Proteção de bateria: o que é e como funcionam nas geladeiras Elber Automotive

27 de fevereiro de 2023
Proteção de bateria: o que é e como funcionam nas geladeiras Elber Automotive

Adquirir uma geladeira automotiva vai além da praticidade, ela traz conforto, economia, autonomia e a tranquilidade de ter um equipamento preparado para estar nas estradas sem o risco de perder o alimento, ficar sem bateria no veículo ou não poder utilizar uma fonte de energia convencional.

Quando falamos de geladeiras automotivas externas para a carroceria do caminhão e geladeiras portáteis para diferentes tipos de veículos, entendemos que são produtos feitos para a sua devida aplicação. Mas afinal, como ter certeza de qual tipo escolher? Ou qual diferencial permite que ela seja usada com frequência sem danificar a bateria do carro? 

Essas e outras dúvidas serão respondidas agora! Continue a leitura.

 

Geladeira automotiva 

O primeiro passo é entender quais as diferenças entre as geladeiras automotivas e convencionais. Algumas das principais são: tensão e funcionamento, consumo e eficiência, resistência e durabilidade. Para que a geladeira possa funcionar com qualidade e melhor performance, ela precisa ter a tensão em 12V/24V, como o veículo. Por conta disso, não precisará de um inversor, aumentando a eficiência sem exigir muita energia do veículo. E claro, as geladeiras automotivas são desenvolvidas, a cada detalhe, pensando nas condições das estradas, seja os solavancos, buracos, condições climáticas, entre outros. 

O uso no cotidiano das geladeiras automotivas, permite um dia a dia seguro e eficaz, com o veículo em pleno funcionamento. Isso acontece devido a tecnologias, como a da Elber Automotive, que utiliza o módulo de proteção de bateria. Pelo nome é possível entender superficialmente o que significa. Porém, existem algumas características básicas que fazem esse ponto ser tão importante no cotidiano do motorista. 

 

Proteção de bateria 

Uma das piores situações é ficar sem bateria no veículo em plena viagem. Isso pode acontecer por diversas razões, desde falta de manutenção, troca de fluidos e acessórios inadequados, mas principalmente pelo uso de equipamentos não compatíveis ou que utilizam uma circulação de energia constante. Para esses, o módulo protetor de bateria faz toda a diferença, pois permite que os aparelhos sejam utilizados sem perder a partida do carro. Mas afinal, como ele funciona?

O módulo protetor de bateria é  uma função que está na unidade eletrônica do compressor. Quando uma bateria está carregada ela tem tensão de cerca de 12,4V, conforme a geladeira consome a energia (carga) da bateria, essa tensão vai reduzindo, ao chegar em um determinado valor pré-programado, a eletrônica desliga o compressor para não consumir toda a carga da bateria.

Em casos que se consome toda a carga, a vida útil da bateria reduz consideravelmente e ela perde sua função. Por exemplo, em um caminhão, se não fosse essa função, o usuário não conseguiria ligar o veículo depois de um período parado com os outros equipamentos ligados, como a geladeira.

Ainda ficou confuso? Faça assim:

Imagine um balde com água e um pequeno furo no fundo. O nível de água no balde é a tensão da bateria (carga) e o furo é o consumo do acessório, neste caso, a geladeira. Se deixar muito tempo aberto o furo, vai vazar toda a água. Se em determinado ponto você fechar esse furo, o consumo será interrompido e manterá uma porção de água no balde.

Nos casos das geladeiras portáteis Elber, existem 3 faixas de regulagem desta proteção, permitindo ainda mais opções para o funcionamento do seu equipamento. Já nas geladeiras de caminhão esse valor vem pré-definido de fábrica. 

Após entender um pouco mais desse tópico e a importância de procurar produtos que possuam essa proteção, conheça as linhas de geladeiras portáteis e externas da Elber Automotive. 

 

Geladeiras para carroceria Elber 

A geladeira para caminhão externa foi criada para ser instalada na parte de fora do veículo, podendo ser na longarina, dentro da caixa de rancho, embaixo da carroceria ou também embutida em móveis. Um dos diferenciais na instalação destes modelos é o fato de que não precisam ter folgas nas laterais, possuem gabinete reforçado em aço e a parte interna com pontos de flexão que não permitem rachar o gabinete, sem o risco de quebra com as trepidações das estradas brasileiras. 

Ela pode ser lavada com o próprio veículo, possui dupla vedação para impedir que entre pó durante o uso da geladeira e possui o melhor compressor do mercado que permite inclinação de 45°, resistente aos solavancos nas estradas. E claro, como falado anteriormente, o consumo de energia de modelos automotivos é bem menor. Uma geladeira externa, que trabalha ligada diretamente na bateria, pode representar uma economia de até 40% do consumo de energia

Geladeiras portáteis Elber

A opção que traz mais versatilidade e autonomia, para levar em todos os lugares, é uma geladeira portátil. Ela não necessita de instalação, pode ser ligada no acendedor do carro, na tomada convencional com a fonte opcional 110V/220V, na bateria portátil ou até mesmo no painel solar Elber. Além de possuir uma estrutura preparada para quem aprecia aventuras e gosta de ter conforto e praticidade em todas as ocasiões. 

Nesse caso, existem duas linhas com faixas de temperaturas diferentes. A linha CAB possui dois espaços internos. Logo, é possível usar uma temperatura mais baixa no espaço principal e outra mais alta no espaço acima do compressor. A linha Black é um espaço único, sendo possível de ser usada como geladeira ou freezer. Atualmente, existem diversos modelos e tamanhos de geladeiras portáteis que se adaptam a cada projeto, basta escolher o que mais se adequa mais ao momento.

Após receber uma visão mais detalhada de alguns diferenciais e conhecer os modelos disponíveis de geladeiras Elber, a decisão para o seu projeto se torna mais prática. Porém, se ainda está em dúvida sobre investir em uma geladeira automotiva, confira mais informações em nosso conteúdo “Geladeira automotiva X doméstica: qual a diferença?”

 

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário