5 passos para a sua autoelétrica aparecer no Google

10 de janeiro de 2023
5 passos para a sua autoelétrica aparecer no Google

Para a sua autoelétrica aparecer no Google você precisa fazer um cadastro gratuito com informações de endereço, telefone e outros dados. O processo leva alguns minutos e em pouco tempo você poderá ser encontrado por vários novos clientes.

Se não sabe como fazer essa inscrição para se posicionar na internet, continue lendo. A partir do próximo tópico vamos mostrar cada um dos passos importantes para fazer isso – sendo que dá para cadastrar a sua empresa até pelo celular.

E tem mais. Além do tutorial, você também vai ler:

  • O que é o Google Meu Negócio
  • 5 passos para sua autoelétrica aparecer no Google
  • Como gerenciar uma página no Google Meu Negócio
  • O que fazer para vender mais na autoelétrica

O que é o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um serviço do Google que existe há quase 10 anos. O objetivo é permitir que as empresas, independente do setor ou do porte, possam gerenciar as suas informações de modo público.

Assim, as pessoas que buscam sua empresa ou categorias com referência a ela poderão encontrar dados como: horário de funcionamento, endereço, telefone, website, serviços e muito mais.

Essa ferramenta permite uma interação direta com os usuários, como através de comentários, fotos, compartilhamentos e outros mecanismos que permitem à sua loja ganhar audiência e autoridade na internet.

O cadastro nesse serviço traz mais uma vantagem, especialmente para quem está pensando em fazer a autoelétrica aparecer no Google, o Google Maps. 

Isso porque uma única inscrição permite o acesso e a otimização em outros canais da mesma marca, como o Maps e as buscas.

autoelétrica aparecer no Google

Portanto, se a sua empresa ainda não está no Google Meu Negócio, essa é a hora de fazer o cadastro. Abaixo, descubra quais são os principais passos para isso.

5 passos para sua autoelétrica aparecer no Google

Os 5 principais passos para se cadastrar no Google Meu Negócio estão detalhados abaixo.

1 – O acesso à conta do Google

Quem quer que a autoelétrica apareça no Google precisa criar o Perfil da Empresa, que é gratuito pelo Google Meu Negócio. O primeiro passo é acessar essa página, onde tem todas as informações sobre o funcionamento do serviço.

Então, basta ir em “Comece Agora”. Depois, será necessário informar o login na plataforma, que pode ser o mesmo do Gmail ou do Youtube. Quem ainda não tiver poderá criar uma nova conta em alguns minutos antes de ir para a próxima etapa.

2 – O formulário do negócio

Depois vem a parte do formulário, que nada mais é do que informar o tipo de negócio que você tem ou está administrando. 

Então, é importante escrever corretamente o nome da empresa, o país, o endereço, a categoria de negócios, entre outros campos.

Essa é uma das etapas que pode levar mais ou menos tempo dependendo da sua área de atuação. Isso porque o Google traz categorias prontas para diversas áreas. A primeira é a principal, mas também podem existir outras, as secundárias.

3 – Os dados da autoelétrica

Sim, você já enviou os dados da sua autoelétrica. No entanto, agora é preciso informar os dados para comprovação do cadastro. 

Geralmente, o Google pede o número do celular e envia um código SMS. Aí basta confirmar para cadastrar a empresa.

4 – A confirmação do endereço

Outra confirmação necessária é a de endereço, que será muito útil para posicionar a sua autoelétrica no Google Maps. Antigamente, o Google enviava uma carta com um código, mas atualmente usa outros mecanismos, como a ligação por telefone.

Caso você não tenha obtido sucesso nessa confirmação em um prazo de até 15 dias úteis, recomenda-se que vá no seu painel de gerenciamento e clique em “confirmar agora”. Nessa página terão instruções para saber mais.

5 – O gerenciamento da página

A partir dessas etapas, o responsável pela conta pode começar a gerenciar a conta no Meu Negócio. Sendo que é possível editar os dados e adicionar fotos. Inclusive, dá para fazer tudo isso pelo aplicativo, disponível no iOS e no Android.

No próximo tópico, conheça algumas dicas para aumentar o engajamento no Google se tornar uma autoelétrica de referência na internet.

Como gerenciar uma página no Google Meu Negócio

Após a inscrição no Google feita e a confirmação dos dados, a sua autoelétrica vai aparecer no Google, especialmente quando alguém procurar pelo nome dela. 

No entanto, um dos pontos mais interessantes dessa página de busca é ser encontrado a partir de palavras-chave.

Por exemplo, quando alguém busca por expressões como “autoelétrica em São Paulo” ou “serviços de autoelétrica” e assim por diante. 

Dessa forma, mesmo sem conhecer o nome da sua empresa, a pessoa pode chegar até você através do Google. Sabendo disso, vem a dúvida: como ganhar espaço e mercado entre tantas autoelétricas? 

A primeira dica é justamente a de manter os dados atualizados, sejam os telefones ou o endereço. E tem mais, confira!

Mantenha o perfil atualizado

Em um primeiro momento, ao criar o cadastro, os responsáveis não precisarão atualizar os dados. Só que sempre que houver mudanças, sim. Seja no número do telefone, uma adição de serviços ou qualquer coisa do tipo.

É uma dica óbvia, só que faz muito sentido porque o Google valoriza muito as informações atuais. Por isso, vale a pena ter o hábito de sempre revisar os dados, inclusive, o horário de atendimento em dias especiais.

Interaja com o público

A próxima dica tem a ver com a interação que será possível criar com o público. Esse é um dos benefícios do cadastro no Google Meu Negócio porque permite que o consumidor seja ativo, podendo comentar e contar sua experiência.

É muito interessante que cada uma dessas ações seja respondida – até mesmo as avaliações negativas, que podem servir como feedback de melhorias. Assim, a sua vitrine passa a ser virtual, o que exige esse dinamismo das interações diárias.

Faça postagens regularmente

Outra forma de usar a ferramenta de modo vantajoso é pensando nela como um local para publicar conteúdo. As postagens podem ser em vários formatos, como imagens e a inserção de eventos. 

Mas, leve em conta que os vídeos estão em alta e vale a pena apostar neles.

Os seus posts no Google podem ser variados, desde um storytelling contando a experiência de um cliente até mesmo o dia a dia dos funcionários no trabalho. 

Dá para editar e excluir postagens, além de compartilhar em outros canais, como redes sociais e e-mail.

Permita agendamentos de serviços

Para restaurantes e comércios noturnos, essa função é muito usada. Só que para oficinas mecânicas e autoelétricas, não. Então, aqui está uma ótima oportunidade para se diferenciar no mercado: os agendamentos de serviços.

A ideia é muito simples e gera ótimo retorno: permite que os usuários marquem horários para visitar o seu local. 

É claro que muitas vezes eles precisarão de atendimento emergencial, mas em boa parte dos casos é possível que se agende um horário, o que é muito cômodo para o cliente.

autoelétrica aparecer no Google

Habilite a troca de mensagens

A troca de mensagens faz com que o Google Meu Negócio seja um verdadeiro canal de comunicação entre o consumidor e a empresa. Então, abra esse chat online e permita que se tenha esse contato direto para tirar dúvidas rapidamente.

E vale lembrar que não adianta habilitar a função se você não tiver pessoas responsáveis ou chatbots para fazer o atendimento breve. É preciso que o chat realmente funcione e de forma mais humanizada possível.

O que fazer para vender mais na autoelétrica

Este conteúdo ensinou que para a autoelétrica aparecer no Google não é preciso muito – até porque a inscrição é totalmente gratuita. E estar nesse mecanismo de busca é uma ótima forma de atrair o público e de facilitar a vida de quem já é cliente.

Ao mesmo tempo, é necessário que você e a sua equipe ofereçam a melhor experiência para essas pessoas. Afinal, com a sua presença no Google Meu Negócio, eles poderão comentar sobre como foram atendidos, o que encontraram na sua oficina e muito mais.

Nesse sentido, uma ótima ideia é a de oferecer um mix de produtos diferenciado, que atendam a necessidade dos consumidores. Ou seja, é um diferencial considerando que você já terá disponível os serviços básicos de uma autoelétrica.

Afinal de contas, independente do porte da sua empresa, sempre existe um ótimo produto para revender, agregando valor ao seu trabalho e atendendo aos anseios dos clientes.

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