7 dicas para evitar clientes insatisfeitos em conveniências de postos de combustíveis

30 de abril de 2023
7 dicas para evitar clientes insatisfeitos em conveniências de postos de combustíveis

Administrar conveniências de postos de combustíveis é uma tarefa que exige um olhar estratégico por parte dos responsáveis. Esse lugar não é apenas um anexo do posto, mas um estabelecimento comercial próprio, que oferece produtos e serviços para o público.

As pessoas vão até esses lugares sem que tenham, necessariamente, que parar seus carros em bombas de combustíveis. As conveniências são lojas visitadas diariamente não apenas por motoristas, mas por todos que buscam agilidade e comodidade no comércio.

Só que como em toda loja, alguns fatores podem trazer efeitos reversos e causar a insatisfação dos clientes; o que é um grande problema para um negócio com o intuito de sempre vender e lucrar mais.

Neste conteúdo, descubra quais são esses fatores que devem ser evitados ou melhorados na busca pela melhor experiência do usuário, isto é, na satisfação do cliente. Afinal, ter clientes felizes é um indicador que mostra que a sua conveniência está no caminho do sucesso.

1 – Melhore o atendimento ao cliente

O treinamento dos frentistas e outros colaboradores de postos de combustíveis é importantíssimo para melhorar o relacionamento com o público. Ele pode gerar resultados na experiência do usuário, ao passo que um consumidor feliz é sinônimo de mais vendas, mais lucros e mais sucesso.

Um exemplo disso acontece ao notarmos que as pessoas estão cada vez mais exigentes com suas compras, o que também acontece em um posto de gasolina. Quanto mais bem-preparada a equipe de vendas, mais chances de atender às exigências desse público, especialmente em um momento em que a concorrência está tão acirrada.

2 – Invista no mix de produtos

Já ouviu aquela expressão sobre diversificar produtos na rede de postos de combustíveis? Isso nada mais é do que aumentar o seu leque do que oferecer para o público. Até mesmo porque um lugar como esse não vende apenas combustível, como bem sabemos. É possível ir além: lucrar com outras mercadorias.

Ao escolher os produtos certos para agregar nas vendas, a sua loja se torna conveniente para o cliente; o que é importante para atrair novos consumidores, assim como para fidelizar os mais antigos. Sem dúvidas, essa diversificação traz segurança financeira e evita os clientes insatisfeitos.

3 – Tenha um estoque organizado

Imagina chegar em uma loja e saber que o produto que você foi comprar não está disponível. Ou ver um anúncio feito de determinada mercadoria e ao solicitar para o vendedor, descobrir que ele está em falta. São situações bem ruins para qualquer estabelecimento comercial, mas que acontecem com certa frequência.

A gestão do estoque é um dos assuntos que parecem não se relacionar diretamente com o seu cliente, mas tem ligação direta com ele, sim. Uma gestão otimizada é benéfica a partir de vantagens como: registro em tempo real, automatização de tarefas, categorização de produtos e, claro, a boa experiência do seu consumidor.

4 – Aposte em fabricantes com credibilidade

Um fabricante é um parceiro comercial que pode dizer muito sobre a satisfação dos seus clientes. Se ele não entrega produtos no prazo ou se a mercadoria não tem qualidade, com certeza, os problemas vão acontecer no curto, médio e longo prazo. Mais do que isso, os consumidores se preocupam com a procedência do que compram.

Assim, não é incomum encontrar situações em que eles procuram saber de onde vem tal produto, como ele é fabricado e quais as certificações dos fornecedores. O que nos leva a mais uma dica importante: fazer negócios com fabricantes que tenham credibilidade e sejam reconhecidos no mercado, como a Elber Automotive.

5 – Use as redes sociais e a tecnologia a seu favor

Antes de tudo, até mesmo dessa leitura, é possível que você tenha feito a seguinte pergunta: será que existem clientes insatisfeitos nas minhas conveniências de postos de combustíveis? Em caso afirmativo, será que eles são muitos? As respostas vão trazer dados que devem ser avaliados com bastante parcimônia.

Entre as opções de métricas ou de maneiras de ter as respostas, as redes sociais aparecem como as mais atraentes. Hoje, é lá que as pessoas estão se posicionando. Ou seja, o lugar certo para saber como a sua marca é vista entre os consumidores. Por sinal, recomenda-se o uso desses canais para atender os clientes e promover serviços.

6 – Comercialize os melhores produtos para seus clientes

Nessa busca incessante por entender melhor o cliente, muitos gestores de conveniências de postos de combustíveis acabam aumentando seu mix de produtos e criando grandes estoques sem fazer uma cuidadosa avaliação do que está oferecendo ao mercado. Esse é um erro que pode custar caro.

O melhor produto para o seu cliente vai ser aquele que atende as necessidades dele e que, após a compra, não vai trazer qualquer dor de cabeça. O pior sentimento que pode existir nas vendas é o do arrependimento e nenhum negócio de sucesso pode permitir isso. Logo, aposte nos melhores produtos para o seu público.

 

7 – Entenda o valor do produto

Para aumentar o lucro de suas conveniências de postos de combustíveis, o ideal nem sempre vai ser o de aumentar o preço das mercadorias. Já vimos antes que uma forma inteligente de aumentar o lucro com a revenda de produtos é escolher os produtos certos para os seus consumidores – isso importa mais do que o próprio preço.

O valor do item está no quanto ele pode representar, em funcionalidades e experiência, para o usuário. A conta mais próxima disso aparece na relação de custo-benefício. Pesquisas indicam que consumidores não se importam em pagar mais caro por um item se tiverem uma boa experiência com ele. Então, foque no valor do produto e não no preço.

Diante disso, o lojista e o vendedor precisam conhecer muito bem o produto que está sendo vendido para passar todas as informações corretas para os consumidores, além dos atrativos que mais importam para cada perfil de consumidor.

Para saber mais

Se você gostou de aprender como evitar que seus clientes fiquem insatisfeitos nas conveniências de postos de combustíveis, saiba que temos outros conteúdos que podem ser do seu interesse. Por exemplo, o e-book gratuito com 10 dicas para ter sucesso em postos de rodovias.

< Anterior Próximo >
Faça um
comentário