5 estratégias comerciais para sua loja de peças automotivas

19 de setembro de 2023
5 estratégias comerciais para sua loja de peças automotivas

O setor automotivo é vital para a indústria nacional. No entanto, se destacar entre mais de 186 mil varejistas de autopeças não é fácil. Continue lendo para descobrir quais as melhores estratégias para loja de peças automotivas, a partir dos hábitos de consumo.

Inclusive, a KPGM indica alguns insights para os próximos meses. Entre eles: a recuperação em alto nível do setor, que deve se manter até 2024 e a informação de que as empresas precisarão ter um olhar mais estratégico para ganhar novas fatias de mercado.

 

As melhores estratégias para loja de peças automotivas

Uma loja de peças automotivas deve atender os consumidores de modo a fidelizá-los. Essa fidelização não é importante apenas para que eles voltem a comprar de forma recorrente, mas também para indicarem o seu estabelecimento e produtos para amigos e parentes.

Então, ainda que as campanhas publicitárias de atração de clientes sejam importantes; a ideia dos tópicos abaixo é mostrar quais estratégias podem ser usadas pensando no médio e longo prazo desse relacionamento — e não somente no curto prazo.

As melhores estratégias para loja de peças automotivas

 

1 – A qualidade dos produtos

A pesquisa “A verdade sobre a lealdade do cliente”, feita pela KPMG, traz um dado muito relevante para quem revende produtos. Ela aconteceu em mais de 20 países e trouxe os principais motivos que levam os compradores a terem um negócio positivo.

No Brasil, trouxe o seguinte cenário: 84% das pessoas dizem que a qualidade do produto é o mais importante para garantir a fidelidade dele a uma marca. Na sequência, o fator escolhido foi o “valor agregado”, sendo respostas de 76% dos entrevistados.

Ao comprar um produto de qualidade, além da maior chance de fidelização, a pessoa também afirma que provavelmente recomendaria a compra aos amigos e familiares. Ou seja, na hora de ir em busca do que vender na sua loja, jamais abdique da qualidade!

 

2 – O custo-benefício dos produtos

Adiantamos esse tópico acima. Mas, é importante trazer mais detalhes porque muitos gerentes de loja de peças automotivas acham que comercializar itens mais baratos é o que mais vai gerar retorno. Porém, não há verdade nisso. Ao contrário, pode ser algo negativo.

Ou seja, a venda de mercadorias baratas pode até representar uma venda inicialmente. No entanto, se o produto não tiver qualidade, pode ter um efeito reverso: o cliente vai começar a falar mal ou, no mínimo, não vai recomendar o negócio que fez com a sua marca. 

Por isso, cuidado com o que você tem no seu estoque! É preciso entender que custo-benefício é diferente do preço. Aliás, essa é uma técnica para ganhar dinheiro no setor automotivo. Hoje, o consumidor tem interesse em produtos duráveis, por exemplo.

 

3 – A garantia dos produtos

A garantia também entra como uma das estratégias que mais contam na atualidade do mercado consumidor. Até porque está dentro do Código de Defesa do Consumidor. Os bens duráveis costumam ter tempo de garantia contra defeitos de fabricação de 12 meses.

Mas, existem fabricantes que se diferenciam por terem prazos maiores. Na Elber Automotive, os equipamentos de refrigeração tem garantia de 2 anos. O motivo é a excelência na fabricação, garantida pela empresa. A geladeira é feita para durar!

Saiba como vender geladeiras automotivas portáteis Elber Automotive

Um detalhe importante a se levar em conta é que, mesmo com a lei, os produtos que não possuem alta performance e exigem manutenções e/ou trocas frequentes vão gerar efeitos negativos. Por exemplo, as insatisfações dos clientes e, também, reclamações na internet.

 

4 – A equipe de atendimento

A equipe de atendimento ao cliente deve estar sempre preparada para atender um público cada vez mais ativo com o poder das pesquisas e compras online. Essa acessibilidade dá muita confiança para quem quer tirar dúvidas ou executar a compra.

Afinal, o fato se explica facilmente na internet, onde golpes cibernéticos têm acontecido de forma cada vez mais frequente — e ter pessoas para falar com o público faz muita diferença. Já o atendimento presencial serve como um tipo de referência para o consumidor.

Ou seja, esse é um ótimo momento para trazer os dados sobre determinados produtos e mercadorias que estão ali. É importantíssimo ter treinamentos para poder mencionar as vantagens de cada uma. Afinal, como vão impactar a vida de quem compra?

 

5 – O pós-venda é importante

Mais um dos novos hábitos de consumo é o interesse pelo tratamento no pós-venda. Isso se relaciona com o atendimento ao cliente. Porém, aqui, a loja mostra um lado muito mais humanizado, de que se importa não apenas em vender, mas em solucionar um problema.

E o contato que deve acontecer depois da finalização de uma venda não precisa ser caro ou tomar muito tempo dos seus vendedores. O motivo é que existe a possibilidade de usar recursos tecnológicos e do marketing digital para cumprir essa missão.

 3 dicas para fazer um bom pós-venda no setor de autopeças

Inclusive, a ação também pode resultar em novas vendas. Ao ter o cadastro dos compradores, as lojas podem enviar lembretes para novas compras, promoções para outros produtos ou mesmo usar como canal de comunicação para feedbacks e dúvidas.

 

Comercialize qualidade na sua loja de peças automotivas

As estratégias comerciais para sua loja de peças automotivas listadas acima funcionam para todo negócio que visa mais vendas na atualidade.

Por exemplo, independentemente se a compra é online ou física, o fato é que mais de 90% dos consumidores fazem pesquisas na internet para validar a qualidade de um produto. É o que diz um estudo publicado na Pew Research Center.

O mesmo foco foi estudado pela Chain Store Age, que diz que mais de 80% dos consumidores fazem pesquisas online antes da compra. Seja 90% ou 80%, o que temos é um grande percentual, o que nos faz entender a importância das estratégias acima.

Sendo assim, o primeiro passo é o de ir ao encontro de fabricantes de produtos e equipamentos de qualidade. É isso que vai garantir um negócio assertivo e com muitas chances de fidelização de clientes.

Ainda que os tipos de componentes vão mudando ao longo do tempo, em intervalos cada vez mais curtos, o novo consumidor está preocupado com a qualidade e procedência da sua compra. Por isso, ter um fabricante confiável na sua loja é sempre uma boa escolha.

E se você ainda não conta com geladeiras automotivas, chegou a hora de conhecer mais da Elber Automotive. Somos uma fabricante pioneira na criação desse equipamento para caminhões. E também temos os modelos portáteis, para todos os tipos de automóveis.

Importante saber que seguimos um rigoroso padrão de qualidade, com base nas normas da indústria automotiva: IATF 16949:2016 e ISO 9001:2015. Clique na imagem abaixo e descubra como se tornar um revendedor das geladeiras Elber Automotive!

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