5 vantagens da loja virtual de produtos para caminhão

30 de agosto de 2023
5 vantagens da loja virtual de produtos para caminhão

Uma loja virtual de produtos para caminhão é uma solução para os caminhoneiros que estão cada vez mais atentos às suas compras. E essa é uma informação real, trazida por uma pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes, a CNT.

Para quem atua no mercado físico de acessórios para esse público ou para quem está pensando em iniciar uma nova jornada, do zero, fica o questionamento: será que vale mesmo a pena investir nas vendas online? Nos próximos tópicos, você vai ver que sim, vale a pena.

Os tópicos abaixo foram baseados na mesma pesquisa que apresentamos acima, que contou com a opinião de mais de 1.000 caminhoneiros do Brasil todo. Entre eles, os autônomos e os empregados de frotas. Por isso, diz muito sobre os novos hábitos desses motoristas.

Aliás, o grupo dos autônomos ganharam muito destaque nos últimos meses. Isso porque passaram a ser aceitos em uma nova modalidade, do MEI Caminhoneiros. A formalização é possível a partir da Lei Complementar 188, que deu a esses profissionais mais benefícios.

Temos um artigo que explica todos os detalhes do MEI Caminheiro, acesse aqui.

As vantagens de ter uma loja virtual de produtos para caminhão

A ideia desse tópico é trazer os pontos positivos da loja virtual de produtos para caminhão pensando, inclusive, em quem compra: os consumidores. São essas informações que vão provar a necessidade da sua empresa estar ativa na internet, seja na busca de novos clientes ou para vender cada vez mais.

1 – Pesquisa

O primeiro ponto que devemos considerar é que na internet é possível “entrar” em várias lojas em poucos segundos. Tanto é verdade que muitas vezes a melhor forma de comparação tem a ver com a ideia de um grande shopping center, só que virtual.

A partir desse simples conceito, podemos observar vantagens como a chance de fazer pesquisas rápidas de um mesmo produto. Ou, mais que isso, dá para aprofundar os estudos, validando qual será o melhor produto, o melhor fornecedor e o melhor custo-benefício.

De modo geral, a importância da pesquisa online é que permite o encontro de mais opções de soluções para o caminhoneiro. Desse modo, o consumidor não fica condicionado a apenas uma loja, o que inibiria o contato com outros estabelecimentos.

Para todos os setores, inclusive pensando nesse público de motoristas de caminhão, as empresas devem considerar alternativas para atrair e fidelizar os clientes, levando em conta essa nova realidade. Inclusive, com estratégias que não eram usadas na venda tradicional.

2 – Economia

Além da pesquisa, trazer a questão da variedade de produtos, marcas e benefícios; também podemos observar através delas um dos destaques desse novo perfil de consumidor: a economia financeira. Só que chamamos a sua atenção para um detalhe: valor.

Isso porque os consumidores atuais sabem que a economia não tem a ver apenas com pagar mais barato por um produto. Na verdade, a melhor relação é a de custo-benefício. É isso que vai dizer o quanto a compra valeu a pena. Nesse caso, a saída é oferecer itens de qualidade.

É claro que existem formas mais agressivas de atrair clientes. Pensando nesse ponto, como na criação de cupons de descontos, vouchers promocionais e ofertas relâmpago. Mas, lembre-se que nada é tão eficaz como vender um equipamento de qualidade.

Ainda mais quando a gente tem em mente um profissional que passa boa parte da vida nas ruas e estradas do país. Mesmo que a garantia seja um direito, como diz o Proteste, o que o cliente não quer é ter que trocar o produto, as peças ou ter qualquer dor de cabeça com isso.


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3 – Conforto

Ao comprar online, o seu público pode pesquisar mais e adquirir produtos de modo mais assertivo. Isso já bastaria para que você entenda a importância de oferecer a ele essa chance e investir na loja virtual de produtos para caminhão.

Só que ainda existem outras vantagens que vamos mencionar. Por exemplo, a questão do conforto e da comodidade, quesitos valiosos na atualidade. Sabe aquela história de ficar na fila do caixa para fazer o pagamento? Ninguém quer perder tempo com isso. Não mais.

Outro detalhe: catálogos virtuais. Como um caminhoneiro poderia ver todos os produtos que a sua loja revende em um lugar físico? Seria necessário um grande galpão, muito bem distribuído e muito tempo disponível, não acha? Na internet, isso acontece em minutos.

E quando falamos em conforto, também dá para pensar naquela situação que todo mundo imagina: uma pessoa no sofá de casa comprando online. É mais ou menos assim que acontece. Nada como pesquisar um produto sem precisar ficar andando de um lado para outro.

4 – Segurança

Mais um ponto que vale a pena se atentar. Inclusive, é o tipo de detalhe que pouquíssimas pessoas consideram, mas fazem uma diferença enorme nas metas do fim do mês. Já pensou em como os consumidores fazem para terem mais segurança ao comprar pela internet?

Existem mecanismos que foram sendo criados ao longo do tempo e que se tornaram como um tipo de “obrigatoriedade” na vida desses compradores. Basicamente, a ideia é: avaliar os comentários de outras pessoas. É isso que vai dizer se uma compra será assertiva.

E os caminhoneiros fazem isso. Além de ter aquelas estrelas do Google, indicando que a sua empresa é confiável no mundo digital, responder rapidamente os clientes, é outra ideia para se posicionar na rede. Isso é tão importante quanto gerar cupons de desconto.

Para quem quer ter avaliações positivas, a regra é clara: conte com fornecedores confiáveis e de autoridade que garantam suas soluções no mercado. Ou seja, que não vão trazer problemas para a sua loja. No caso da Elber Automotive, os comentários são sempre favoráveis.

 

5 – Comunicação

Para fechar nossa lista de motivos para quem está estudando a chance de ter uma loja virtual de produtos para caminhão, vem a comunicação. Explicamos: toda compra online exige um cadastro, que deve ser o mais simples possível para melhorar a experiência do usuário.

O fato é que isso pode ser usado de um modo muito assertivo pelas empresas. Afinal, é a partir daí que dá para “conversar” mais com essas pessoas. O que pode acontecer de várias formas diferentes, como enviando e-mail marketing, notificação, promoção e muito mais.

Do lado do cliente, ele também deve se sentir satisfeito com a ideia. Imagine que após concluir a primeira compra na sua loja online, ele ganhe um desconto de 20% para os próximos negócios? Isso pode ser animador e é um jeito interessante de fidelizar os consumidores.

Além disso, não podemos deixar de mencionar a ideia do marketing conversacional. O que é isso? A possibilidade de se comunicar com eles nos mais variados meios que existem, do telefone ao Instagram, do e-mail ao Facebook e assim por diante.


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Há uma expectativa ainda mais animadora

Ao mesmo tempo que a CNT tem o estudo do perfil do caminhoneiro, saiba que a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) traz uma pesquisa relacionada ao comércio eletrônico, o e-commerce.

A expectativa é que o crescimento do setor seja de 18% ao ano. Isso representa uma movimentação de mais de R$ 100 bilhões no ano e um valor médio de compras de R$ 300. A democratização da internet é o principal impulsionador deste movimento.

Ainda que sejam dados gerais, não podemos deixar de notar que para os caminhoneiros aumentam as chances de encontrar artigos, acessórios e equipamentos importantes para o dia a dia de trabalho. E tudo isso com as vantagens que acabamos de mencionar.

Resumidamente, toda empresa que atua com a venda de produtos para esse público vai precisar estar conectada online, mais cedo ou mais tarde. Assim, quanto antes houver investimentos nesse sentido, maiores as chances de sair na frente da concorrência.

Para dar o primeiro passo, conheça o nosso catálogo de geladeiras automotivas, equipamentos de qualidade, com muito valor agregado e o melhor custo-benefício do mercado. Somos uma empresa de décadas no mercado, pioneira no segmento.

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