10 maneiras de aumentar as vendas na loja virtual de acessórios automotivos

29 de junho de 2023
10 maneiras de aumentar as vendas na loja virtual de acessórios automotivos

A ideia da loja virtual de acessórios automotivos faz muito sentido pela praticidade e funcionalidade que traz ao mercado consumidor. Ela torna possível uma compra mais inteligente, considerando que os clientes estão mais interessados em fazer bons negócios.

E um bom negócio significa avaliar o produto a partir de vários requisitos, desde o preço até a qualidade. A internet facilitou esse processo e, por isso, o e-commerce se tornou interessante para quem compra. E, principalmente, uma ideia rentável para quem vende os produtos automotivos.

Só que não basta ter uma boa ideia para ganhar dinheiro na internet. Quem está por trás de um negócio, precisa avaliar as estratégias comerciais que mais fazem sentido para o seu nicho de mercado. Abaixo, confira as maneiras mais eficientes para aumentar as vendas online.

Para uma leitura mais objetiva, optamos por dividir as dicas abaixo em dois tópicos. O primeiro menciona os assuntos relacionados à operação da sua loja virtual, como logística e fornecedor. Depois, o segundo, será quanto às orientações comerciais que focam na área do marketing digital.

A operação da sua loja virtual de acessórios automotivos

A parte operacional da sua loja virtual de acessórios automotivos é como engrenagens, fundamentais para o funcionamento de um sistema. No e-commerce, além de considerar o público e o produto comercializado, tem assuntos que podem representar diferenciais, como a estocagem e a logística. 

1 – Entenda o mercado consumidor

O setor de distribuição de autopeças no Brasil é muito forte. O mercado consumidor existe e pode ser lucrativo. Só que todo diretor, gestor e comprador precisa considerar as tendências e as estratégias para se diferenciar. Importante também entender as dores do público para oferecer os melhores produtos/serviços para ele.


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2 – Aposte em um bom portfólio

Ao oferecer produtos diferentes para o público, é possível realizar mais vendas. Ao mesmo tempo, ter um monte de mercadoria que não é interessante para o seu consumidor significará dinheiro parado. A dica é ter um portfólio com produtos adequados ao seu perfil de público, permitindo boa margem de lucro.

3 – Analise quem será o fornecedor

O que adianta saber o que o cliente precisa e ter ótimas soluções para ele, se não dá para confiar em quem fornece esses produtos para você? A escolha de um bom parceiro comercial se faz muito necessária porque indica o sucesso do seu negócio a partir de conceitos simples, como da entrega rápida e do suporte.


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4 – Tenha uma logística adaptada

A questão logística é crucial para a operação de um e-commerce de autopeças. O problema é que muitas vezes acaba sendo um entrave. A dica é organizar e planejar os serviços que serão oferecidos pela loja online de modo que tenham qualidade, especialmente, a entrega no prazo, que é um diferencial competitivo.

5 – Crie um estoque inteligente

O estoque precisa ser organizado, otimizado e eficiente. Ou seja, inteligente para não gerar gastos desnecessários e sempre ter disponível a quantidade certa. Uma boa gestão do estoque passa pela categorização dos itens, registros, automações e inventários. E a compra considera: fabricante, produto e quantidade.


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O marketing digital da loja virtual de acessórios automotivos

É impossível falar sobre um e-commerce de acessórios para automóveis sem mencionar as vantagens do marketing digital. A definição é simples: marketing na internet, possibilitando uma enorme variedade de ações, campanhas e contato. Entre tantas lojas online, é preciso usá-lo corretamente para vencer a concorrência.  

6 – Considere o comércio eletrônico

O comércio eletrônico é diferente do comércio tradicional. Enquanto na loja física o vendedor está de cara com o cliente, na internet isso não acontece. Por isso, é preciso considerar outras ferramentas que agregam valor ao negócio. Inclusive, nessa rede, o usuário pode comparar preços e ler comentários de quem já comprou.

7 – Use uma boa plataforma eletrônica

Você já deve ter ouvido falar de que não se deve deixar a casa bagunçada ao receber visitas, certo? A plataforma eletrônica do seu e-commerce é como uma casa. Com ela desorganizada haverá uma grande chance de as visitas não terem uma boa experiência. Logo, os visitantes podem desistir da compra.

8 – Diversifique as formas de pagamentos

O cartão de crédito tem a vantagem de permitir ao consumidor o pagamento parcelado. Mas, a sua loja virtual também deve aceitar o PIX, que é uma tendência. Tem ainda as carteiras digitais. E uma parte do público pode preferir o boleto bancário. O ideal é oferecer opções variadas para agradar ao público.

9 – Crie campanhas personalizadas

Uma das vantagens do marketing digital, decisiva na hora de aumentar as vendas, é a criação de campanhas e promoções personalizadas. Assim, dá para focar em determinados grupos, oferecendo o produto ou serviço mais adequado para eles. Uma boa ideia é usar o e-mail marketing, o WhatsApp e as redes sociais.

10 – Use as redes sociais e o WhatsApp

O engajamento de usuários online pode ser praticado de vários modos e com diversas ferramentas. Sem dúvidas, o uso das redes sociais e do WhatsApp tem se mostrado efetivo nesse objetivo. Entre as vantagens,eles  permitem a rápida interação entre cliente e vendedor, anúncios de novidades, orçamentos e muito mais.


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