Como planejar sua expedição off-road

17 de agosto de 2020
Como planejar sua expedição off-road

Uma expedição sem planejamento pode acabar sendo apenas um sonho. Para garantir que a sua aventura saia como você sempre esperou, o primeiro passo é avaliar os diversos fatores que podem influenciar na jornada.

Afinal, seja em um projeto pessoal ou profissional, o planejamento é justamente a ferramenta que deixará a tarefa mais fácil de ser realizada. E se tratando de uma expedição isso é ainda mais necessário, pois você estará fora da sua zona de conforto e suscetível a diversas situações.

Mas, não há como negar que a realização de uma expedição é algo instigante e desejado por muitas pessoas. Pensando nisso, criamos este post para ajudar você a se planejar corretamente para a próxima aventura. Roteiro, documentação, alimentação, tudo!. Confira o nosso passo a passo para a sua expedição.

Boa leitura!

Faça um roteiro da expedição

A primeira dica pode até parecer óbvia, mas com certeza é a mais importante. Esqueça aquela ideia de “viajar sem rumo”. Acredite, até as pessoas que dizem “cair na estrada sem destino”, criam um roteiro previamente.

É nessa etapa que você define por onde vai começar a expedição e por quais lugares seguirá de forma subsequente. A criação do roteiro lhe dará mais confiança e segurança para explorar mais a fundo cada local da sua viagem.

Estude e defina os trajetos possíveis de cada lugar

Com o roteiro definido, você já saberá exatamente por onde vai passar. O passo seguinte é estudar as entradas e saídas desses locais e definir qual será o seu trajeto principal. Esse tipo de avaliação permite que você defina trajetos que se encaixem mais dentro do seu perfil.

Por exemplo, se você gosta de explorar rotas mais “underground”, não perderá tempo com os trajetos convencionais e conseguirá aproveitar ao máximo os pontos alternativos. Porém, se o objetivo for seguir por locais mais seguros, conseguirá evitar as rotas desconhecidas durante a expedição. É importante conhecer a estrutura dos locais para evitar possíveis perrengues. 

Certifique-se sobre a manutenção do seu veículo

Quando você decide fazer uma expedição, deve ter em mente que o conforto da sua casa ficará para trás – pelo menos por algum tempo. O mais próximo de um lar que você terá durante a viagem será o seu veículo.

Nesse sentido, antes de colocar o pé na estrada é preciso se certificar sobre a manutenção do veículo, a confiabilidade do equipamento em relação a uma expedição. Seja um carro, um jeep, uma van ou um motorhome: sem ter certeza sobre a condição do veículo você não deve nem começar.

O mais correto é que haja recorrência de manutenção preventiva meses antes da data da expedição. Porém, independentemente disso, é imprescindível passar no seu mecânico de confiança e realizar uma revisão completa para expedição. Em caso de viagens mais longas, é indicado até realizar viagens curtas antes para verificar se está tudo certo.

Mesmo com o veículo em perfeitas condições, é fundamental levar consigo algumas peças de reposição e ferramentas. Também, é interessante estudar alguns conhecimentos básicos sobre mecânica, para caso ocorra um pequeno imprevisto você esteja preparado para lidar com a situação. 

Providencie a documentação exigida nos locais de visitação

Mesmo dentro do Brasil as exigências em relação à documentação do visitante podem mudar de cidade para cidade. Se você for visitar a região da Amazônia, por exemplo, são exigidas vacinas especiais no seu cartão de vacinas.

Agora, se a sua expedição for passar por outros países, a preocupação com os documentos precisa ser redobrada. Não se esqueça de que mesmo entrando de carro, as exigências sobre passaporte e outros itens são as mesmas dos visitantes convencionais. Leve sempre consigo todos os documentos originais e fotocópias para facilitar a fiscalização e os trâmites legais. 

Além disso, é preciso ficar atento e atualizado em relação às leis de trânsito local. Pesquise se nos países de destino o estrangeiro precisa contar com algum documento extra para andar de carro livremente – ainda que de forma passageira.

Garanta alimentação para todo período de expedição

Na empolgação de iniciar logo a expedição, muitos aventureiros acabam focando no roteiro e se esquecem de algo muito importante: a alimentação. Um erro grosseiro, que pode trazer muita dor de cabeça para quem planeja passar dias na estrada.

Lembre-se de que é uma jornada off road, você não contará a todo momento com restaurantes e pontos de apoio. Além disso, a manutenção do veículo, combustível e outros itens de segurança tendem a gerar custos, a sua alimentação não precisa ser mais um peso no bolso.

Com um bom equipamento de refrigeração, como uma geladeira portátil, você pode estocar alimento suficiente para vários dias – ou até para a expedição toda, dependendo do local de exploração. Assim, você não só economizará dinheiro, como também garantirá uma alimentação mais saudável.

Anote alguns telefones de emergência

Todas as dicas apresentadas até o momento têm o objetivo de garantir uma expedição mais segura. No entanto, como você deve saber, imprevistos acontecem – ainda mais em longos dias na estrada.

Por isso, não deixe de anotar telefones de emergência das cidades ou países que você visitará. Afinal, ainda que ninguém deseje passar por contratempos, é sempre bom estar preparado para eles.

Orçamento

Bom, essa é a parte mais incômoda antes de qualquer viagem. É fundamental fazer uma previsão de gastos para toda a expedição. Leve em conta o combustível, os traslados, os equipamentos, as hospedagens, etc. Acrescente também uma margem de erro, pois sempre podem ocorrer gastos não previstos.

Faça também uma análise dos gastos com a morada fixa, considerando os valores que vão se manter e aqueles que irão diminuir quando você estiver viajando e que poderão ajudar que o projeto aconteça. 

Enfim, esperamos que essas dicas possam lhe proporcionar uma expedição tranquila e experiências inesquecíveis. Mesmo em lugares afastados, quando você segue corretamente o planejamento, é possível aproveitar ao máximo a região sem se expor a grandes riscos. Na volta, você terá muita história para contar e muita vontade de iniciar a próxima aventura.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário