Veja como melhorar o atendimento do frentista de posto de gasolina e aumentar o faturamento

7 de março de 2022
Veja como melhorar o atendimento do frentista de posto de gasolina e aumentar o faturamento

Hoje, o consumidor não vai até um posto de combustível apenas para abastecer o carro. Ele também vai para trocar óleo, tomar café e comprar acessórios. E isso é ótimo porque agrega valor ao negócio. Mas, qual a relação com o atendimento do frentista de posto de gasolina?

É simples: se esse profissional não sabe vender os produtos que estão ali, então, não se tem valor agregado nessa estratégia. Portanto, se atualmente o consumidor de um posto compra mais do que o combustível, o ideal é que os frentistas saibam o que oferecer a mais para eles.

Nos próximos tópicos, você vai ver dicas importantes de como montar uma equipe de frentistas que atuem em comunhão com o seu objetivo: de aumentar o faturamento da rede através das revendas de produtos. Continue lendo e descubra as melhores dicas.

A revenda de produtos automotivos em postos de combustíveis

Em todo o país, não é raro encontrar um gestor de uma rede de postos de combustíveis que não está satisfeito com o atendimento do frentista de posto de gasolina. Eles acreditam que aquele profissional poderia vender mais. De fato, eles poderiam.

Mas, a pergunta é: o que esse gestor tem feito para mudar o cenário? Em um primeiro passo, saiba que ter produtos de qualidade para a revenda é importante. Afinal, muitos produtos automotivos podem ser vendidos nas unidades desta rede de postos.

No entanto, em um próximo passo, também é importante investir no treinamento e na capacitação desses funcionários. O resultado será visível e impactante para o faturamento das unidades, dos postos e de toda a rede.

O atual cenário dos postos de combustíveis

Em postos de combustíveis bandeirados, as unidades esperam que os treinamentos aconteçam a partir do incentivo das distribuidoras. E, em alguns casos, isso até pode acontecer. Só que existe um entrave: a rotatividade dos frentistas é alta.

Dessa forma, nem todos os frentistas contratados, devido à urgência de assumir o cargo, conseguem fazer os treinamentos mais completos e mais focados nas vendas. Assim, acabam sempre com aquela ideia de “aprender na prática”, sem ter tido uma teoria antes.

Já os postos que não são bandeirados, isto é, de bandeira branca, possuem dificuldade em criar os programas de capacitação contínua e regular para os seus profissionais. Assim, na melhor das hipóteses, eles acabam contratando consultores externos para as aulas.

Por que treinar os frentistas para formar um verdadeiro time de vendas

Sem treinamento, qualquer profissional se sente inseguro para atuar em alguma função. Afinal, como é que eles vão vender um produto se não conhecem o produto? O resultado é um esforço de venda negativo, isto é, o medo de vender.

Frentista de posto de gasolina

Seja por insegurança ou medo, o atendimento do frentista de posto de gasolina acaba não sendo o melhor que poderia. A maioria prefere não arriscar fazer a venda de um produto errado para que o consumidor, que quase sempre tem razão, não volte e reclame dele.

Sem esse conhecimento, o colaborador não vai conseguir bater as metas de vendas. Inclusive, pode ser que ele nem tenha interesse nisso. Então, além de prejudicar o faturamento, os gestores ficam com a impressão de que o investimento nos produtos foi em vão.

As vantagens de treinar o frentista para ser vendedor

Ninguém precisa ir muito longe para notar que os consumidores estão cada vez mais exigentes, certo? Isso também vale para o setor dos postos de combustíveis. Com esse viés, o ideal seria ter uma equipe de frentistas que são vendedores para atender o público-exigente.

Com a concorrência acirrada, um gestor precisa entender a necessidade de se trabalhar com a revenda de produtos automotivos para aumentar o faturamento. É aquela ideia de agregar valor ao negócio. Isso pode aumentar muito as margens de lucro da rede.

Então, o que fazer para vender mais em um posto de gasolina? Além de ter os produtos, o próximo passo é ter uma equipe de frentistas que saibam vender. Isso é possível através de cursos, treinamentos, capacitações e até mesmo estágios.

Na entrevista de emprego, explique o que faz um vendedor frentista

Um vendedor frentista ou vendedor de pista, como muitos dizem, é um novo profissional. A partir desse conceito, o atendimento do frentista do posto de gasolina mudou. Ele não tem a única e exclusiva função de abastecer carros, motos e caminhões.

Se um posto de combustível se tornou um lugar conveniente para a compra de vários produtos, então, esse pode ser um ótimo negócio para vender lubrificantes, aditivos, fluídos, palhetas e vários tipos de acessórios, como as geladeiras automotivas.

Sabe aquela sensação de ser bem atendido e encontrar o que você procura? É sobre isso que se trata um bom atendimento. Vender não é sobre impor um preço e fazer a cobrança. Em um posto, vender é atender às várias necessidades do consumidor.

Por que incluir a geladeira automotiva da Elber na sua revenda?

Existem vários motivos para considerar a revenda de uma geladeira automotiva da Elber. Os primeiros dizem muito sobre a nossa empresa. Estamos há muito tempo na estrada e fomos os criadores da geladeira para caminhão que pode ser instalada na carroceria, nos tornando parceiros dos caminhoneiros, um dos seus principais clientes.

  • Outra coisa é que temos uma grande variedade de geladeiras automotivas, como aquelas que são para vans, para ônibus, para motorhome, para jeeps, para trens e muito mais. Obviamente, temos as geladeiras portáteis para quem vai fazer uma viagem de carro, que é mais longa.

Além de sermos uma marca reconhecida e com uma grande variação de produto, você que é gestor de um posto de combustível já entendeu uma coisa: atender bem os clientes é essencial para aumentar o faturamento da sua rede. E as nossas geladeiras agregam valor a essa ideia.

Se você ainda não conhece os nossos produtos, faça isso agora mesmo.

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