3 dicas para garantir um bom pós-venda no mercado de equipamentos automotivos

30 de julho de 2023
3 dicas para garantir um bom pós-venda no mercado de equipamentos automotivos

Realizar vendas é necessário para que uma loja funcione de maneira saudável. Mas, encantar clientes proporciona uma realidade ainda mais incrível, permitindo que as vendas continuem acontecendo. Neste texto, descubra como fazer um bom pós-venda no mercado de equipamentos automotivos. Essa prática é fundamental para gerar a melhor experiência para os seus consumidores e vender cada vez mais.

A importância do pós-venda no mercado de equipamentos automotivos

Como o pós-venda no mercado de equipamentos automotivos pode ser determinante para o sucesso do seu negócio? É isso que vamos explicar neste tópico. Afinal, os consumidores se beneficiam do advento da internet. 

Um exemplo disso diz respeito à possibilidade de usar meios de comunicação para expor opiniões sobre uma compra. Ao mesmo tempo, há a exposição das marcas dos produtos adquiridos e das lojas que comercializam tais itens de maneira quase que automática.

A partir disso, considere que você pode ser favorável a esse cenário ou ficar com receio dele. O que não muda é que os clientes se tornaram agentes ativos em todo tipo de negócio que acontece em uma loja física ou virtual. E isso não é diferente no setor de equipamentos automotivos.

Por isso, o cuidado com a credibilidade da sua marca na internet é um dos motivos que provam a importância do pós-venda da sua empresa. Porém, não é o único ponto. O assunto também é interessante para quem pensa em fidelizar clientes e torná-los verdadeiros representantes de suas lojas, aumentando as vendas.

A conta é simples: quando alguém fica satisfeito com alguma solução que encontrou no comércio, é muito provável que ele faça recomendações sobre aquela empresa que forneceu o produto ou serviço. Essa “publicidade gratuita” tem muito valor hoje em dia porque é espontânea, genuína e real.

Então, seja para aumentar a autoridade e a credibilidade no mercado a partir dos comentários e sugestões dos consumidores ou para fidelizar os clientes e permitir que indiquem sua loja no mercado; o pós-venda é uma área que pode fazer a diferença no seu negócio.

Como fazer um bom pós-venda no mercado de equipamentos automotivos?

A introdução acima até que faz sentido. Mas, mesmo assim, ficou a dúvida: como chegar nesse resultado? Para responder a essa pergunta que esse tópico foi criado.

Em todos os momentos, do atendimento inicial ao cliente até o pós-venda, o ideal é que as lojas interessadas em ganhar mercado e vencer a concorrência ofereçam a melhor experiência aos usuários. Afinal, a disputa é acirrada, especialmente quando consideramos as possibilidades do mercado online!

Hoje, com a chance de ler comentários de outras pessoas e comparar os produtos e os serviços em questão de segundos, o consumidor tende a se familiarizar com lojas que façam com que ele se sinta seguro. As dicas abaixo são respostas para quem quer alcançar esse objetivo.

1 – Revenda equipamentos de qualidade

Você pode achar engraçado ou até estranho falarmos sobre a escolha dos produtos que serão revendidos logo no começo. Afinal, até aqui não mencionamos sobre o que vender em uma loja automotiva ou como realizar a seleção de fornecedores para esse mercado. Mas, acredite: o seu pós-venda começa lá atrás, neste momento.


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Sabe por quê? Nenhum consumidor no mundo quer se sentir enganado. Então, ao criar campanhas publicitárias e anúncios de produtos/serviços, é importantíssimo que as informações presentes ali sejam condizentes com a realidade e atenda aos anseios dos consumidores.

Para essa mágica acontecer, a estratégia é simples: ofereça produtos de qualidade com base no perfil de cliente. De fato, isso é o que precisa estar no seu estoque. Ao comercializar itens que, ainda que apresentem um preço atrativo, não atendam às expectativas do mercado; obviamente, você terá uma reputação ruim.

Saiba que as pessoas estão mais exigentes ao fazer compras e buscam uma boa experiência com suas novas mercadorias. Portanto, são soluções que respondem a essas necessidades que devem fazer parte da sua lista de itens disponíveis para a venda. Desse modo, evite o erro de avaliar apenas o custo ou o lucro dos produtos.

2 – Conte com fornecedores parceiros

A segunda dica é uma sequência do que vimos no tópico anterior. Ao comercializar as mercadorias de qualidade, a sua loja dá o primeiro passo para ter um pós-venda no mercado de equipamentos automotivos. Só que, ainda assim, pode ser preciso contar com o seu fornecedor para além da venda.

Aqui entra outro ponto crucial: a análise de fornecedores. Porque não se trata somente do produto, mas da relação que existe nessa parceria entre o seu negócio e o fabricante. Será que ele te oferece suporte de assistência técnica o tempo todo? Há garantias para os itens comercializados? Tudo isso importa muito.

No nosso caso, da Elber Automotive, dá para entender porque somos referências em equipamentos automotivos. Temos assistências técnicas autorizadas no país todo, que vão prestar atendimento rápido para os seus clientes quando precisarem. Além disso, as nossas geladeiras automotivas contam com garantia de 2 anos.

Então, para esse tópico, guarde a ideia de que existem ótimos fornecedores no mercado, que vão oferecer ao seu consumidor a melhor experiência que ele poderia ter, inclusive, após finalizarem a compra na sua loja. A Elber Automotive é um ótimo exemplo disso.

3 – Use as redes digitais para ter feedbacks

Por último, a dica sobre redes digitais. Até mesmo porque falamos muito sobre como os consumidores têm usado esses canais virtuais para se comunicar e se relacionar, independente se a sua loja automotiva é física ou virtual – quem tem unidade somente física deve aproveitar dos recursos digitais do mesmo modo.


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Se por um lado há uma preocupação maior de todo comerciante com essa exposição que acontece na internet, querendo ou não; por outro, há a vantagem de tornar essa realidade um grande trampolim para garantir que a sua empresa tenha autoridade. Ou aumentar essa credibilidade no seu segmento.

Isso é possível em várias situações, como quando se usa as redes sociais, os e-mails marketing, o WhatsApp Business e outros canais para colher depoimentos sobre as experiências dos usuários. O próximo passo é usar essas informações para melhorar o que for possível e, consequentemente, gerar mais vendas.

Também fica a dica para que se faça uso do marketing digital em todos os sentidos. Ter uma loja virtual é interessante, ainda que não seja obrigatória. Enquanto oferecer canais de atendimento online é uma necessidade do mercado. Pense em todas as possibilidades do mundo virtual e use a favor da sua loja.

Por que revender as geladeiras automotivas da Elber Automotive?

Se para garantir um bom pós-venda no mercado de equipamentos automotivos é preciso pensar em produtos estratégicos de qualidade e contar com fornecedores confiáveis, considere que a Elber Automotive é referência na fabricação de geladeiras automotivas.

Inclusive, também vai ser importante para a loja ter feedbacks digitais quando vender esses produtos. Isso porque a Elber Automotive é pioneira na criação da geladeira para caminhões e hoje possui um portfólio com itens para todas as necessidades do mercado, ou seja, também para barcos, carros e assim por diante.

Se você gostou dessa ideia de parceria, mas continua incerto sobre dar esse próximo passo, te convidamos a ler um conteúdo que criamos recentemente que menciona as principais razões pelas quais as lojas de equipamentos automotivos escolhem a Elber Automotive. Leia agora mesmo:

3 razões para escolher a Elber Automotive

E lembre-se que a experiência do consumidor é necessária para o sucesso de toda loja de acessórios e equipamentos automotivos. No mercado atual, não adianta saber todas as estratégias para vender produtos. O segredo está em conseguir encantar o cliente.

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