7 estratégias para aumentar as vendas na autoelétrica

21 de dezembro de 2022
7 estratégias para aumentar as vendas na autoelétrica

O objetivo de todo empresário é o lucro porque com mais dinheiro é possível fazer novos investimentos, experimentar novos caminhos e testar mercados diferentes, tudo o que representa o sucesso de um negócio. Abaixo, aprenda estratégias para aumentar as vendas na autoelétrica chegando a patamares incríveis dentro da sua área de atuação.

Dessa forma, será possível notar que sempre existem alternativas e oportunidades para se diferenciar dos concorrentes.

Se você acessou esse conteúdo, saiba que a leitura serve como um tipo de guia que traz um panorama geral do mercado de autoelétricas no Brasil. Então, considere as tendências que levam as empresas desse segmento ao sucesso financeiro.

Até porque tem um fato que é verdadeiro há muito tempo e se mantém original. É ele: a maioria das pessoas opta por consertar, cuidar e dar manutenção em seus veículos, aumentando a conservação deles e fazendo valer o preço pago na compra do que adquirir um veículo novo.

aumentar as vendas na autoelétrica

Então, definitivamente, ter uma empresa que atua nessa área é sim uma ideia lucrativa – desde que você saiba administrar o seu negócio. As dicas abaixo são ótimas para dar aquele up nas vendas e fazer reviver o seu sonho de ser referência no mercado em que atua.

As melhores estratégias para aumentar as vendas na autoelétrica

Na internet, é possível encontrar diversos guias prontos e ebooks gratuitos que mencionam as melhores estratégias para vender mais. Então, por que você deveria ler esse conteúdo e não outro? Um dos motivos é o fato de termos criado ele com foco no seu negócio: a autoelétrica.

E também porque essa será uma leitura simples e rápida, mas que traz insights significativos para você começar a pensar em um novo planejamento para a sua empresa.

1 – O novo perfil do consumidor

O novo perfil do consumidor não é apenas uma teoria da internet. É notável que as pessoas consomem de forma diferente e muito mais engajada do que há 10 ou 20 anos. Nada de consumidores passivos – eles são cada vez mais ativos e interessados em suas compras.

Por isso, a primeira coisa que o empresário de uma autoelétrica deve fazer é levar em conta esse novo consumidor porque as técnicas de vendas antigas já não servem mais para ele. Entenda esse público, descubra os anseios dele e faça vendas personalizadas.

Quem ainda não conhece, saiba que o tema é conhecido como “experiência do consumidor”. E é visto na prática em situações simples: o cliente sabe que precisa ajustar a iluminação do carro… Mas, ele quer saber o que você tem a oferecer que não tem em outros lugares.

2 – O treinamento da equipe

Sendo uma consequência direta do aprendizado que vem do novo consumidor, o próximo passo é treinar a equipe de funcionários e colaboradores, que deve estar preparada para atender e vender para essas pessoas. A comunicação tem que ser transparente e focada.

Até mesmo porque junto com essa evolução no mercado de consumo também vieram as tecnologias, o que tornou tudo muito mais dinâmico. A sua equipe precisa estar atenta ao que há de mais técnico nos veículos e o que há de mais humano no atendimento.

Para se ter uma ideia real e atual da importância dessa capacitação que é dada ao seu time de vendas e assistência, considere que os consumidores não aceitam mais a falta de transparência nas informações. É necessário que a comunicação seja clara o tempo todo.

3 – O ambiente da autoelétrica

O ambiente que está no título desse tópico é o espaço físico. Quanto mais organizado ele for, então, maiores as chances de as pessoas se sentirem bem e seguras com ele. Isso aumenta o que é chamado de valor agregado da compra.

Ou seja, quem consome em um ambiente que é bem administrado acaba aumentando o custo-benefício da compra que faz ali. Isso é bom para você e é bom para os negócios. Nós temos uma matéria que explica como organizar o pátio da sua autoelétrica.

Além do pátio tem a questão estrutural, que envolve a entrada de carros na sua oficina elétrica, o uso de placas indicativas, as fachadas com destaque em pontos comerciais da cidade e muito mais. Quanto mais conforto e facilidade para as pessoas, melhor.

4 – O mix de produtos

As 3 estratégias acima realmente funcionam, ainda que pareçam não ter um viés comercial. O fato é que elas podem gerar lucro para o seu negócio. Mas, quando se fala em mix de produtos, sem dúvidas, existe uma grande oportunidade de aumentar o faturamento de maneira mais rápida.

A ideia é muito simples: na sua autoelétrica, além dos serviços que todo mundo conhece, também é possível comercializar produtos automotivos que sejam úteis e tenham valor para o seu cliente. A lista de opções é enorme.

Um ponto de atenção nessa hora é lembrar que a revenda de produtos funciona como uma parceria, sendo que o seu fornecedor precisa ser de confiança porque o seu cliente merece isso. Ele quer transparência e experiência, lembra? Isso tem a ver com produtos de qualidade.

5 – Os serviços personalizados

Outra estratégia que pode significar muito nas suas vendas: os serviços personalizados. E isso também tem a ver com o novo mercado de consumo. Afinal, as pessoas não querem mais se sentir sendo apenas mais uma… Elas querem se sentir únicas.

Para conseguir esse resultado, ações devem ser pensadas com foco na experiência do usuário. Um bom exemplo é o envio de mensagens de agradecimento pelas compras ou de aniversário. Além de lembretes sobre a troca de baterias e assim por diante.

Um ótimo exemplo vem da criação de checklists que informam aos proprietários dos veículos sobre informações importantes. Por exemplo, as manutenções, trocas de peças, prestações de serviços e muito mais. Eles querem saber desses detalhes e isso indica que o atendimento foi feito para ele.

6 – O investimento em marketing

Outra consequência direta de conhecer o seu público-consumidor é que permite o investimento em marketing de maneira muito mais eficiente. Aliás, esse tipo de publicidade é essencial para se posicionar em um mundo tão digitalizado como o que estamos vivendo hoje.

O marketing de conteúdo, de atração e comercial tem que fazer parte de uma empresa que busca ser referência na sua área de atuação. O motivo é simples: todo mundo está na internet, inclusive, os seus clientes consomem esse conteúdo diariamente, a cada minuto.

O investimento em marketing digital tem um ótimo custo-benefício porque permite traçar planos e metas com foco em cada setor, segmento e mercado. E tudo pode ser feito a partir de pesquisas de mercado e perfis de público.

7 – As campanhas promocionais de atração

Complementando o tópico anterior, mais uma estratégia comercial válida para autoelétricas tem a ver com a criação de campanhas que vão atrair e fidelizar clientes. Isso vai desde o lançamento de cupons de desconto até programas de cashbacks e datas comemorativas.

No mercado atual, como você deve ter notado, pequenas ações que presenteiam os consumidores se tornam valiosas para que ele volte à sua empresa. Além desses brindes, o atendimento e o valor agregado nos serviços é a grande isca para manter clientes fidelizados.

Nem todo mundo empresário pensa nisso, mas vale saber que estratégias de pós-venda costumam valer a pena para driblar a sazonalidade de vários setores da economia. O que também pode ser interessante para as autoelétricas. Que tal um e-mail marketing para incentivar novas compras?

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A transformação das estratégias em lucro

Para que todas essas estratégias comerciais consigam, de fato, aumentar as vendas na autoelétrica; será preciso ter uma gestão de excelência. O que quer dizer que não dá para cometer erros comuns de empresários iniciantes, como a falta de controle do fluxo de caixa ou a venda de produtos sem qualidade.

Acabamos de ver que pequenos insights significam muito nos números mensais dos seus relatórios de vendas. E esse minimalismo também vale para a administração do negócio, ao passo que se ater a um conjunto de ações focadas em resultados é o primeiro passo para o sucesso da sua autoelétrica.

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