Saiba como aumentar o lucro no posto de combustível

7 de outubro de 2022
Saiba como aumentar o lucro no posto de combustível

Todo empresário se pergunta o que fazer para ganhar mais dinheiro no seu negócio. A reflexão pode levá-los a respostas diferentes. Só que uma prevalece: diminuir os custos e aumentar o preço das vendas. Mas, e quando o assunto é sobre o lucro no posto de combustível?

Diminuir os custos pode levar a uma perda da qualidade dos serviços prestados, enquanto que, o aumento no preço das vendas poderá afastar os clientes dos postos. Sendo assim, uma nova resposta surge como solução: a inclusão do mix de produtos comercializados.

Este texto foi dividido em três grandes temas:

  • Aumentar o lucro é vender mais caro?
  • A importância de saber como aumentar o lucro
  • Como potencializar a venda de produtos em postos de combustíveis

Aumentar o lucro é vender mais caro?

Essa introdução será breve – até mesmo porque você que faz a gestão de um posto de combustível sabe o que é o lucro. O problema está no fato de que muitas vezes a gente esquece do conceito e achamos que para aumentar o lucro basta vender mais caro.

A lucratividade de um negócio se dá na seguinte conta: lucro líquido dividido pela receita bruta multiplicado por 100. E isso envolve a conta sobre os gastos da empresa e o que se vende nela.

Uma lucratividade igual a zero indica que o posto não está ganhando nada. Já quanto maior for o índice, melhor para o negócio. Na teoria, ao diminuir os gastos e aumentar a receita das vendas, a lucratividade aumenta. Certo? Depende!

Só aumentar o preço de um produto visando o maior lucro pode exigir novos investimentos ou gerar novos gastos, o que não se torna uma solução para o problema. Imagine você aumentar o preço do combustível e perder alguns clientes fiéis… Assim, a conta não vai bater.

Então, o que fazer para aumentar o lucro do posto de combustível?

Existem várias estratégias de administração que podem ser respostas para essa dúvida. Hoje, você vai se lembrar de uma das mais simples, mas que potencializa muito os resultados: a rentabilidade. Sim, ela é bem diferente da lucratividade.

A rentabilidade é um cálculo que se faz para saber se um investimento inicial gerou bons resultados para o posto de gasolina. A fórmula traz o lucro líquido dividido pelo investimento e multiplicado por 100 – já que a resposta também se dá em porcentagem.

Ao invés de aumentar o preço do combustível para aumentar a receita, correndo o risco de perder clientes, uma alternativa pode ser a de adicionar novos produtos ao seu portfólio de produtos automotivos disponíveis para a venda.

A partir de um planejamento estratégico, o gestor poderá calcular um prazo para que o investimento inicial seja recuperado através das vendas. Dependendo das condições e variáveis, em pouco tempo, o retorno recupera o investimento e gera lucro.

A importância de saber como aumentar o lucro

Depois de se lembrar de conceitos financeiros como lucratividade e rentabilidade, o próximo passo é saber que há riscos ao se investir em novos produtos ou soluções no seu posto. Só que esse risco pode ser minimizado a partir de medidas preventivas.

Um produto com pouca margem de lucro pode fazer com que o retorno demore muito tempo e isso pode trazer um risco financeiro para o negócio. Revender produtos de fornecedores pouco confiáveis é outro tipo de risco que pode ser minimizado.

Ao mesmo tempo, ficar com uma lucratividade baixa não é a melhor saída. Então, a solução mais indicada passa a ser a de fazer um investimento assertivo, bem calculado, com planejamento estratégico e que vai trazer lucros a partir das vendas.

O lucro no posto de combustível além da gasolina

Um posto de combustível comercializa todo tipo de combustível, obviamente, da gasolina ao diesel, etanol, gás natural, etc. E boa parte do lucro vem dessas fontes. Só que todo gestor tem que saber que a lucratividade também pode vir de alternativas.

Para quem tem dúvidas sobre qual é o melhor produto automotivo para vender em postos de combustível, nós temos uma dica. Aliás, uma não, várias! Criamos um Ebook Gratuito que ensina como ganhar dinheiro com o mix de produtos nesses lugares, leia:

Ao ter o produto certo para o seu consumidor, além do lucro, você também trabalha com a fidelização de clientes, que é essencial para vencer a concorrência entre tantos postos de combustíveis que existem hoje.

Como potencializar a venda de produtos em postos 

Depois dessa estratégia simples e eficaz para aumentar o lucro, podemos levar em conta algumas dicas que potencializam as vendas de produtos nesses lugares. O que se precisa é ter um olhar mais abrangente e focado na gestão financeira do negócio. Veja essas dicas.

Os investimentos inteligentes

Um investimento inteligente é aquele que vai trazer retorno para o negócio. Inclusive, esse retorno precisa existir para que o posto tenha uma boa saúde financeira. Por isso, a dica é estudar, planejar, comparar e fazer negócios a partir dessas projeções.

Além de um ROI positivo (veja no fim do conteúdo), esses investimentos também trazem o aumento do índice de satisfação do cliente. Um exemplo é a geladeira automotiva portátil, que não precisa de instalação e tem sido muito útil para motoristas de aplicativos e viajantes.

A precificação correta

Em um mundo corporativo não dá para viver de achismos. Começar a vender um produto ou serviço pensando que é só dobrar o valor da revenda não vai dar certo. É preciso estudo para saber quanto cobrar por cada um deles.

E isso envolve conhecer o mercado, conhecer as políticas usadas nos preços, os custos de cada processo e o valor investido, por exemplo. A precificação incorreta pode trazer uma margem de lucro baixa ou produtos parados no estoque.

A escolha dos fornecedores confiáveis

Essa é uma ação que vem desde a escolha do fornecimento do combustível, quando se escolhe uma bandeira para o posto. E também deve ser usada para o investimento em itens adicionais, que podem ser expostos na loja de conveniência, por exemplo.

Do mesmo modo que os clientes querem a garantia de que estão abastecendo os seus veículos com um combustível de qualidade, eles também querem comprar produtos com essa boa procedência. E para o lojista, isso vai influenciar nos indicadores financeiros.

O treinamento da equipe de vendas

Mais do que usar as bombas de combustível para encher os tanques, cada vez mais as pessoas exigem um bom atendimento de frentistas. Ao serem perguntados sobre calibração de pneus, acessórios para carros, troca de óleo… Eles querem boas respostas.

Por isso, vale muito a pena investir no treinamento da equipe de colaboradores. Um diferencial é conhecer a fundo os produtos e serviços prestados para que o cliente se sinta confiante na aquisição deles. Isso ajuda muito no aumento de vendas e fidelização de clientes.

O marketing digital para postos

Atualmente, os novos consumidores estão muito conectados na internet. Eles usam aplicativos, navegadores e programas o tempo todo. E não estamos falando apenas das redes sociais, mas também das páginas de buscas, dos mapas online, etc.

Isso abre um campo para que os postos de combustíveis se posicionem ali. Além de ser uma forma atual de ser encontrado, também pode ser um meio de informar e de trazer vantagens, como benefícios, cupons de descontos, promoções, entre outras ideias.

ROI – Mais um indicador financeiro importante para usar

Antes de terminar esse conteúdo, vale a pena considerar outro indicador financeiro que deve fazer parte do seu dia a dia de trabalho, o ROI. ROI é a sigla para Return on Investiment ou Retorno sobre Investimento.

Ele indica quantas vezes o valor investido retornou em lucro para a empresa. Dessa forma, pode trazer informações valiosas para um posto, como base para um estudo de viabilidade de um investimento que será feito.

O cálculo do ROI é: o lucro menos o investimento dividido pelo investimento.

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