Lucro na auto elétrica - 7 dicas para vencer a concorrência

12 de julho de 2022
Lucro na auto elétrica - 7 dicas para vencer a concorrência

Com os investimentos dos grandes auto centers no mercado, os pequenos negócios se viram obrigados a inovar de alguma forma para se manterem no páreo. Para quem acabou de abrir a própria empresa nessa área ou busca formas de aumentar o lucro, há uma boa notícia.

Essa notícia é: dá para vencer a concorrência desses grandes players do mercado de uma maneira muito simples e barata. Como? Entendendo quem é o seu público-consumidor e avaliando as novas exigências desse consumo moderno. Sim, nós vamos te ajudar com isso.

As 7 dicas para ganhar e fidelizar clientes o ano todo

Parece ousado demais quando a gente diz que essas são dicas que vão ajudar você a ganhar e fidelizar clientes “o ano todo”. No entanto, no final da leitura, será possível notar que o que temos aqui é uma espécie de guia para ter sucesso na auto elétrica. São dicas valiosíssimas!

1 – A qualidade dos serviços

Todas as vezes que um motorista procura por uma auto elétrica, o que ele quer, em um primeiro instante, é o conserto do seu veículo, certo? Por isso, não dá para abrir mão da apresentação de um serviço de qualidade, que nada mais é do que cumprir o objetivo.

Para quem não entende a importância disso, considere que um cliente insatisfeito vai trazer um efeito negativo muito grande para o negócio. Isso porque ele vai deixar de frequentar a sua auto elétrica assim como vai comentar da experiência negativa que teve com outras pessoas.

Curiosamente, essa informação pode ser vista também nas grandes empresas. Isso porque com a popularização da internet, hoje é muito fácil saber se uma marca tem boas recomendações ou não. E uma negativa no Facebook ou no Reclame Aqui pode custar caro.

2 – O conhecimento técnico

Um tanto quanto complementar ao que acabamos de mencionar acima, o conhecimento técnico se faz essencial para que esse serviço seja de qualidade. Logo, independentemente do tamanho da sua empresa, ela precisa contar com profissionais capacitados.

E mesmo quando essas pessoas não entendem por completo todos os serviços que você oferece, eles podem aprender. Uma boa ideia é sempre investir em cursos de capacitação e especialização, até mesmo porque as novas ferramentas e métodos surgem a cada tempo.

Também é possível encontrar um monte de experiências negativas na internet sobre isso. É quando o cliente nota que o serviço não foi bem feito porque o profissional não sabia muito bem como fazer ou quais ferramentas usar, sabe?

3 – O atendimento ao cliente

Agora vem uma dica que vale mais do que ouro. E ajuda a entender porque, cada vez mais, o mercado de trabalho de modo geral está buscando pessoas com habilidades interpessoais e de bom relacionamento para ocuparem as funções nas empresas.

Vamos supor que até aqui os dois tópicos acima sejam positivos para o seu negócio. Ou seja, você tem profissionais capacitados e que prestam serviço de qualidade. É um bom começo. Porém, se ele não tiver uma boa comunicação com o seu cliente, a auto elétrica vai perder.

Hoje em dia, em nenhum lugar do mundo, existe alguém que quer ser maltratado. Aliás, nem precisa de tanto. A gente sabe que o consumidor moderno exige mais do que um serviço bem prestado: ele quer atenção, detalhamento, pessoalidade e envolvimento.

4 – Os canais de comunicação

A nossa dica número 4 também envolve a relação do serviço e do atendimento ao cliente. A palavra-chave aqui é a da comodidade. E quer saber a verdade? É aqui que muitas pequenas auto elétricas perdem espaço no mercado. Simplesmente por não oferecerem opções.

Um negócio grande acaba investindo muito mais no famoso omnichannel. Ou seja, uma cartela variada de canais de comunicação direta com o cliente. Tem o chatbot, tem o WhatsApp, tem o Messenger, o Facebook, o e-mail, o telefone e assim por diante.

Mas, por que isso importa para o lucro da empresa? Porque essa otimização é favorável para o seu cliente. Ele quer receber uma mensagem no celular sobre quando deve fazer manutenção do carro, por exemplo. Além de poder tirar dúvidas no WhatsApp e não pelo telefone.

5 – Os prazos de entrega

Agora, um ponto que exige muita atenção. A verdade é que não se pode abrir mão da qualidade no serviço, nem do atendimento ao cliente ou da comunicação mais tradicional (como por telefone) para ter um prazo de entrega mais rápido.

Porém, está longe de ser uma possibilidade o carro de um cliente ficar parado por vários dias na sua auto elétrica. O carro é um meio de transporte que é usado dia a dia. Assim, o carro parado significa um monte de perdas para o seu cliente e, talvez, para você.

Ah, vale a pena a gente mencionar um ponto curioso aqui. Uma auto elétrica de veículos pesados, como caminhões, também deve ter esse diferencial: agilidade. Afinal, caminhão parado é sinônimo de dinheiro parado também, certo?

6 – O variado mix de produtos

Até aqui pode ser que, na prática, você já tenha notado os benefícios das 5 dicas que demos acima porque elas são comuns no dia a dia de uma auto elétrica. Só que a partir de agora vem um fato que pode aumentar as suas vendas de maneira inteligente.

O que você vende além dos seus serviços? É comum que você lide o tempo todo com sistemas de iluminação, de som, baterias, motor, vidros, etc. E se você pudesse vender equipamentos automotivos na sua auto elétrica? Isso agregaria muito valor para o negócio, não acha?

Essa é a ideia de ter um mix de produtos. Vamos a um exemplo. Se você atende a motoristas de caminhão, que tal revender geladeiras automotivas. E você ganha também na instalação dela. Ou seja, isso aumenta muito o ticket médio da venda dos serviços que você tem.

7 – A escolha dos fornecedores

A última dica é um complemento ao que falamos antes. Nesse caso, o que temos é um cuidado. Porque a sua revenda de produtos não pode gerar dores de cabeça para o seu negócio. A ideia é justamente oposta: agregar valor.

É por isso que se deve avaliar muito bem os seus fornecedores. Descubra aqueles que possuem garantia, que tem produtos conhecidos no mercado e que permita ao seu negócio um bom lucro para cada nova venda feita.

Para cada tipo de item ou equipamento que a sua auto elétrica vai oferecer, o mais indicado é uma nova pesquisa sobre esses fornecedores. Porque, de fato, existe a chance de aumentar o lucro da empresa com isso, o que só vai acontecer se você tiver bons parceiros.

Conclusão: dá para vender mais com técnicas simples

Dessa forma, com apenas 7 dicas simples e que existem há muito tempo no mercado, a gente viu que é possível aumentar o lucro de um negócio como uma auto elétrica. E tudo foi baseado naquele princípio que falamos acima: entender o público-consumidor.

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