Marketing conversacional - Saiba como usar o WhatsApp para oficinas

24 de janeiro de 2023
Marketing conversacional - Saiba como usar o WhatsApp para oficinas

O uso das tecnologias e dos aplicativos é uma realidade no comércio, o que foi intensificado no período da pandemia. Ao passo que o WhatsApp para oficinas se tornou mais do que um canal de comunicação, ele é uma estratégia do marketing conversacional.

E se você não sabe do que se trata esse marketing, tudo bem. Abaixo, você vai entender tudo a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é o marketing conversacional
  • Os benefícios do marketing conversacional para oficinas
  • Como usar o marketing conversacional nas oficinas
  • Como usar o WhatsApp para oficinas
  • O WhatsApp para oficinas para vender mais

O que é o marketing conversacional

O marketing conversacional ou marketing de conversação é um conjunto de ações que se baseia em conversas e que podem influenciar nas vendas de qualquer empresa. O termo é recente, mas tem ganhado destaque por atuar com efetividade no processo de compras.

A ideia por trás da ideia está em construir diálogos personalizados com os clientes para que eles avancem em um funil de vendas ou jornada de compras. É o poder de transformar usuários em leads qualificados; ou como muita gente conhece: consumidor em cliente.

Temos um ponto de atenção para este início de conteúdo. O conceito da conversa pelo WhatsApp nos sugere o máximo de humanização nesse bate-papo entre pessoa e empresa. Para funcionar, as estratégias também podem envolver os chatbots em sites e redes sociais desde que permitam uma boa experiência para o usuário. 

Ainda que se faça o uso de um diálogo automatizado, a conversa tem que ser leve, precisa e engajadora. O ideal é que se pareça com uma pessoa por trás da comunicação dos robôs. E há benefícios para as oficinas que investem no marketing conversacional.

Os benefícios do marketing conversacional para oficinas

O uso de chatbots e tecnologias é uma opção para o marketing conversacional. Porém, não é regra. Sendo assim, para oficinas que podem contratar atendentes digitais ou possuem pessoas preparadas para isso, o atendimento humano também é opção. 

A ideia é considerar o atendimento por WhatsApp, independente se for feito por chatbots ou pessoas. Sendo assim, veja os benefícios dessa comunicação online.

Geração de leads

Quando se tem investimento em algoritmos e jornada de compras, os mecanismos se tornam importantes para fazer a geração e nutrição de leads, classificando-os. Assim, dá para entender mais sobre a necessidade do cliente e o perfil dele.

É o conceito por trás de entender onde cada pessoa está nesse processo de compras. Isto é, já preciso de um serviço urgente, se está pesquisando preços, se conhece a sua marca e muitas outras opções de classificações possíveis.

Interação personalizada

O planejamento para se criar conversas de qualidade é importante porque isso permite que esses diálogos fiquem bem próximos da realidade. Com isso, a sensação de quem está do outro lado é que existe um atendimento personalizado para ele.

Só que mais do que isso, para a empresa fica o histórico de dados de cada interação, o que depois permite um relatório de informações que podem ser usadas em várias estratégias.

Experiência do consumidor

O consumidor de uma oficina quer ter resposta rápida e processos simplificados. Ao mesmo tempo, quem está do outro lado quer otimizar as etapas de compras. Assim, o marketing conversacional surge como estratégia para o encontro de informações.

Se o cliente entender que a empresa se preocupa com ele, então, a oficina alcança o seu objetivo, que é o de gerar uma boa experiência para o consumidor. E isso aumenta as chances de fidelização e de vendas.

Atendimento automatizado

Com essa ferramenta não é preciso ter um atendente totalmente focado em responder as dúvidas mais frequentes das pessoas interessadas nos seus serviços. Logo, se bem estruturados, esses chatbots podem fazer o trabalho a qualquer hora do dia.

A partir disso vem vantagens como mais tempo para os colaboradores se dedicarem a outras estratégias. Inclusive, com a vantagem de uma operação mais ágil e de um consumidor mais contente. Até quando há necessidade de atendimento humano, os bots podem fazer serviços importantes, como as triagens dos usuários.

Como usar o marketing conversacional nas oficinas

O marketing conversacional pode ser usado de várias formas e o melhor exemplo é o WhatsApp para oficinas

Esse canal de comunicação é como um chat online, que permite que o público entre em contato com a empresa para tirar dúvidas sobre qualquer área – das vendas aos agendamentos. Veja como usar o marketing conversacional.

Chat online

Em um primeiro momento, o chat online é sempre a ideia mais lembrada pelos responsáveis pela comunicação de uma oficina. Só que é preciso que a pessoa que vai responder os consumidores tenha empatia e uma boa recepção para reter os contatos.

Chatbots

A outra ideia é mais tecnológica, dos chatbots. Nesse caso, o desafio está em conseguir construir um diálogo engajador o suficiente para não deixar a conversa robotizada. Nesse caso, é imprescindível que se conheça o público-alvo para criar uma interface amigável.

WhatsApp

O mais importante é levar em conta que as estratégias precisam estar alinhadas ao objetivo de levar o consumidor para as próximas etapas da jornada. 

Por isso, é mais comum optar pelo WhatsApp para oficinas como meio de contato em um primeiro momento, independente se vai acontecer pelo chatbot ou pelo chat humano.

WhatsApp para oficinas

Como usar o WhatsApp para oficinas

O WhatsApp passou a ser uma das principais ferramentas do marketing conversacional nos dias atuais para as oficinas, autoelétricas e outros estabelecimentos automotivos.

Sendo assim, quando visto como estratégia, ele é muito assertivo no atendimento ao cliente, o que também gera vendas a partir da jornada do consumidor. Dessa forma, se você ainda não tem essa ferramenta com esses benefícios acima, saiba que essa é a hora de mudar o cenário!

Assim sendo, temos um pequeno tutorial de tudo o que é importante para usar o WhatsApp.

O WhatsApp Business

A primeira dica é trocar o aplicativo tradicional pela versão empresarial, chamada de WhatsApp Business. De maneira geral, isso não vai alterar o número ou os contatos registrados, no entanto, vai trazer mais funções para a sua oficina.

Por exemplo, será possível criar as mensagens automáticas quando algum cliente entrar em contato, criar um catálogo de produtos e serviços, cadastrar informações de contato das pessoas e até criar etiquetas para organizar os assuntos.

A imagem profissional

O segundo passo é tornar o seu WhatsApp Business o contato profissional da sua oficina. Assim, ele não deve ser usado para fins pessoais, o que trará mais confiança para os clientes. Portanto, evite fotos e mensagens polêmicas ou inadequadas.

O catálogo de produtos e serviços

Faça o uso desse diferencial. Se o intuito do marketing conversacional é se relacionar com o público, ter um catálogo exposto o tempo todo se torna um ótimo começo. Assim, ele poderá ter muitas respostas a partir de uma imagem fixada no seu perfil de WhatsApp.

A mensagem automática

A mensagem automática também deve ser usada. E vai depender do seu foco. Geralmente, ela serve para avisar os usuários que entram em contato sobre o horário de funcionamento ou atendimento da oficina. Mas, também pode ser para enviar links de agendamentos.

A lista de transmissão

Mais uma funcionalidade que vale a pena usar é a lista de transmissão. Ela nada mais é do que uma lista que faz o envio de uma única mensagem para vários contatos. Então, se torna muito valiosa na hora de lançar campanhas, promoções e ofertas.

O que não fazer no WhatsApp Business da oficina

Se você administra o WhatsApp da oficina, considere que há recomendações do que não se deve fazer neste aplicativo. Mas, cuidado. Se não, o que se tornaria solução pode resultar em um grande problema.

As principais orientações do que não fazer vão desde criar grupos coletivos sem autorização até disparar mensagens com muita frequência. Mas, também passam pelo envio de texto com erros, deixar de conversar e enviar apenas preços ou orçamentos, entre outras.

O WhatsApp para oficinas para vender mais

O WhatsApp para oficinas é uma estratégia que dá certo para o atendimento ao cliente e que pode sim gerar mais vendas. Temos um exemplo que pode te ajudar a entender isso.

Suponha uma situação em que um cliente deixa o carro na sua oficina para uma revisão. Ele comenta que está fazendo isso porque vai fazer uma viagem mais longa nos próximos dias.

A ideia é simples. Ao enviar o orçamento por WhatsApp, depois de ter feito o cadastro dele na oficina, o atendente também pode ofertar um produto a mais. Mas, só vai funcionar se o item agregar valor na viagem dele.

O motivo é que os novos consumidores gostam de informações práticas, na tela do celular. Então, quando se tem um orçamento ou oferta comercial, eles podem comparar e avaliar com calma. Esse é um requisito que tem sido muito comum em todo o comércio global.

Com isso, além de sair com o carro revisado para a viagem, o cliente também poderá ter uma geladeira automotiva para manter alimentos e bebidas sempre gelados durante o passeio.

Por exemplo, se o cliente for um caminhoneiro, a oficina poderá fazer o serviço elétrico de instalação, também, o que aumenta o valor do ticket médio da venda.

E esse é apenas um exemplo de como o WhatsApp pode ser usado para um atendimento ágil, eficaz e também como estratégia de vendas. Ou seja, que vai de encontro com o que consumidor atual procura: transparência e agilidade.

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