Autoelétrica do futuro – 10 competências para fazer parte dessa revolução

22 de fevereiro de 2023
Autoelétrica do futuro – 10 competências para fazer parte dessa revolução

O que você imagina quando lê a expressão “autoelétrica do futuro”? Entre tantas respostas, uma possibilidade é a de ter a sua empresa como referência neste assunto. E não estamos falando sobre aqueles lugares com milhares de robôs e sem qualquer resíduo de graxas.

A autoelétrica do futuro tem a ver com a gestão além da tecnologia. Ela é focada no atendimento ao cliente e em estratégias que são interessantes para trazer a melhor experiência para quem compra na sua oficina.

Se você é dono ou gestor de um lugar que lida com automóveis, recomendamos a leitura dos próximos tópicos. Eles trazem projeções e competências para todas as empresas que querem estar preparadas para o futuro, alcançando os melhores resultados e o sucesso!

Autoelétrica do futuro

As 10 competências da autoelétrica do futuro

Os avanços tecnológicos fazem parte dessa revolução no conceito de uma autoelétrica. Mas, não são os únicos protagonistas. Leia cada um dos tópicos e descubra como é possível aperfeiçoar a sua empresa, se adaptar às mudanças e se tornar referência nos serviços automotivos.

1 – O espaço otimizado

A associação de uma oficina mecânica ou de uma autoelétrica a um ambiente desorganizado e sujo ficou para trás. Aliás, até mesmo aquele ambiente com aglomerações de peças ou equipamentos. Pode até ser que você encontre uma empresa assim, mas ela já está se tornando obsoleta.

Comprovadamente, essa bagunça prejudica a produtividade dos serviços prestados e traz uma falta de credibilidade para a sua autoelétrica. No contrário, ter um ambiente otimizado é a tendência; o que inclui a separação de ambientes e a organização inteligente de pessoas e ferramentas.

2 – O atendimento personalizado

A próxima competência da autoelétrica do futuro é investir, cada vez mais, no atendimento personalizado do cliente. Essa técnica está alinhada ao UX (User Xperience), que nada mais é do que a experiência do consumidor, sendo comum em todos os tipos de negócios.

Para o setor de produtos e serviços para automóveis, considere que a estratégia ainda é nova, o que sugere uma ótima oportunidade para se diferenciar no mercado. Essa relação mais direta e inteligente com os usuários garante mais e a fidelização do cliente.

3 – A segmentação de clientes

Como complemento do tópico anterior, saiba que a segmentação de clientes é outra estratégia comum em todos os mercados porque permite que o atendimento personalizado seja feito com base na experiência do usuário de modo totalmente assertivo.

Ou seja, não é porque a sua autoelétrica presta serviços elétricos em automóveis que todos os clientes são iguais, concorda? O objetivo aqui é conseguir entender melhor as necessidades e os perfis de cada grupo de clientes, o que vai permitir oferecer um serviço otimizado.

4 – A mão de obra especializada

Assim como o espaço e o atendimento devem ser adaptados para atender ao novo consumidor, a mão de obra tem que seguir a mesma cultura. Até porque a mecânica e a engenharia antiga de carros e caminhões mudaram muito.

Uma saída é investir na capacitação dos colaboradores, com os cursos internos e os treinamentos contínuos. Esse é um dos passos mais importantes para fazer parte do conceito de autoelétrica do futuro. Os seus funcionários e parceiros estão prontos para o mercado?

5 – A estrutura tecnológica

Agora um ponto para mencionar a tecnologia. E não estamos pensando naqueles lugares cibernéticos, cheio de dados e números. A estrutura mencionada tem mais a ver com a capacitação das pessoas e o uso de equipamentos modernos do que ao espaço físico.

Da mesma forma que os veículos estão em constante evolução, os seus equipamentos usados para prestar os serviços devem acompanhar tais movimentos. Essas ferramentas ajudam a manter a maior produtividade e a agilidade na entrega de resultados.

6 – A digitalização de processos

Outra competência ligada à tecnologia que a sua empresa precisa ter a partir de agora é sobre os processos digitalizados. De novo, saiba que você até pode encontrar uma autoelétrica que tenha registros feitos à mão, só que isso é temporário e está bem perto do fim.

A maior vantagem de usar essas ferramentas digitais, como softwares e aplicativos, é que as informações se tornam mais acessíveis e os relatórios são em tempo real. Isso permite a integração com estoque e agendamentos de serviços, por exemplo.

7 – A redução do prazo de entrega

Esse tópico, a princípio, parece que não deveria estar aqui. Mas, sim, deveria. Entregar um serviço o mais rapidamente possível é uma tendência que existe há muito tempo. O que mudou é que agora isso é totalmente real devido à união da tecnologia e a capacitação dos colaboradores.

Nenhum cliente seu vai querer ficar mais do que algumas horas sem o carro. Aliás, qualquer minuto esperando na sua autoelétrica pode custar muito para ele – porque tempo é dinheiro, como os próprios clientes dizem. Então, se os seus serviços costumam demorar muito, agora é a hora certa de rever isso.

8 – A sustentabilidade

Quais são as medidas que você tem adotado na sua empresa com relação à sustentabilidade? O tema é uma tendência no mundo inteiro e não fica restrito aos temas políticos. A gestão de uma autoelétrica deve se preocupar com a temática ecológica sim.

As ações sustentáveis podem ser vistas no reuso de resíduos provenientes de reparações, como os óleos e as graxas. O descarte correto é um primeiro passo. Em uma empresa de serviços elétricos, pensar em energia limpa e renovável também é interessante.

9 – As parcerias de negócios

Há algum tempo atrás, o cliente aceitava ouvir justificativas como “o fornecedor não enviou o produto” ou “o fornecedor está atrasado com as entregas”. Hoje em dia, o consumidor não aceita mais esse tipo de informação, o que pode indicar que você perdeu um cliente.

Qual é o resultado dessa mudança de comportamento? As autoelétricas e oficinas mecânicas precisaram se adaptar. Por isso, começaram a ir em busca de negócios de valor, isto é, de fornecedores de qualidade, que entregam rápido e no prazo. 

Assim, não são apenas fornecedores, mas parceiros de negócios. A sua autoelétrica avalia os fornecedores?

10 – O marketing digital

E não é à toa que deixamos esse tópico para o fim. Até mesmo porque é possível que você, ao ler sobre “autoelétrica do futuro”, tenha pensado no marketing. Ele faz todo sentido porque os novos consumidores estão conectados, na internet e no celular.

Então, você também deveria estar lá. As possibilidades digitais vão além de marcar um agendamento de serviço pelo WhatsApp ou aparecer no Google. É sobre ser referência no seu mercado, criar conteúdo de valor, divulgar promoções para atrair clientes e muito mais.

A construção de uma autoelétrica do futuro

De todas as dicas acima, o que se pode tirar de conclusão é que a autoelétrica do futuro existe e ela se constrói com a mudança de comportamento do gestor que está por trás dela, que visa as metas de vendas.

Os processos e as mudanças devem acontecer gradativamente, mas sempre com o viés de buscar a melhor experiência do cliente. Por isso, você também pode dar esse passo em direção ao futuro, que é feito pelos novos consumidores.

Esse cenário revolucionário é visto daqui há alguns anos, sendo necessário que as empresas já comecem a aplicar as estratégias focadas nessas diretrizes tecnológicas e de gerenciamento. Quanto mais preparado você estiver, maiores as chances de se tornar uma referência.

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