Geladeira ou caixa térmica: quais as diferenças na conservação dos alimentos?

11 de agosto de 2020
Geladeira ou caixa térmica: quais as diferenças na conservação dos alimentos?

Em qualquer acampamento, é indispensável o uso de um equipamento para conservar alimentos. Afinal, diversas bebidas e comidas necessitam de refrigeração, principalmente, para o cardápio permanecer saudável durante as viagens.

No entanto, alguns viajantes podem considerar o investimento em uma geladeira como algo supérfluo, argumentando que uma caixa térmica consegue suprir as mesmas carências. Mas é aí que entra o questionamento: será que esse pensamento está correto?

Para acabar com qualquer dúvida sobre o assunto, preparamos este artigo explicando as diferenças entre uma caixa térmica e uma geladeira portátil e a eficiência de cada equipamento na conservação de alimentos durante a viagem.

Boa leitura!

Qual é a eficiência de uma caixa térmica na conservação dos alimentos?

O primeiro ponto que deve ser colocado é que a eficiência de uma caixa térmica depende do local em que ela se encontra e até do clima. Se alocada à sombra e em um local arejado, o nível de conservação é maior.

Porém, mesmo nessas condições e contando com gelo em 1/3 do seu interior conforme recomendado, o equipamento só consegue conservar os alimentos por cerca de 12 horas. Ao adicionar outros produtos, como sal e álcool junto ao gelo, o tempo de conservação pode aumentar um pouco.

Claro, alimentos prontos, como arroz, feijão e carnes diversas, apresentam naturalmente um período menor de conservação nestas condições – em poucas horas já apresentam risco de contaminação e proliferação de bactérias.

Já as frutas e as verduras cruas conseguem permanecer dentro da caixa térmica por um tempo maior, sem oferecer riscos e ainda conservando o sabor original, dependendo das condições.

Mas a pergunta que fica é: até que ponto é viável usar a caixa térmica?

Com a caixa térmica, é necessário investir na compra de gelo diariamente. Em viagens longas, este custo se torna muito alto. Além disso, como o gelo precisa ser substituído, é preciso depender de um local próximo para aquisição.

Qual é a eficiência de uma geladeira portátil na conservação dos alimentos?

A geladeira portátil Elber funciona com compressor 12/24V desenvolvido para suportar trepidações, possuindo opcionalmente a fonte conversora 110/220V. Ou seja, oferece eficiência de refrigeração de -12°C a +10°C tanto na estrada, quanto no camping.

De tamanhos que variam de 18 a 47 litros, uma geladeira portátil conta com painel digital para controle da temperatura e, diferentemente de uma caixa térmica, caixa de isopor ou cooler termoelétrico, o equipamento apresenta a mesma eficácia independentemente do clima exterior.

O limite de conservação depende das características dos alimentos e das recomendações dos respectivos fabricantes. Mas, em geral, é possível manter inúmeros itens dentro da sua geladeira e consumi-los sem nenhum problema por vários dias. Inclusive, os modelos possuem dois espaços para ser possível congelar e refrigerar alimentos ao mesmo tempo.

Em outras palavras, você não precisa se preocupar com viagens longas. Com a geladeira automotiva, a refeição estará sempre fresca para consumo sem riscos de desperdícios.

Qual a vantagem da caixa térmica para uma geladeira portátil?

Agora que já entendemos a eficiência de ambos os equipamentos na conservação de alimentos, um ponto fica claro: a vantagem da caixa térmica em relação à geladeira é o baixo custo de aquisição.

De fato, o valor de compra é menor do que de uma geladeira automotiva. No entanto, como frisado no parágrafo anterior, essa “vantagem” só acontece no início, já que existe um gasto frequente com gelo e pode ocorrer desperdício ou contaminação de alimentos ao gelo derreter por conta da água em contato com as embalagens

Em médio prazo, principalmente para quem viaja com frequência e por períodos maiores, esse benefício não se torna mais viável.

Outro ponto bastante discutido entre os viajantes é o fato de a caixa térmica ocupar menos espaço no transporte. Como o produto não possui compressor e seu isolamento térmico é menor, seu espaço interno é mais otimizado. Entretanto, o volume interno não pode ser totalmente ocupado por conta do gelo. Assim, na verdade, as capacidades de armazenamento são muito próximas. 

Quais as vantagens de uma geladeira portátil em relação a uma caixa térmica?

Agora, vamos entender quais benefícios você terá ao trocar a caixa de térmica por uma geladeira portátil.

Período de conservação mais longo

Como explicado, na melhor das hipóteses, uma caixa térmica só consegue conservar alimentos por algumas horas. E isso também acontece com as bebidas: caso você inicie a sua viagem de tarde, no período da noite já não conseguirá beber uma água gelada, por exemplo.

Já com uma geladeira portátil não há razão para se preocupar com esse detalhe. Assim como você armazena os seus alimentos na geladeira de casa, também pode confiar na eficiência dela para manter bebidas e alimentos sempre na mesma temperatura programada. 

Também não há necessidade de se preocupar com a contaminação dos alimentos caso o gelo derreta e os alimentos fiquem “boiando” dentro d’água, podendo até gerar perdas por entrar água na embalagem. 

Alto funcionamento, independentemente da situação externa

Mesmo em um ambiente com pouco sol e bem arejado, uma caixa térmica ou de isopor precisa da “’forcinha” de outros materiais para aumentar a sua eficiência – por exemplo, álcool e sal diretamente no gelo.

Uma geladeira não precisa de produtos ou ferramentas adicionais para funcionar em alta performance. Com carga de 12 ou 24V, a geladeira trabalha muito bem consumindo em torno de 5 Ampères por hora. E o módulo protetor de bateria garante que você não fique sem poder dar a partida no veículo. 

Máxima durabilidade

Outro ponto que não há como deixar de comentar sobre a caixa de isopor é a grande fragilidade do equipamento. Por mais bem cuidadoso que seja o motorista, dificilmente o isopor retorna nas mesmas condições após uma longa viagem – ainda mais em estradas mal conservadas. Mesmo as caixas térmicas em plástico ou fibra podem quebrar devido às paredes mais finas.

 

Enfim, esses são apenas alguns pontos que um campista que utiliza a geladeira portátil não precisa se preocupar, mas que ainda trazem dores de cabeça para aquele que permanece usando a caixa térmica. Além de todas essas vantagens, o uso da geladeira representa uma redução de custos em médio prazo – ao não precisar ficar comprando alimentos na estrada e nem ficar investindo em equipamentos da baixa durabilidade, o seu aproveitamento tende a ser maior a cada viagem. Pense nisso antes de iniciar a próxima expedição

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário