Segurança a bordo: como ter uma viagem tranquila com a embarcação

27 de julho de 2022
Segurança a bordo: como ter uma viagem tranquila com a embarcação

Já falamos aqui no blog sobre aonde ir e o que levar para uma viagem a bordo. Mas, nada disso pode ser feito sem antes seguir os cuidados necessários com sua embarcação, mantendo a segurança a bordo. 

Neste artigo buscamos solucionar algumas dúvidas e colocar as atitudes mais seguras para se ter no seu passeio. 

Vamos lá?

 

Medidas gerais

-Evite estar próximo aos banhistas, os condutores devem transitar em áreas acima de 200 metros de distância da praia. 

-Leve apenas o limite de passageiros no barco, como também tenha essa informação em algum local visível da embarcação. 

-Tenha disponíveis coletes salva-vidas para o número certo de pessoas. Caso algum passageiro não saiba utilizar o equipamento, peça que o marinheiro demonstre. 

-Fique atento também às sinalizações e luzes dos barcos à sua volta.  

-Tome cuidado ao ancorar ou passar próximos de outros barcos para que não ocorram colisões

-Evite espaços muito pequenos, como canais estreitos e sem iluminação. 

-Toda a precaução e segurança é necessária quando o assunto é navegar sob as águas. 

 

Manutenções e revisões

Antes de qualquer coisa, sua embarcação deve estar com todas as manutenções e revisões feitas, em dia. Não basta apenas cuidar quando for utilizar o barco, pois ele pode adquirir problemas devido a sua falta de uso e cuidados periódicos.

E lembre-se, não faça gambiarras ou tente fazer consertos de última hora, leve apenas em profissionais qualificados e que possam ter o tempo necessário para cuidar do seu barco. 

Revisões e vistorias rigorosas são essenciais para sua segurança. Mesmo com as manutenções necessárias, esses processos precisam ser feitos antes de qualquer viagem, desde uma checagem completa de equipamentos como coletes, botes, extintores à sistemas técnicos da embarcação, como o rádio, combustível, baterias, nível de óleo, líquido de resfriamento e outros.

Verifique também se o barco não possui nenhum vazamento, buraco ou fissura que possa causar danos e tornar a viagem arriscada. 

Para mais informações de utensílios de segurança, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro fez tabelas para cada setor com o que precisa providenciar .

 

Planejamento e organização 

Para aproveitar ao máximo sua viagem sem nenhum tipo de problema, prepare sua rota conforme a previsão do tempo das regiões que busca visitar. Atualize seu cronograma com base nas indicações de mudanças climáticas. Conheça, um pouco, a “reação” das correntes marítimas e dos ventos na região pela qual deve viajar. 

Um ponto interessante, deixe seu cronograma com alguma pessoa que confie e que possa te auxiliar caso necessite e esteja em alto mar, essa pessoa terá noção de sua rota e por onde começar a ajudar.

 

Segurança e prudência ao conduzir 

Em alto mar, a atenção deve ser redobrada, pois as condições externas são muitas e em grande parte estão fora do controle de qualquer pessoa. Por isso, realize as manobras corretas e conscientemente.

Siga a velocidade instruída sem exagerar e tenha em mente o tempo de reação a obstáculos, como por exemplo, não colidir com nada, como rochas e outras embarcações, deixar cair algum objeto que possa ferir os banhistas ou passageiros, entre outros. 

E claro, o comando da embarcação deve ser feito sempre por alguém que possua a habilitação correta e não esteja sob influência de nenhum tipo de bebida alcoólica e drogas.  O consumo excessivo de álcool não deve ser praticado por ninguém a bordo, pois pode prejudicar qualquer tipo de reflexo e ações rápidas em casos de emergências, além de causar, possivelmente, atitudes perigosas na embarcação. 

 

Essas são algumas atitudes essenciais para quem gosta de navegar e aproveitar ao máximo essa experiência. Cuide bem de sua segurança e dos outros, lembre-se que a atenção aos detalhes é o que faz diferença nessas horas. Leia também o nosso blog “Passeio de barco: Principais erros de uma navegação imprudente“.

Esperamos que desfrute destas informações e de sua jornada, e compartilhe conosco esses momentos pelas redes sociais

Até a próxima!

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário