Aprenda como atrair caminhoneiros e fidelizar eles com essas 7 dicas

24 de março de 2023
Aprenda como atrair caminhoneiros e fidelizar eles com essas 7 dicas

Esse é um público que precisa de atenção especial. Sendo consumidor, o motorista de caminhão vai comprar algum produto ou serviço em algum momento. A pergunta é: como atrair os caminhoneiros e, após isso, fazer vendas recorrentes para eles?

A melhor forma de conseguir êxito nesse objetivo é estudando o seu público-alvo. Inclusive, há pesquisas que citam o “novo perfil do caminhoneiro”, que possui diferentes formas de consumo e entender essa prática ajuda muito nas vendas.

Conheça algumas estratégias comerciais que são muito simples e focadas nesse público. Será possível notar que a partir de pequenas mudanças e adaptações, a sua empresa estará mais perto de conseguir o sucesso com os caminhoneiros.

As melhores dicas para atrair e fidelizar caminhoneiros

Antes de tudo, lembre-se que a fidelização de clientes é uma questão de estratégia de negócios; sendo fundamental para manter uma loja lucrativa.

1 – O que vender para um caminhoneiro

Uma pergunta que faz muito sentido para conseguir os melhores resultados é saber o que os seus clientes e futuros clientes querem comprar. Existem muitos acessórios e equipamentos para caminhões interessantes para eles.

Por exemplo, ventiladores portáteis, carregadores solares, cafeteiras portáteis, câmeras de segurança, lanternas, suportes para celulares e GPS, kit de remédios e assim por diante. 

Também é interessante pensar na possibilidade de se criar um mix de produtos para comercializar; entre eles, acessórios, equipamentos e serviços. Depois, validar as melhores estratégias para eles e oferecer os diferenciais.

2 – O ambiente de vendas e atendimento

O ambiente, que envolve tanto a parte estrutural da sua loja como a organização dos produtos, também conta; podendo ser algo positivo ou negativo na visão do caminhoneiro consumidor. É claro que quanto mais espaço, melhor. Só que não adianta espaço sem ordem.

Então, opte por ideias otimizadas e estratégicas.

O importante é que todos que façam uma visita na sua loja possam se sentir à vontade, vendo limpeza e organização, além de poder observar os produtos e serviços de forma clara. A facilidade em encontrar o que precisa é interessante para o layout da loja. Pense nisso!

3 – Como é a vida dos caminhoneiros

A segunda dica tem a ver com conhecer o público-alvo. E quanto mais respostas a sua empresa tiver, então, maiores as chances de sucesso, também. Entre aquelas que podem gerar mais resultados, de forma rápida, há duas:

  • Como é a vida dos caminhoneiros e
  • O que o caminhoneiro gosta.

Obviamente, quanto mais se conhece dele e da rotina de trabalho, fica mais fácil entender como será possível ajudá-lo a ser mais produtivo, mais saudável e feliz na estrada. 

Um estudo aprimorado disso pode gerar a sua persona, que é como um perfil de cliente ideal. Isto é, uma forma mais personalizada e mais humanizada do que o seu público. 

Exemplo: o público pode ser o dos caminhoneiros. E uma persona pode ser um caminhoneiro, pai de família, na média dos 30 anos, com renda mensal de R$ 5 mil e assim por diante. 

É algo mais personalizado, portanto, permite que se entenda de modo mais aprofundado as suas necessidades.

E nessa persona você vai saber, por exemplo, sobre as preferências dele, a frequência das compras, os produtos mais desejados, o orçamento financeiro médio e, e especialmente, as maiores dificuldades que enfrenta durante a sua rotina. E quanto mais informações, melhor o posicionamento da empresa, como veremos adiante.

4 – A equipe bem treinada para o público

A partir da escolha dos produtos e do estudo do seu público, também é preciso corresponder ao que ele espera da sua empresa. Afinal, não basta você ter a solução se não conseguir entregar isso a quem tem o problema. E uma equipe preparada responde a isso.

Quer um exemplo real? Uma geladeira automotiva pode contribuir muito para a qualidade de vida dos caminhoneiros, sabia? Se um vendedor sabe sobre os benefícios dela, ele tem mais chances de vender o produto.

Para conseguir ter uma equipe bem treinada, a melhor alternativa vem de treinamentos e capacitações; o que pode acontecer de várias formas. Nem sempre será necessário criar aulas teóricas, com apostilas. Muitas vezes, uma semana de treinamento prático resolve.

Os seus colaboradores devem entender como é a vida dos caminhoneiros porque é a partir disso que conseguirão oferecer as soluções para eles. O seu vendedor será um elo entre o produto e o cliente e vai ter sucesso quando conseguir fazer esse “meio de campo”.

Aliás, a melhor campanha de marketing é aquela que faz com que o seu cliente saia da loja satisfeito, porque assim ele vai se tornar um dos seus melhores vendedores. Nesse mercado há muito disso, inclusive, os caminhoneiros possuem grupos de WhatspApp e Facebook onde trocam experiências.

5 – O bom atendimento ao cliente

A ideia do atendimento poderia estar no tópico acima. No entanto, é algo tão importante que separamos. É a partir do atendimento ao cliente que será possível atrair novos clientes e fidelizar os que já compraram antes. Todo mundo quer ser bem atendido.

A começar pelo fato de que esses motoristas viajam o país todo, o que indica haver concorrentes em várias partes do Brasil. Então, faça uma reflexão: o que faria com que ele comprasse na sua loja mais de uma vez? Se o atendimento for bom, o primeiro passo foi dado.

Ao entrar na sua empresa e se sentir valorizado e compreendido, ele vai voltar. Por isso, é necessário seguir os passos anteriores, como o treinamento da equipe e a escolha dos melhores produtos. E há aqui um detalhe que pode ser o seu diferencial de mercado: o digital.

Hoje é possível usarmos mecanismos digitais e online para iniciar, sustentar ou finalizar atendimentos. O bom atendimento não é somente estar bem apresentável e servir um cafezinho (ainda que possam ser boas estratégias). O fato é haver outras formas de fazer isso, como enviando mensagens de parabéns, dicas de produtividade e assim por diante.

6 – O pós-venda

Avaliar os erros dos vendedores de outros mercados vale a pena para evitar isso no seu setor. Sabia que muitos apenas querem vender e esquecem de alimentar o relacionamento com o cliente depois? Essa falha no pós-venda custa muito caro para o futuro, ao passo que o cliente pode não ser fidelizado.

Se a ideia é vender mais de uma vez para o mesmo cliente, então, atente-se a esse detalhe, do pós-venda. Assim, pedir feedbacks é legal para aprimorar os serviços, da mesma forma que enviar lembretes é interessante para que o cliente se recorde da sua empresa. É uma estratégia de vendas e tanto!

A internet e o marketing digital ajudam muito nisso. Se você tem um cadastro de usuários, fica ainda mais fácil porque é possível enviar e-mail marketing, que pode ser programado com base no seu objetivo. Vale a pena, inclusive, investir em equipes especializadas para fazer esse trabalho.

E esse cuidado é listado em cada nova pesquisa que surge mencionando o novo comportamento do caminhoneiro. Inclusive, mencionando a questão do suporte técnico, quando os consumidores que adquirem os produtos pela primeira vez possuem dúvidas. 

 7 – O posicionamento da empresa

Entender e saber usar o posicionamento da empresa durante uma venda é um dos pontos que mais geram dúvidas e falta de confiança por parte da equipe comercial. Só que é muito importante e pode fazer diferença nesse momento decisivo de tomada de decisão do consumidor.

Então, qual é o posicionamento da empresa? A resposta vai muito além de mencionar a missão e o objetivo da companhia. O ideal é que se consiga passar tudo isso através da demonstração da cultura que a sua empresa aplica no mercado.

Ou seja, como ela faz a segmentação e a diferença dos clientes? Quem cultua a valorização do cliente, por exemplo, preza pelo bom atendimento e a indicação de produtos que vão condizer com o que é real e efetivo para o público.

Por isso, esse posicionamento é algo que pode resultar na capacidade de fidelização do cliente.

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