10 dicas para aumentar as vendas na autopeça

12 de dezembro de 2022
10 dicas para aumentar as vendas na autopeça

Uma pesquisa indicou a retomada rápida no segmento de peças para automóveis – o estudo está no fim do texto. Por isso, essa é a hora certa de conhecer as melhores dicas para aumentar as vendas na autopeça e tornar essa retomada ainda mais veloz.

Se você é dono ou gerente de uma loja de autopeças, esse artigo foi feito para você. Abaixo temos dicas comerciais que fazem muito sentido para esse mercado e condizem com o atual momento em que estamos vivendo. Arregace as mangas e boa leitura!

A reestruturação do setor de autopeças

O setor de autopeças é fundamental para todo o mercado de carros, motos, caminhões e todos os outros tipos de automóveis. Esse é um mercado que vem desde o surgimento da indústria automobilística, lá no século 19. Naquela época a reposição de peças se tornou uma realidade para as novas frotas que surgiam.

Atualmente, as empresas de autopeças se tornaram essenciais para o bom funcionamento de todo o mercado automobilístico. Assim, não atua apenas com as peças de reposição e componentes, mas também com outros serviços que podem ser oferecidos, como revisões e até mesmo laudos.

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O fato é que esse segmento se reestruturou ao longo dos anos. O que quer dizer que apenas as empresas que acompanham as tendências e fazem investimentos inteligentes conseguem obter bons resultados. Portanto, a partir de um ambiente tão promissor, faz sentido aprender técnicas para aumentar as vendas na autopeça.

As melhores dicas para aumentar as vendas na autopeça

Antes de iniciarmos o primeiro tópico, isto é, a primeira dica é muito importante saber que elas foram selecionadas a partir da identificação de que os clientes atuais possuem critérios e interesses que são bem diferentes daqueles do século 19. Hoje, os consumidores são mais ativos, o que exige mais atenção dos vendedores.

1 – O atendimento ao cliente

Essa pauta se encaixa em praticamente todos os temas que têm relação com o sucesso de uma loja de autopeças, do faturamento ao marketing. Isso porque quando o consumidor se sente confortável em um lugar e se sente bem atendido, ele indica o lugar para outras pessoas.

Além disso, a chance de ele retornar é muito grande, sendo um fator decisivo também na fidelização do cliente. E há outros milhares de motivos para se investir no bom atendimento ao cliente e na experiência do usuário. Por isso, é a nossa dica número um.

2 – A capacitação da equipe

Para concluir o tópico anterior, saiba que o atendimento será bem-feito apenas depois de treinamentos e capacitações. Esse tipo de investimento deve focar não apenas na venda técnica, mas especialmente na compreensão do comportamento do consumidor.

Todas as equipes devem estar preparadas para fazer os atendimentos e não apenas os vendedores. Dessa forma, vale muito a pena investir em atualizações e aprimoramentos durante o decorrer do ano, fazendo com que todo quadro de funcionários conduza os clientes às vendas.

3 – O controle do estoque

Mais uma dica comercial e de gestão é a que menciona o controle de estoque. Uma loja precisa ter um bom estoque dos produtos que mais são comercializados porque em caso contrário isso poderia resultar em perda de vendas e de clientes.

Nessa hora, é interessante que se faça estudos de mercado e o uso de tecnologias que permitam análises para entender os pontos importantes. Entre eles, os períodos sazonais, o mercado consumidor, os produtos mais rentáveis e os mais vendidos também. É importante adequar o estoque para isso.

4 – A variedade de peças e produtos

No início do artigo vimos que uma loja de autopeças não trabalha apenas com os produtos de reposição. Então, uma boa parte do faturamento vem de outras fontes, como é o caso de equipamentos e acessórios que trazem conforto para os motoristas.

Um bom exemplo é a geladeira automotiva, ideal para viagens. Ela permite que, independente da região do país ou da distância, o motorista tenha sempre alimentos e bebidas disponíveis em temperaturas refrescantes. É um ótimo produto para agregar valor ao seu negócio.

5 – A escolha dos fornecedores e parceiros

Como vimos acima, manter um cliente feliz indica aumentar as vendas na autopeça em um futuro próximo porque ele vai voltar a comprar com você. E para essa satisfação do consumidor, uma próxima dica tem a ver com a escolha das peças e produtos disponíveis.

É muito importante avaliar além do preço. Os consumidores atuais estudam o custo-benefício de tais itens. Assim, que eles não querem aqueles que dão dores de cabeça, mas os que solucionam os seus problemas de maneira eficaz. Por isso, escolha os melhores fornecedores.

6 – O investimento marketing digital

Em um primeiro momento, falar em investimento pode soar como um gasto, só que isso não é verdade. A ideia de destinar recursos para o marketing digital faz muito sentido para ter presença digital e colher os bons frutos disso, como o aumento das vendas.

Esse tipo de estratégia é interessante porque os consumidores usam a internet para encontrar respostas e fazer pesquisas sobre os produtos. Logo, quanto mais bem posicionado você estiver, maior a geração de autoridade e, consequentemente, a confiança do consumidor.

7 – Os canais de atendimento

Para complementar o que lemos acima, considere que as pessoas usam todo tipo de canal de comunicação, mas especialmente os digitais. Por isso, mesmo que você ainda não tenha feito anúncios pagos nas mídias sociais, vai precisar ter o atendimento online.

Ele pode ser usado para cotação de preços, tirar dúvidas, saber sobre prazos de pagamento ou até mesmo para o envio de promoções e ofertas. Por exemplo, o WhatsApp, o Instagram e o próprio e-mail, que pode ser usado como ferramenta de pós-venda.

8 – Os programas de incentivos às compras

Neste tópico é possível pensarmos em diversos exemplos de programas que podem ser usados de forma assertiva para atrair e fidelizar clientes. O de fidelidade é um deles. Assim, cria-se uma estratégia focada em beneficiar o consumidor, garantindo novas vendas.

O que o cliente ganha com esses programas? Os benefícios podem variar, também. Geralmente, há garantias estendidas, bônus em descontos ou até mesmo o programa de dinheiro de volta (cashback).

9 – A chance de escalar as vendas

Essa é uma dica que passa despercebida pela maioria dos lojistas de peças de automóveis. Ao se estudar, planejar e criar campanhas para vender mais, eles acabam esquecendo que é preciso ter uma base para permitir esse crescimento, da venda em grande escala.

Sendo assim, fica o alerta para que você considere minuciosamente todos os tópicos acima, da escolha do fornecedor de produtos até os investimentos em marketing digital para criar um negócio que venda cada vez mais e tenha uma base sólida para permitir esses passos maiores.

10 – A possibilidade de vendas online

Antes de terminar todas as dicas, temos uma reflexão importante. O mercado de vendas online possibilita que muitas lojas de peças automotivas alavanquem as vendas e o lucro. Ainda mais com as tendências dos marketplaces. 

O que quer dizer que essa também é uma possibilidade para você. Oferecer os produtos em estoque para pessoas que estão o tempo todo navegando na internet é sim uma realidade. No entanto, é um tipo de investimento que vai exigir um bom planejamento.

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As projeções para o mercado de autopeças

Para terminar o texto, temos algumas informações reais e positivas sobre esse mercado que foram disponibilizadas a partir de um estudo da KPMG e revelou tendências para as empresas que atuam nesse segmento. Então, veja as afirmativas:

  • As vendas de peças e serviços para veículos retomam em 2022
  • A recuperação em alto nível vai ser até 2024
  • Nem todos tipos de peças e marcas se recuperam ao mesmo tempo
  • Haverá a criação de riscos e oportunidades
  • As empresas devem ter um olhar mais estratégico

E as frases foram ditas considerando um período de pandemia, apontando que esse setor terá recuperação mais rápida do que as tendências históricas. “Dados apontam que uma porcentagem significativa dos veículos atingirá a necessidade de consertos”. 

A autopeça está preparada para alçar voos mais altos?

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