Vai fazer uma expedição off-road? Saiba como limpar adequadamente seu veículo

22 de dezembro de 2020
Vai fazer uma expedição off-road? Saiba como limpar adequadamente seu veículo

A ideia de o “carro ser a extensão da sua casa” faz bastante sentido em uma expedição off-road. Longe de todos e das facilidades da cidade grande, o carro deixa de ser apenas um equipamento de locomoção para se tornar a sua base segura.

Nesse sentido, ainda que você já cuide normalmente dele no dia a dia, o zelo antes da expedição deve ser redobrado. Sendo uma extensão da sua casa, o veículo precisa receber atenção especial com higiene e limpeza.

Pensando nisso, preparamos este artigo com práticas de limpeza para o seu veículo, além de dicas sobre o que não pode faltar em uma expedição off-road. Continue lendo e confira.

Boa leitura!

Como limpar o seu carro para uma expedição off-road?

No dia a dia, é normal que deixemos alguns detalhes passar durante a limpeza do carro. Com equipamentos e serviços de lavagem à disposição, entendemos que não tem problema deixar esses “detalhes” para depois.

Porém, para uma expedição off-road, esse pensamento não pode prevalecer. Para garantir o conforto e a segurança durante a sua aventura é preciso focar em todos os pontos.

Confira as nossas dicas de limpeza.

Volante

Comece a limpeza na parte interna, pois é ali que você passará mais tempo durante a expedição. O volante é um ótimo pontapé, tendo em vista que ele nem sempre recebe o cuidado devido na higienização do dia a dia.

Para não correr o risco de danificá-lo no processo, não encharque o local. Utilize apenas água e sabão e use um pano de microfibra para terminar a limpeza.

Painel

Aqui é preciso um cuidado ainda maior, pois alguns painéis são muito frágeis e podem ser danificados com o uso de produtos químicos. Na dúvida, continue no básico.

Utilize mais uma vez a água com sabão neutro e um pano de microfibra. Mas atente-se na hora de esfregar, faça movimentos leves, bem mais simples do que na limpeza do volante.

Caso você tenha dúvida sobre a compatibilidade do painel com misturas químicas, faço uso apenas do pano com microfibra.

Cintos

Os cintos são outros itens constantemente ignorados nas limpezas convencionais – o que não deveria acontecer, tendo em vista que, são as peças com mais contato direto pelos passageiros 

Como na sua expedição off-road eles serão bastante exigidos, certifique-se de limpar qualquer resquício de poeira ou gordura. Mas tome cuidado para não exagerar no sabão, você pode deixá-los escorregadios.

Bancos

Antes de passar qualquer produto químico nos bancos, comece retirando o excesso de poeira. Faça isso com um aspirador de mão ou mesmo com um pano. Está aí um item interessante para levar com você!

O segundo passo deve ser tomado de acordo com o tipo de banco do seu veículo. Caso seja de tecido, você pode até utilizar sabão neutro, mas deve tomar o máximo de cuidado para não encharcar. Qualquer volume de sabão a mais resultará em uma espuma que demora a secar.

Já se o seu banco for de couro, pode passar o pano sem muitas preocupações. No entanto, é interessante usar hidratantes especiais para não causar desgaste da peça.

Teto

O teto do carro nem sempre pode ser limpo com água e sabão. Devido às instalações elétricas ou mesmo por causa do material, essa parte do veículo deve receber zelo diferenciado.

O mais indicado é verificar se há algum tipo de restrição do fabricante ou indicação de algum especialista. Para não deixar de limpar essa parte, utilize o clássico paninho de microfibra ou uma escovinha macia.

Tapetes e Lixeira

Os tapetes de um carro nunca serão tão úteis quanto em uma expedição off-road. Percorrendo lugares com lama e água, os tapetes terão que estar bem limpos para segurar o excesso da viagem. Aqui não há muito segredo, utilize sabão neutro e muita água corrente.

A lixeira do carro também não pode ser esquecida nessa limpeza completa. Além de esvaziar o recipiente, dê preferência para sacos fechados durante a expedição, garantindo que o lixo não caia durante o sobe e desce do veículo.

Limpeza externa

Por fim, parta para a limpeza externa. Também não há tanta complexidade aqui, só lembre-se de tirar o excesso de poeira com água corrente antes de começar a esfregar a lataria, evitando os indesejados arranhões.

Também não arrisque produtos que você não conhece. Fique no básico “água e sabão neutro”, tomando cuidado para não manchar no sol. Enxágue bem todos os resíduos de sabão e produtos, resultando em uma boa limpeza sem agredir a pintura externa.

É interessante que você faça a limpeza do ar condicionado também antes da expedição. Mas como se trata de um equipamento mais técnico, que necessita da troca do filtro, é recomendável que você leve até um especialista para fazer a higienização.

O que não esquecer para uma expedição off-road?

Com o carro limpo, o próximo passo antes de pegar a estrada é conferir todos os itens essenciais para sua expedição off-road. Não se esqueça que você estará longe da civilização, então é importante ser precavido. Coloque na mochila:

  • roupas extras – calças, shorts, camisas;
  • itens de localização – mapas, gps etc;
  • acessórios – óculos, luvas, chapéu;
  • itens para o cuidado com o carro – panos, produtos, peças extras.

Em relação à alimentação, o mais interessante é contar com uma geladeira veicular dentro do carro. Assim, você garante frutas, sobremesas, água e sucos em bom estado de conservação a todo o momento. Como se trata de um refrigerador específico para veículos, o aparelho funciona diretamente na bateria, sem necessitar de instalações extras.

Além de todos os tópicos tratados acima, é preciso ter em mente que outros itens também vão demandar sua atenção com limpeza, como a própria geladeira, o fogareiro, a barraca utilizada, entre outros.

Enfim, seguindo as nossas dicas você conseguirá aproveitar ao máximo a expedição off-road, tendo apenas boas lembranças da experiência. Não se esqueça também de avisar  amigos e familiares qual a região da expedição, possibilitando que você tenha apoio rápido em casos de emergência. Tomando todos os cuidados, é só começar a aventura.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e confira agora as diferenças entre viajar de carro e de motorhome.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário