Área gourmet no barco: conheça algumas informações ao montar a sua cozinha

24 de novembro de 2022
Área gourmet no barco: conheça algumas informações ao montar a sua cozinha

A partir do momento que você decide adquirir um barco, diversas ações devem ser pensadas e feitas. Como por exemplo, a montagem da sua área gourmet com equipamentos e decorações que está buscando. Um ponto importante nessa jornada é entender que o barco incorpora nossa identidade, hábitos, gostos e, por isso, precisa ser aconchegante. 

Para te auxiliar nessa escolha, trouxemos algumas informações de espaços gourmet para você. 

Continue lendo!

 

Cozinha e Área Gourmet 

Cozinhar é sinônimo de hobby, terapia, lazer, momento de confraternização dentro e fora de casa. Por exercer um papel relevante e movimentado na vida das pessoas, o investimento em cozinhas e áreas gourmet tem sido cada vez maior. E claro, nos barcos essa realidade não é diferente, principalmente ao pensar que em longas viagens, você precisa ter um espaço equipado e preparado para acolher e assegurar sua alimentação. 

Alguns itens que você precisa se atentar na hora de planejar seu espaço, seja você montando ou contratando alguma empresa, são:

  • Cozinha equipada com itens em inox, como torneiras e pias
  • Bancada para preparar os alimentos
  • Escorredor de louças
  • Armários e gaveteiros
  • Fogão, preferencialmente por indução, para tornar o ambiente mais seguro e otimizado
  • Microondas
  • Churrasqueira
  • Exaustor
  • Por último, mas não menos importante, a geladeira.

 

Esse último item é essencial que siga algumas características ideais para embarcações para que possa seguir uma viagem abastecida e preparada. Dessa forma, é aconselhável que seja uma geladeira em 12V/24V, com estrutura em inox, que possa ser utilizada em locais com movimentações e balanços, sempre com segurança, economia energia, sem necessidade de inversor, e claro, com durabilidade.  

 

Planejamento e decoração

Um planejamento de embarcações deve iniciar pelo tamanho disponível e de investimento que cada pessoa pretende fazer. Por exemplo, em barcos até 40 pés, a cozinha costuma ser otimizada, com poucos elementos, o que geralmente torna o projeto um pouco mais complicado, pois precisa estar completa, organizada e eficiente com pouquíssimo espaço. 

Ótimas opções para esse estilo de cozinha são equipamentos que possam ser embutidos, que sejam 2 em 1 (como armários que aceitam a instalação de pias), aberturas de portas e janelas de forma estratégica, priorizando equipamentos extremamente essenciais (como pia, geladeira e fogão). E também, elementos como a churrasqueira que pode ser pequena e utilizada para fora do barco. 

De 40 a 60 pés

Os ambientes de uma embarcação de 40 a 60 pés são grandes, porém não possuem espaço sobrando. Eles permitem mais flexibilidade, podendo aumentar a quantidade de itens, como microondas, lava-louças, uma mesa extra que pode ser transformada em bancada, entre outros. 

Nestes modelos de cozinha, é possível trazer equipamentos maiores também, como geladeiras e fogões mais espaçosos, tudo isso dentro do barco, permitindo um espaço mais aconchegante durante a noite ou quando se quer relaxar fora do sol. Além de permitir expandir o número de ambientes, como uma cozinha e uma sala. 

Acima de 60 pés

Os barcos de grande porte são os mais fáceis de planejar pois permitem grande variação de ideias, seus ambientes são extensos e o investimento pode ser alto. Aqui, acontecem as uniões de espaços diversos, permitindo salas, cozinha, quartos e área gourmet todas em sincronia. Nestas embarcações, o número de acessórios não é tão restrito, ficando cada vez mais semelhantes aos espaços que são utilizados em casas convencionais, com diversos utensílios. 

Neste cenário, a cozinha aceita diversas configurações como também desmembramentos, existem opções de selecionar um espaço para a cozinha geral, com todos os equipamentos, um local mais próximo do piloto com geladeira própria, por exemplo, permitindo a mobilidade dos passageiros e acesso aos elementos em toda a embarcação.

 

Agora que você pôde conhecer um pouco mais sobre os estilos de cozinha, seus principais utensílios e equipamentos, está na hora de começar a planejar.

Se curtiu essas informações, leia também o nosso conteúdo: Cozinhando a bordo: Dicas de como realizar as refeições no seu barco

Até a próxima.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário