Black Friday em Postos de Combustíveis – As 10 melhores dicas

20 de outubro de 2022
Black Friday em Postos de Combustíveis – As 10 melhores dicas

Existem datas comemorativas comerciais que ganharam força no Brasil recentemente. A Black Friday em postos de combustíveis tem se tornado uma delas, ao passo que muitos consumidores a esperam ansiosamente durante o ano todo.

O evento muda de dia anualmente, só que sempre acontece em novembro. Ele tem ligação com os Estados Unidos, que foi onde a Black Friday se originou. Por aqui, para não esquecer mais, saiba que ela é sempre na última sexta-feira do mês de novembro.

Neste dia, empresas de todos os setores oferecem benefícios e vantagens para atrair clientes. Assim como Natal e Dia das Mães, as federações do comércio garantem que é um dia ótimo para o comércio e pode ser para o seu posto de combustível também.

As 10 melhores dicas para fazer a Black Friday no seu posto

As dicas abaixo servem para que você encontre alternativas e use a criatividade para criar formas de atrair e fidelizar clientes no seu posto de combustível e na sua loja de conveniência. Essa é uma data muito propícia para isso e pode ajudar a elevar o lucro do seu negócio.

1 – Conheça o seu público

Um dos maiores erros dos gestores e responsáveis por ações de vendas de postos de combustíveis é o de copiar ideias que deram certo em outros locais. Apesar de usar essas referências, saiba que o seu público-consumidor pode ser diferente das outras lojas.

Por isso, vale muito a pena buscar informações e dados sobre os seus clientes porque isso vai permitir que se crie uma campanha de Black Friday mais focada neles, o que trará os melhores resultados, também.

2 – Tenha um planejamento

Outra dica é se planejar para essa data comercial que acontece no país todo. Pode ter a certeza de que a grande maioria das empresas e dos postos de combustíveis vão participar, ao passo que aquelas que mais se planejarem e tiverem as melhores ideias serão as mais beneficiadas.

Por isso, se antecipar para ela é uma ótima ideia. Esse estudo prévio deve levar em conta como será a sua Black Friday em postos de combustíveis. O que você pretende fazer para atrair e fidelizar clientes? Aliás, qual será a motivação dos clientes para comprarem no seu posto?

3 – Crie metas realistas

A geração de lucro deve ser um dos objetivos da Black Friday em postos de combustíveis. Mas, quanto mais a sua empresa vai conseguir vender nesse dia ou nessa semana? É importante trabalhar com metas por vários motivos, inclusive, para encorajar os funcionários.

Se possível, traga benefícios para eles, como uma espécie de bônus ou brindes. É um tipo de atitude que vai fazê-lo se sentir motivado para esse dia tão especial. O trabalho só gera resultados positivos quando feito em conjunto. O seu funcionário tem que saber disso e você também.

4 – Pense em promoções focadas

A partir das informações acima, agora é possível tomar decisões mais assertivas com a criação de promoções mais focadas no seu público. Essa é uma estratégia que gera muito resultado porque torna possível chegar até as pessoas solucionando o problema delas.

Por exemplo, se existe um grupo de consumidores formado por motoristas de aplicativos que vai até o seu posto de conveniência, a Black Friday pode ser uma ótima data para oferecer descontos em produtos voltados para eles, como geladeiras portáteis e acessórios.

5 – Use o programa de fidelidade

O principal objetivo de um programa de fidelidade é gerar a fidelização dos clientes. Logo, é uma forma de fazer com que eles voltem a comprar no seu posto. Essa data comercial que é conhecida no mundo todo pode ser um impulso para você lançar ofertas no programa.

Por exemplo, pode ser um dia para dar pontos em dobro ou descontos maiores para quem usar o programa. É importante entender que nesse dia todos os consumidores querem se sentir beneficiados de alguma forma e para o lojista está aí uma chance de fidelizar eles.

6 – Tenha parcerias com outras lojas

Algumas parcerias com outras lojas ou marcas de produto são ideais estratégicas para melhorar as vendas do seu posto de combustível em qualquer época do ano. Só que ganham um diferencial na Black Friday.

Uma dica interessante que pode dar certo para postos de bairros é fazer contato com comerciantes locais e oferecer aos clientes vouchers de descontos para serem usados nesses lugares.

7 – Aposte no marketing digital

É verdade que ainda não existe forma de abastecer o automóvel à distância. No entanto, são muitas as ferramentas digitais que permitem uma comunicação transparente com o seu público-consumidor.

Elas podem ser usadas como canais de comunicação, assim como estratégias de atração. Afinal, nem todo mundo vai passar na frente do seu posto de combustível no dia da Black. Mas, se eles verem o que você tem a oferecer no Facebook e no Instagram poderão ir especialmente até você.

8 – Use vários canais de comunicação

Se as suas campanhas tiverem êxito será muito comum que o seu posto de combustível receba muitos contatos, especialmente, por quem tem dúvidas sobre produtos, promoções e ofertas. Por isso, vale a pena estar presente em todos os canais de comunicação possíveis.

Entre eles, o telefone, o WhatsApp e até mesmo as redes sociais. Uma resposta rápida e completa pelo Instagram pode gerar uma ótima empatia com o cliente, entre tantos exemplos. Inclusive, um atendimento online pode gerar um cupom de desconto, quem sabe?

9 – Decore o seu ambiente

O seu posto de combustível precisa estar no clima da Black Friday para ter sucesso nas vendas nessa data tão oportuna. Não é porque a maioria dos consumidores do país aguarda essa data que o seu negócio vai prosperar. Mas, se você estiver preparado, aí sim!

Então, realmente, entre no clima para demonstrar para as pessoas que ali elas poderão encontrar vantagens e benefícios, que é o que elas buscam na Black Friday. Decore parte do seu posto, inclusive, na conveniência. Use faixas, banners e tudo o que for cabível.

10 – Treine a equipe de funcionários

O atendimento ao cliente é uma das chaves para se ter sucesso em qualquer empresa que lida com as pessoas e com as vendas. Nessa data, mais ainda. Porque pode ser um momento em que os clientes estão tendo o primeiro contato com o seu negócio.

Então, vale a pena antecipar a data trazendo treinamentos específicos para os colaboradores para que eles saibam apresentar as ofertas assim como descrever produtos e ajudar os clientes a encontrarem soluções para os seus problemas.

Você sabe como aumentar o lucro do posto de combustível?

Para terminar o texto, vamos deixar uma reflexão para você: será que tem usado as melhores estratégias para aumentar o lucro do seu negócio? A Black Friday em Postos de Combustíveis é sim uma ideia, mas não é a única.

Recentemente, criamos um texto que cita a importância de entender o conceito de lucro – porque muito gestor de posto acha que basta diminuir os gastos ou vender o combustível mais caro. Só que na maioria das vezes, essa solução é a melhor para você.

No artigo, vemos como o lucro do posto de combustível pode acontecer além da gasolina: “uma alternativa é adicionar novos produtos ao seu portfólio de produtos automotivos”. Quer saber como fazer isso ou como escolher o melhor produto? Leia.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário