O novo perfil do caminhoneiro – Aprenda como vender para esse público

8 de fevereiro de 2023
O novo perfil do caminhoneiro – Aprenda como vender para esse público

Conhecer o público é a primeira lição de casa que todo vendedor deve fazer. E o assunto se torna ainda mais necessário em um período pós-pandemia, em que tivemos grandes mudanças no comportamento dos consumidores. Por exemplo, há um novo perfil do caminhoneiro, no qual você que trabalha com esse público deve conhecer.

Para se manterem competitivos no mercado, os caminhoneiros precisaram se adaptar e esse movimento fez surgir um novo modo de consumo. Como consequência, houve a profissionalização do setor, o que foi apoiado por embarcadores e transportadores.

Os próximos tópicos são para que você comece a avaliar suas próprias atitudes com relação a uma possível venda para motoristas de caminhão, que cada vez mais se tornam entendedores de assuntos ligados à qualidade – seja a qualidade do serviço prestado ou a qualidade de vida.

perfil do caminhoneiro

Em volume, temos mais de 2 milhões de brasileiros que se dedicam à profissão todos os dias na produção agrícola, agropecuária e industrial. Ao conhecer essa persona, a área comercial da sua empresa e você, vendedor, terá mais chances de construir confiança com o público.

  • O novo perfil do caminhoneiro
  • Quem é o novo caminhoneiro brasileiro
  • Por que conhecer o novo perfil do caminhoneiro?
  • Como vender para um caminhoneiro?

O novo perfil do caminhoneiro

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) fez um estudo com mais de 1 mil pessoas em várias regiões do país e revelou informações que dizem muito sobre esse novo perfil do caminhoneiro no Brasil. Confira alguns dos dados:

  • Idade média de 44,8 anos
  • Tempo de profissão de 18,8 anos
  • Renda mensal líquida de R$ 4.609,35
  • Rodagem média de 8.561,30 quilômetros no mês
  • Rodagem média de 11,5 horas por dia

E a mesma pesquisa também trouxe informações que tem a ver com a qualidade de vida e os desafios do caminhoneiro brasileiro. Entre os principais pontos positivos, temos:

  • 37,1% falam da possibilidade de conhecer novas cidades e países
  • 31,3% mencionam sobre conhecer novas pessoas
  • 27,5% comentam sobre a possibilidade de ter horário flexível

Já do lado negativo dos comentários coletados pela CNT, considere:

  • 65,1% comentaram dos perigos e inseguranças
  • 50,4% disseram que o baixo ganho é uma ameaça para a profissão
  • 31,4% dizem que o desgaste físico é muito grande
  • 28,9% reclamaram da falta do convívio familiar
  • 20,9% comentaram que a qualidade da infraestrutura é ruim
  • 15,6% dizem ver que falta qualificação adequada

Todos esses dados retratam os desafios e as alegrias dos caminhoneiros brasileiros, sendo que eles foram compilados em percentuais. No entanto, a lista poderia ser mais longa, já que também inclui dificuldades como do frete defasado, alto valor do diesel e desvalorização da profissão.

Quem é o novo caminhoneiro brasileiro

Se comparado a alguns anos atrás, dá para dizer que hoje há um novo perfil de caminhoneiro no Brasil, demonstrando um ponto de atenção para empresas que se conectam a eles. A se começar pela exigência que as contratantes possuem para contar com os serviços dos profissionais.

perfil do caminhoneiro

Antigamente o mercado era formado por profissionais que herdavam dos pais o trabalho, sendo que os ensinamentos eram dos fundamentos básicos da direção. O jovem motorista era alguém que mantinha o romantismo dessa carreira, baseando-se na sensação de liberdade.

Hoje, a realidade é outra

O motorista de caminhão precisa passar por vários treinamentos e adaptações para iniciar no cargo. Para a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), a tecnologia passou a ser fundamental para esse novo perfil.

O que indica que os caminhoneiros fazem o uso dos canais de comunicação digital, por exemplo. Entre eles, o WhatsApp, o Facebook e o Instagram. No caso dos autônomos, há a necessidade de que eles saibam se relacionar comercialmente para gerir o próprio negócio.

Ou seja, o motorista de caminhões para ter sucesso precisa atender aos requisitos mercadológicos. Isso quer dizer que saber dirigir e ter um caminhão não basta. E pegar a entrega, fazer nós e enlonar não é mais um diferencial de mercado. 

É preciso ser capacitado para ser um prestador de serviços.

Por que conhecer o novo perfil do caminhoneiro?

Se você leu o conteúdo até aqui, mas ainda não entendeu como esse tipo de informação ajuda a sua empresa a vender mais, considere a contextualização. 

Se o motorista de caminhão não é mais o mesmo, então, a sua forma de vender deve ser adaptada ao novo consumidor.

O caminhoneiro tem habilidades que vão além do básico. Assim, ele é alguém que é dono do próprio negócio e mesmo quando atua como funcionário de empresas, ele possui capacitação que o faz agir de modo diferente no mercado. 

O novo caminhoneiro é:

  • Gerenciador de negócios,
  • Controlador de custos operacionais,
  • Negociador de fretes,
  • Comunicador com clientes,
  • Preocupado com a saúde e bem-estar,
  • Condutor eficiente e econômico,
  • Habilidoso com a tecnologia.

Então, o vendedor de produtos que tem essas personas como público-alvo deve considerar esses aspectos na hora de se comunicar, negociar e lidar com tais consumidores. Um bom exemplo a se considerar é sobre a compra de equipamentos e acessórios que vão agregar nas viagens desses profissionais.

Como vender para um caminhoneiro?

Um dos produtos mais relevantes do mercado para quem vive na estrada é a geladeira automotiva. E ela tem uma relação direta com esse novo perfil do caminhoneiro que acabamos de apresentar, o que é totalmente baseado em dados e estatísticas.

perfil do caminhoneiro

Alimentação saudável

Esse equipamento é necessário para o caminhoneiro que está preocupado com a saúde. A pesquisa mostra que mais de 50% dos condutores de frota e mais de 38% dos motoristas autônomos se dizem atentos a esse tema.

E levar a comida de casa, com a possibilidade de preparar na beira de estrada e ter uma alimentação saudável, se torna algo real com essas geladeiras apropriadas para o caminhão.

Armazenamento de alimentos

Além da possibilidade de comer melhor, saiba que essas geladeiras permitem o armazenamento até mesmo para quem vai ficar longos dias fora de casa. Esses profissionais costumam trabalhar mais de 11 horas por dia e até 7 dias da semana, como vimos acima.

O que pode totalizar mais do que 9 mil quilômetros por mês. Ou seja, é muita rodagem. Além disso, eles reclamam da falta de refeitórios em pontos de parada em várias estradas brasileiras. Novamente, um motivo para você vender geladeiras automotivas.

Armazenamento de remédios

Outro dado é que 18% dos caminhoneiros tomam remédios para a diabetes e a maioria deles precisa ser armazenado em temperatura controlada, como é a insulina. Logo, a geladeira também se torna importante para isso.

Redução de custos

E lembra que vimos acima que esse profissional é um controlador de custos operacionais e condutor econômico? Pois é, a alimentação caseira por conta própria tem a sua importância para que se evite os altos gastos ao comer em postos que ficam na estrada.

Ou seja, um único produto se mostra altamente recomendado para o novo motorista de caminhão porque atende à necessidade dele. E pode ser que você ainda não tenha notado isso, não é mesmo? Por isso, conhecer o perfil do caminhoneiro vai te ajudar a vender mais!

Novas tecnologias

Ah, e lembre-se que esse profissional está cada vez mais adaptado às novas tecnologias, o que indica que ele não terá dificuldades para usar os mecanismos corretos de uma geladeira Elber, que pode ser ajustada em vários níveis de temperatura.

A revenda de geladeiras Elber Automotive

A Elber Automotive se destaca no mercado por oferecer benefícios para os consumidores e possibilidade de lucro para os revendedores parceiros. É a marca de geladeiras automotivas mais conhecida do país, sendo a primeira a criar a geladeira para caminhões, se tornando sinônimo de qualidade.

Além disso, tem benefícios como a garantia estendida e assistência técnica em todo país. Se você viu que há um mercado promissor formado por caminhoneiros e quer conhecer os produtos Elber Automotive, entre em contato e se torne um parceiro autorizado.

 

 

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