5 erros na gestão da autoelétrica que você precisa evitar para lucrar mais

22 de novembro de 2022
5 erros na gestão da autoelétrica que você precisa evitar para lucrar mais

A boa gestão empresarial pode ser representada pelo conjunto de ações que resultam na administração de recursos que integram todas as áreas do negócio. Neste conteúdo, você vai ver quais os erros mais comuns que impedem os empresários de fazerem uma boa gestão da autoelétrica.

Afinal, nem sempre as falhas vão vir da falta de planejamento ou da criação de objetivos minuciosos para os próximos meses do ano. Em boa parte das vezes, são os pequenos detalhes que fazem a diferença, como o não oferecimento de um serviço personalizado, que vai garantir a satisfação dos clientes.

1 – A falta das boas práticas de gestão financeira

É comum que uma autoelétrica tenha colaboradores que são verdadeiros “faz-tudo”. Um comprador pode assumir a missão de controlar toda a área financeira, como das vendas, do lucro e das análises mensais de faturamento. Muitas vezes, ele é o dono do negócio.

Essa acaba sendo uma medida necessária para essas empresas que são iniciantes, ao passo que a contratação de novos profissionais vai acontecer com o tempo e com o sucesso do negócio. O erro está em deixar de lado as boas e necessárias práticas sobre essa área da autoelétrica.

gestão da autoelétrica

Um bom exemplo vem do fluxo de caixa, que precisa ser feito de forma minuciosa. A entrada e saída dos recursos financeiros vai dizer muito sobre a saúde da empresa. O estudo posterior deve identificar os gastos supérfluos, assim como criar insights sobre novas fontes de renda. Ou seja, ainda que seja o “faz-tudo” do seu negócio, jamais deixe de lado a administração das finanças.

Aliás, o controle do fluxo de caixa é apenas uma das boas práticas da gestão financeira na autoelétrica. A pessoa responsável por essa área também deve estar atenta à organização do estoque, emissão de notas fiscais, os dados das vendas e outros temas importantes.

2 – O não investimento na capacitação dos colaboradores

O segundo ponto é um tipo de dica número 1 para todas as empresas de todos os setores. A capacitação dos colaboradores vai dizer muito sobre o sucesso ou o fracasso de um negócio. Isso porque quando lidamos com consumidores, o atendimento tem que ser excelente.

O erro está em não investir na capacitação dessas pessoas que vão representar a sua marca, a sua história e a sua autoelétrica. Eles precisam estar atualizados sobre as melhores técnicas de atendimento ao cliente, assim como terem conhecimento sobre serviços e produtos.

As melhores práticas de vendas indicam que o cliente bem-atendido vai trazer lucro para o seu negócio. Além disso, eles se tornam influenciadores do seu negócio – porque eles passam a recomendar a sua marca para os conhecidos, como amigos e parentes.

Os colaboradores possuem papel importante até na organização do pátio da autoelétrica.

A pergunta é: como treinar, capacitar e motivar os funcionários? Atualmente, existem várias formas de fazer isso, como oferecendo bônus pelas vendas realizadas, ofertando salários acima da média e permitindo outras valorizações pelas quais eles prezam.

3 – O uso de equipamentos e peças de pouca qualidade

Outra dica de gestão da autoelétrica que pode ser um grande entrave para os novos negócios e, por isso, exige muita atenção tem a ver com os equipamentos usados e as peças oferecidas aos consumidores. Hoje, os consumidores estão atentos a tudo. E é importante saber disso.

Sendo assim, por mais que ainda se tenha muito interesse pela relação custo-benefício, as melhores estratégias são voltadas à valorização do que a sua empresa tem a oferecer. As pessoas se sentem bem e felizes quando notam resultado em uma compra.

Na prática, fazer o serviço de manutenção elétrica em um carro com produtos de reposição de qualidade inferior não será bem-visto porque em pouco tempo aquele mesmo veículo vai retornar na sua autoelétrica. Esse problema gera dor de cabeça para o cliente.

E, ao mesmo tempo que o seu cliente pode ser um influenciador da sua marca, ele também pode fazer o papel oposto: de ser um vilão ao disseminar as informações negativas sobre os seus serviços prestados. Então, uma boa dica é: nunca abra mão da qualidade.

4 – A falta de investimento em marketing digital

Todas as pessoas estão conectadas na internet nos dias atuais. O Brasil tem mais smartphones do que gente. Logo, a sua presença no digital se faz necessária, ainda que a sua autoelétrica não tenha a estratégia de realizar vendas online. Estar online é mais do que isso.

gestão da autoelétrica

O investimento no marketing digital para uma empresa como a sua tem a ver com oferecer um atendimento rápido pelo WhatsApp ou no Instagram. Do mesmo modo que anunciar promoções e ofertas para que as pessoas possam ver na palma da mão.

Na sua página do Google, as pessoas podem comentar (positiva ou negativamente) sobre como se sentiram ao levar os veículos na sua autoelétrica. Quanto mais positivos os comentários, maiores as chances de você ter novos clientes a cada dia.

O mercado desse tipo de empresa ainda não absorveu todas as vantagens que esse posicionamento digital pode gerar para ele. O que quer dizer que você tem uma ótima oportunidade de se destacar, se diferenciar e ter um novo meio de divulgação.

5 – A falha na personalização de serviços diferenciados

Essa é uma dica de gestão da autoelétrica que vai te impressionar pelo fato de que, pode ser, que você nunca tenha pensado nisso antes. E ela faz muito sentido porque permite criar fontes de rendas a mais além dos serviços que você já oferece na sua empresa.

O primeiro ponto é levar em consideração que quanto mais serviços estão disponíveis, maiores as chances de agradar o cliente e atender a mais consumidores. E uma loja como essa pode oferecer a revisão do motor aos vidros elétricos, alarmes, iluminação e muito mais.

O segundo ponto é sobre a chance de criar serviços personalizados para o seu público. Esse sim pode ser um diferencial de mercado que vai fazer uma grande diferença na estratégia do seu negócio, permitindo a fidelização de clientes, aumento de vendas e lucro.

Mas, o que seria criar serviços personalizados e exclusivos? Existem vários exemplos que se encaixam nessa resposta. Mas, hoje, a gente vai mencionar um que pode mudar os rumos da sua autoelétrica: a instalação de geladeiras automotivas.

O serviço de instalação de geladeiras automotivas

Esse é apenas um exemplo que prova como é possível oferecer serviços diferenciados na sua autoelétrica, o que é uma dica de gestão de negócios e vendas interessantíssima.

As geladeiras para caminhões são equipamentos fundamentais para caminhoneiros e motoristas que fazem longos percursos entre as estradas brasileiras. Isso porque permite mais conforto e economia durante as viagens. É um produto com ótimo custo-benefício.

Ao mesmo tempo que se tem o lucro da venda de tais equipamentos, a sua autoelétrica também pode oferecer o serviço de instalação deles. Assim, aumenta-se o valor agregado do seu negócio, já que o consumidor sai da sua empresa com a geladeira instalada.

Hoje em dia, o que se vê no mercado são empresas que não se atentem a esses detalhes que potencializam o lucro. É um erro comum de acontecer, mas que você pode evitar ao ter uma visão mais estratégica de serviços agregados ao seu negócio.

Conheça mais das geladeiras para caminhão da Elber

A Elber é uma fabricante de geladeiras para caminhões muito conhecida. Aliás, a mais conhecida por ter sido pioneira nesse tipo de equipamento. Oferece o melhor preço de revenda para os seus parceiros de negócio e uma garantia de 2 anos nos produtos.

Se você se interessou por esse tema e também acha que oferecer serviços personalizados na sua autoelétrica é uma falha que não pode mais acontecer, leia o catálogo de produtos da Elber. Assim, descubra como ter esse diferencial competitivo no seu mercado.

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