Dicas práticas para prolongar a vida útil do seu caminhão

28 de maio de 2021
Dicas práticas para prolongar a vida útil do seu caminhão

Não cabule as manutenções periódicas

Essa dica não é novidade. Você pensa estar economizando ao pular uma revisão ou outra, e, quando se dá conta, é surpreendido por imprevistos de todo tipo. Levar seu caminhão para revisão antes que ele apresente problemas é a chave para evitar dor de cabeça. Primeiro porque o desgaste afeta diretamente a segurança de todos os envolvidos, segundo porque uma peça desgastada pode acabar desgastando outras e causando ainda mais prejuízos. A manutenção corretiva custa muito mais caro do que a preventiva, fique esperto.

 

Respeite os limites de carga

Os limites de carga servem exatamente para isso: serem respeitados. O excesso de peso prejudica a suspensão, desequilibra os eixos, causa maior desgaste nos pneus, pode causar avaria na carga, e ainda bota em risco a segurança do condutor, devido à falta de instabilidade na direção. E já sabe: o carregamento deve ser feito de trás para frente, distribuindo o peso entre os lados para evitar o desequilíbrio

 

Dê atenção especial aos pneus

Todos sabemos que eles representam um custo considerável na hora da manutenção. A dica é fazer o alinhamento, balanceamento e rodízio a cada 10 mil km rodados. Isso porque o pneu desregulado compromete a suspensão e até a direção, sabia dessa? Essas manutenções precisam ser feitas urgentemente nos casos em que a direção do caminhão estiver puxando para algum lado.

Quanto à calibragem, recomenda-se fazer a cada 14 dias, sempre com o pneu frio. Se a estrada for ruim, recomenda-se a cada parada.

 

Evite combustíveis suspeitos

Combustível adulterado não é uma boa para o seu caminhão. Te informamos apenas algumas coisas que podem ocorrer com o motor: entupimento dos bicos, perda de força e aumento de consumo. A dica é encher o tanque antes da viagem para não depender de postos desconhecidos no caminho.

Bônus: direção defensiva, o que isso tem a ver?

Conduzir com cautela evita freadas bruscas e, consequentemente, o desgaste dos pneus. Mas não é só isso. Arranhões, batidas, colisões, diminuem consideravelmente o valor do seu equipamento na hora da troca ou revenda. A direção defensiva está intimamente ligada a isso.

 

E há coisas que nem precisaríamos falar, né? Cada caminhão possui um manual que traz todas as recomendações de fábrica e que orientam o uso correto da máquina. Qualquer dúvida, consulte diretamente esse material. Ele foi feito especificamente para a sua máquina.

 

Curtiu nossas dicas? Esperamos que sim! Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais. Trazemos sempre conteúdo de qualidade para você e seu negócio.

 

Leia ainda: https://elber.ind.br/dicas-para-viajar-de-motorhome-com-criancas/

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário