto é, os ideais para ter na sua rede? Para compreender essa resposta não se esqueça que o consumidor hoje tem o omnichannel.

Dessa forma, será que faria sentido para ele comprar material escolar, pão ou uma geladeira automotiva em um posto de gasolina? Aparentemente, não. Só que vamos aos fatos: é mais conveniente, afinal, ele está ali para abastecer e já pode aproveitar o tempo para essa compra.

Então, sim! É possível que uma rede de postos tenha diversos tipos de produtos diferenciados para o seu consumidor. Ao mesmo tempo, também é preciso considerar o que mais será atrativo para ele naquele lugar.

Imagine que a pessoa está saindo para uma viagem com a família. Então, passa no posto para abastecer o seu veículo. E descobre que lá tem uma geladeira automotiva, que vai preservar a bebida das crianças durante toda a viagem. Isso não é atrativo? Claro! E é conveniente também.

Isso prova que ter os produtos certos pode aumentar as vendas da rede, além do combustível.

3 – Os novos clientes para os postos de gasolina

Recapitulando: falamos sobre o fato de que um posto de combustível é uma conveniência porque as pessoas precisam de ir até lá abastecer e que ao ter produtos certos para esse público, a empresa pode agregar valor nas vendas, isto é, vender mais!

Agora é hora de lembrarmos de mais um detalhe que vai fazer muita diferença para quem está pensando em aumentar o mix de produtos nos postos: os novos clientes. Além de fidelizar os que são clientes há bastante tempo, nessa estratégia dá para conseguir novos consumidores.

Já ouviu falar sobre a loja de proximidade? É aquele lugar que fica perto das pessoas e isso permite a busca rápida de produtos. Busca não, compra! É aquela vizinha que vai até o posto comprar pão ou os funcionários da empresa que passam ali para beber suco, por exemplo.

Observe que mesmo não levando o carro até lá para abastecer, eles vão até o lugar!

Portanto, diversificar produtos na rede de postos também traz esse benefício de alavancar as vendas do estabelecimento a partir de novos clientes. É claro que isso tem que estar ligado ao bom atendimento também, ok?

4 – A diversificação para ter mais segurança na receita

Para fechar a lista de dicas ou motivos para investir em vários produtos da sua rede, considere que isso permite mais flexibilidade na hora de fechar as contas. Desse modo, saiba que a pandemia serviu de teste para muitas marcas notarem isso.

Isso porque durante os momentos da crise, que teve variações de prejuízos em vários mercados, os empreendedores e gestores com mix de produtos conseguiram manter seus faturamentos, mais do que aqueles que possuem produtos de uma categoria só.

Aliás, é por isso que esse tipo de estratégia comercial faz tanto sentido para os negócios que visam fortalecer a sua marca dentro de um mercado. Essa segurança financeira faz todo sentido para as redes de postos de gasolina.

Na prática, é como investir dinheiro. Um dos maiores investidores do mundo já dizia que “nunca se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”. Traga isso para o lado do empreendedorismo e aproveite o mix de produtos para assegurar a receita.

Como começar a diversificar os produtos na rede de postos de combustíveis?

Para terminar o conteúdo, nós vamos deixar aqui uma reflexão para você, que faz a gestão e o acompanhamento de vários postos de combustível ao mesmo tempo: o quanto a sua marca pode ter perdido, em vendas, por não ter o produto certo para oferecer ao cliente?

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas deveria! Mais do que ter um grande estoque de produtos ou acompanhar a variação do preço da gasolina, oferecer algo que é de interesse do consumidor pode ser a chave para agregar valor à receita no fim do período.

Para quem concorda com isso, leve em conta que o primeiro passo é o planejamento. Já sabemos alguns dos motivos que existem para diversificar os produtos, agora vem a pergunta: como eu vou fazer isso?

Uma pesquisa de mercado ajuda assim como trabalhar com fornecedores confiáveis, também!

Por isso, te convidamos a conhecer um pouco mais da Elber Automotive, uma empresa de Santa Catarina, responsável pela comercialização de geladeiras automotivas, para caminhões, para motorhome, para vans e muito mais.

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